O presidente Jair Bolsonaro confirmou neste domingo que pretende indicar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro afirmou que assumiu este compromisso com o Moro após sua eleição para a presidência, no ano passado, e quando indicou o então juiz de primeira instância do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato, para compor seu ministério.
“Eu fiz um compromisso com ele porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver está à sua disposição. Obviamente ele teria de passar uma sabatina no Senado, eu sei que não lhe falta competência para ser aprovado lá, mas terá de passar por uma sabatina técnico-política. Eu vou honrar esse compromisso com ele e caso ele queira ir pra lá será um grande aliado (…) A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com o Moro e pretendo, pretendo não, se Deus quiser cumpriremos esse compromisso. Acho que a nação toda do Brasil vai aplaudir um nome com este perfil lá dentro do Supremo Tribunal Federal”, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Leia também
A indicação deve ocorrer em novembro de 2020, quando o ministro Celso de Mello completa 75 anos e deve, por lei, se aposentar. Até 2015, a idade para a aposentadoria compulsória dos ministros era de 70 anos, mas uma mudança na Constituição elevou em cinco anos este prazo. O alteração foi fruto da PEC da Bengala e impediu que a então presidente Dilma Rousseff (PT) indicasse cinco ministros para o STF. No mês passado, durante os debates sobre a reforma da previdência, a revogação da PEC da Bengala começou a ser discutida por alguns parlamentares.
Sérgio Moro nasceu em 1 de agosto de 1972, isso significa que, se for indicado para o STF em novembro de 2020, quando terá 48 anos, terá uma trajetória de 27 anos a cumprir como ministro da Suprema Corte, de acordo com a legislação atual.
Votação da MP da reforma administrativa expôs racha entre Moro e o Planalto
Moro é chamado de “ativista político” por ex-primeiro-ministro português José Sócrates
OS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA ESTÃO LONGE DE VIVEREM EM HARMONIA COMO MANDA A NOSSA CONSTITUIÇÃO.
Está ficando bem claro que a cada dia que passa o Legislativo está se juntando com o Judiciário, na pessoa do STF, para derrubar o governo do presidente Jair Bolsonaro. Infelizmente atualmente os três poderes da República não estão vivendo harmonicamente entre si como manda a nossa Constituição. O presidente Jair Bolsonaro vai ter de tomar uma atitude e dá um chega pra lá nos outros dois poderes e fazer entenderem quem é o primeiro mandatário da Nação é ele e não o presidente da Câmara ou os ministros do STF, se eles não quiserem entender isso, então que ele acione as Forças Armadas, para colocar ordem na casa, chamada Brasil, que está fora de ordem ha mais de vinte anos e não pode continuar. https://uploads.disquscdn.com/images/257d03828189070b5a33099996e4dfec22205c99e4f0d70edd936353796c1fc5.jpg
Moro no STF?
Acho excelente, mas se o Bolsonaro baixasse um decreto decretando CALAMIDADE NACIONAL, com a intervenção em um órgão estatal, que age apenas conforme INTERESSES PRÓPRIOS, seria muito melhor…
Presidente, lamento mas informação como essa é imperioso ficar calado, o fator surpresa em muitos assuntos “fazem a diferença”, afinal lá no lupanar apelidado de STF só tem covardes e bandidos de toga com muito “laxante” para soltar outros politiqueiros bandidos, afinal os iguais se atraem!.
NÃO VAI DAR TEMPO BOLSONARO, A BANDIDAGEM DO CONGRESSO NACIONAL E $TF JÁ TOMOU O BRASIL DE ASSALTO…..
Só se for na sua lata ! Acha que a grande maioria da população QUE VOTOU NO ATUAL GOVERNO e exigi mudanças vai permitir ? Uma gerra civil ou intervenção militar é uma grande realidade …. lembre-se.
Duvido. O povo esta desarmado e os militares de hoje são uns BUNDÕES.
Não duvide da mente humana …. Tudo passa e tudo muda.
Tem decisões que a gente toma calado!
Grandes possibilidades de, com essa informação, o STF mudar a lei (já que eles legislam, executam, abrem processos, investigam, condenam e ainda soltam bandidos) para que se aposentem com 120 anos…
Temos que dar uns “toques” no Bolsonaro para que deixe de ser muito extrovertido ….Boca calada e bom senso sempre cai bem.
Na realidade o ditador brasileiro vai pagar o Boneco de presépio com a vaga do STF só não enxerga quem não quer….