Após mais uma sessão tumultuada na Câmara, a comissão especial que analisa o projeto de lei conhecido como Escola sem Partido teve as atividades encerradas sem votar o parecer do relator Flavinho (PSC-SP), que há semanas tem votação impedida em meio a discussões acaloradas. Sem clima para o debate, o presidente da comissão, Marcos Rogério (DEM-RO), transferiu a reunião para esta quarta-feira (5), a partir das 9h.
Como tem sido recorrente, a reunião desta terça-feira (4) foi palco para acusações oposicionistas sobre desrespeito ao regimento interno da Casa e, por parte do comando do colegiado, pedidos de intervenção da Polícia Legislativa para conter parlamentares mais exaltados. O máximo avanço na tramitação da matéria, que há meses foi incluída na pauta da comissão, foi a leitura do parecer do deputado Flavinho na última semana.
> Deputado lê parecer sobre escola sem partido após cinco tentativas
A confusão começou quando os deputados Glauber Braga (Psol-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) apresentaram um requerimento de quebra de interstício, ou seja, para que fosse permitida a verificação de quórum para votação nominal pela segunda vez em menos de uma hora. O presidente da comissão rejeitou o requerimento, alegando que o pedido de votação nominal já havia sido negado. Ele alegou que a oposição estava apresentando requerimentos e questões de ordem repetidamente para atrasar a votação do projeto.
Glauber Braga (Psol-RJ) rebateu, alegando que os dois pedidos eram baseados em artigos diferentes. O deputado afirmou ainda que o próprio presidente Marcos Rogério havia aceitado anteriormente um entendimento mais recente de Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que os dois requerimentos de fato não tratariam da mesma matéria.
Vários parlamentares contrários ao projeto, como Ivan Valente (PSOL-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), cercaram a mesa da comissão para discutir os impasses. Marcos Rogério então solicitou à segurança da Câmara que interviesse para afastar os deputados da mesa. Ao ouvir um pedido de respeito, o presidente da comissão rebateu: “Se vossa excelência se desse ao respeito, não estaria aqui”.
Deputados favoráveis à matéria também protestavam aos gritos: “Obstrução na mesa não é obstrução, é coação”, vociferou um deles.
Veja no vídeo:
Por volta das 17h10, Marcos Rogério suspendeu a reunião, devido à confusão e também ao início da ordem do dia no plenário da Câmara, convocada para às 17h: “A reunião está suspensa até a desocupação da mesa. Nem que seja depois do plenário, mas nós vamos votar”, finalizou.
Argumentação
Mesmo após o encerramento da reunião, vários deputados e militantes contrários e favoráveis ao partido permaneceram no plenário da comissão discutindo a pauta. A deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a condução dos trabalhos. “O presidente desta comissão era reconhecido como uma pessoa que sempre fundamentava suas intervenções e proposições no próprio regimento. Mas agora está saindo porque foi eleito senador, e no final do seu mandato tem negado toda sua história e destruído toda a história que construiu”, defendeu.
As discussões do projeto foram marcadas por embates diretos entre os parlamentares. Alice Portugal (PCdoB-BA) acusou a presidência da comissão de desrespeito: “Vossa excelência busca a todo o tempo silenciar e desqualificar as mulheres, a oposição” afirmou.
Essa foi a sexta tentativa seguida de votação do projeto. Somente na quinta sessão, no último dia 22, o parecer foi totalmente lido pelo relator Flavinho (PSC-SP). O projeto, proposto em 2014 pelo deputado Erivelton Santana (Patriota-BA), é um dos carros-chefe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Embora o projeto a nível federal ainda não tenha sido votado, a ideia já repercute em legislativos estaduais de todo o país.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, o projeto Escola sem Partido foi proposto na Câmara de Vereadores por Marcel Van Hattem (Novo), eleito deputado federal recordista de votos no estado e futuro líder do partido na Câmara. Já no Maranhão, o governador reeleito Flávio Dino (PCdoB) editou um decreto contra a versão maranhense da proposta.
Se o projeto de lei for aprovado na comissão especial, em caráter conclusivo, o texto segue para votação no plenário do Senado.
> Após confusão, votação do projeto escola sem partido é mais uma vez adiada na Câmara
Nossa Senhora, nunca me surpreende não, os meios radicais que a direita radical utiliza para tentar convencer eles mesmo que o PT e o diabo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Para de fumar tanto crack cara fica feio para você aqui!
Para ser eleito basta se candidatar e apenas ser votado. Para ser contratado, se candidatar, mostrar competência e daí então ser aprovado. Religião ou política na escola não faz a menor diferença no cotidiano.Pura perda de tempo tal discussão.
A esquerda truculenta perde no voto e quer ganhar no grito. Querem manter a todo custo o ambiente de censura existente nas escolas hoje, em que somente ideias ultrapassadas esquerdistas circulam.
Isso não é verdade, Fábio. Quem quer instaurar a censura são os adeptos da ditadura, onde a censura manteve a ignorância sobre os crimes dos milicos.
De que ditadura está falando? Então democracia para você é só quando a esquerda ganha? Assim fica fácil, né?
IGUAL VOCÊS APOIADORES DO AÉCIO PO?
Só não aceitam o projeto pq desejam fazer das escolas um partido…senão pq votar contra!!!
Que tanta de ignorancia, quem quer tentar abusar das escolas como partido politico e o Bostanaro, ne?
Só não se aceita o projeto porque fundamentalistas religiosos e extremistas direitosos e ignorantes totais do que REALMENTE acontece nas escolas e universidades do país, se deixam enrolar imbecilmente por discursos estúpidos, doutrinários e sem qualquer fundamentação científica dessa corja que tomou o poder, para fazer uma escola COM partido, que é o deles.
A VERDADE PURA!!!
Escola Sem Partido = Educação Sem Nexo!
Esqueceram que a doutrinação, seja ela qual for, primeiramente vem dos pais ao darem um celular ao filho de 6 anos e abrir o mundo através da Internet para ele. Não, vocês não tem noção o quanto o acesso à Internet e tecnologia estão estragando a mulekada.
By the way, os apoiadores desse projeto devem ter matado muitas aulas de Filosofia.
Esqueceram que a doutrinação, seja ela qual for, primeiramente vem dos pais ao darem um celular ao filho de 6 anos e abrir o mundo através da Internet para ele. Não, vocês não tem noção o quanto o acesso à Internet e tecnologia estão estragando a mulekada.
À propósito, os apoiadores desse projeto devem ter tomado muito pau em Filosofia.
A tradicional atitude baderneira dos esquerdopatas (inclusive, nas ruas e nas escolas) precisa ser reprimida. Obstaculizar uma votação e, como sempre fizeram, também a governabilidade não é fazer oposição; isso a Língua Portuguesa chama de subversão
O Senhor parece um Hitler Junior falando assim, sabia disso!
Somos representados por pessoas que nem sequer conseguem debater um projeto. Ficam nessa punhetação de adiamento. Brasileiro adora burocracia e morosidade. Aquilo ali é uma bagunça. Um bando de gente discutindo educação sem tê-la. É justamente esse posicionamento que mostra que o problema da nossa educação é muito mais embaixo.
Por outro lado é triste ver estes senhores e senhoras não discutirem a real necessidade da educação brasileira. Inventaram essa modinha de doutrinação, com base em uma teocracia de direita extremista que chega até a se colocar em cheque o quão o Estado está sendo laico, mas essa é outra discussão.
ACORDA POVO!
O que precisamos discutir é:
– Reduzir o número de alunos por turmas para se ter melhor acompanhamento dos estudos e melhor rendimento das aulas.
– Estruturar as escolas com laboratórios de ciências, espaço para arte e esportes.
– Trazer a realidade das ciências para os alunos do ensino médio por meio de projetos de pesquisa, extensão…
– Escola integral ou semi integral.
– Capacitação de professores.
– Conscientização das famílias quanto à sua responsabilidade junto à escola.
Enfim, diversos pontos.
Prezado, para você só fica faltando um pouco mais de conhecimento sobre um FATO irrefutável; Antonio Gramsci manda tomar escolas, e não quartéis. Isso vem sendo feito, sim! Nossos jovens estão idiotizados por conta de doutrinação ideológica marxista gramscista. Figuram entre os últimos colocados no ranking mundial do conhecimento. E aqui no Brasil, se é que você não sabe, se investe mais dinheiro público na educação do que na Coreia do Sul.
E você realmente acha que nossos jovens figuram entre os últimos colocados no ranking mundial do conhecimento por causa de doutrinação ideológica marxista gramscista?
Sobre o investimento em educação, isso é só mais uma estatística como várias outras que não traduzem a realidade da educação brasileira. A questão não é quanto se investe, é como se investe, como se gere.
E uma questão de quanto se pode investir sim, e como o senhor falou, como se investe e como se gere! Sem dinheiro nao faz nada!
Pra quem sabe gerir, planejar, administrar, não precisa de muita coisa não. Só o necessário.
Mas sem dinheiro fica quase impossível, ajuda e muito!
A educação propugnada por Gramsci nada mais é que uma defesa da democracia e da ciência, contra o fascismo. Os religiosos é que querem invadir as escolas com seus preconceitos e ideologia e criacionismos. Não existe “doutrinação ideológica marxista”, pois o marxismo não é uma doutrina (coisa de igreja) nem ideologia, mas uma ciência.
Verdade pura!!!
a doutrinacao é tao intensa que os doutrinados pela euquerda elegeram bozo…
Especialmente pagar nossos professores um salário decente e em DIA!!!
Escola não é lugar de doutrinação política. Querem coptar militantes para a esquerda? Vão para o Horário Eleitoral Gratuito
Mas as escolas sim e o lugar de ensinar as ciencias politicas de todos os partidos politicos sim, gostando ao Bostanaro o não!
Esse é o problema que vc vai nas escolas públicas e nas universidades e só se vê doutrinação marxista, um bando de retardados levantando á bandeira do socialismo mais que agora no Natal imploram aos pais por um iphone novo, não sabem o que é trabalho,não se dedicam ao estudo, ou sej serão eternos vagabundos,maconheiros!!
Igual os filhos do Bostanaro?
Formado em nos EUA e fiz toda minha escola em escolas públicas dos EUA até chegar na faculdade! Aqui nao tem isso nao animal mentiroso!
esqueci de falar que lugar de esquerdopata é á caminho da Venezuela não do Texas, porque quer ir morar na terra do Trump opressor, não gosta tanto do Maduro, de Cuba,Coreia do Norte ,Vietnã ??
Pelo visto você nunca estudou sobre ciências políticas não, e em breve seu Trump vai cair sim, espera que tá chegando o momento certo sim igual no Brasil em breve vai cair o Bosta sim! Numa DEMOCRACIA verdadeira as pessoas não são botados fora como lixo não como vocês querem fazer ai ignorante xenofóbico, quem sao autoritarios sao voces HITLER’S JUNIORS TRAIDORES, nós aqui no Texas respeitamos até os ignorantes como vocês, mas se fosse minha decisão eu mandaria todos voces para Russa mesmo, logo, logo! Vocês radicais da direita só falam bosta mas na realidade são FAKES SIM, nunca sabem defender nada entao para de mentir para todos que fica feio para voces sim mentirosos hipocritas sem saco!
E o lugar de direitopata é em Miami.
Tem que lavar o dinheiro sujo né?
Aí no seu comentário, tu já deu a entender como seria seu comportamento diante do alunado. Esquenta não, que vamos extirpar elementos como você dos meios educacionais. Estamos só no início
O CORRUPTO DO BOSTANARO AINDA NEM ENTROU NA PRESIDÊNCIA E AS PALHAÇADAS DOS APOIADORES DELE NAO VAO PASSAR NADA NO CONGRESSO, GRACAS A DEUS MESMO QUE EXISTE OPOSICAO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Obstaculizar a governabilidade não é fazer oposição. A Língua Portuguesa determina que isso é subversão. Fere a soberania dos Poderes Constitucionais… portanto, tomem cuidado! Leia o Artigo 142 da Carta Magna, para depois não ficar choramingando asneiras.
BULLSHIT TOTAL, QUEM ESTÁ DESRESPEITANDO OS DEPUTADOS E O PRESIDENTE RADICAL E AUTORITÁRIO APOIADOR DO BOSTANARO!
Esse projeto é uma Bozalidade que tem que ser derrubado, no Congresso ou no Supremo. Só cabe em mentes estreitas de neopentecostais ignorantes, que querem instituir a censura da ditadura.
Absolutamente, não! Escolas devem ensinar matérias do currículo escolar; professores não tem “carta branca” para dizer subjetividades; muito menos ainda, fazer proselitismo ideológico marxista dentro de sala de aula. Por conta dessa postura, nossos jovens figuram dentre os últimos colocados no ranking mundial do conhecimento.
Não existe “proselitismo ideológico marxista”, pois o marxismo não é ideologia, é ciência. A péssima educação vem do fato de que os grandes educadores não estão na escola: são os silviosantos, os pastores faturantes e os fazedores de notícias e novelas da globo, os milicos e policiais. Os professores não podem ter carta branca para transmitir ideologias, tais como as religiosas.
Forçou a barra chamando a cantilena marxista de ciência. É uma teoria, uma ideologia, vá lá, até uma cultura, mas nada tem de científica. As bases econômicas da tese marxista, por exemplo, como a cômica noção de mais valia, já foram refutadas há quase um século por Mises sem que houvesse resposta à altura.
O problema não é que se ensine o marxismo na sala de aula. De fato, não há como estudar ciências sociais sem conhecê-lo. O problema está em somente se ensinar isso, como se fosse a verdade única, não apenas um viés dentre tantos.
Putz! Assisti à sessão. Sinceramente, tenho pena de quem convive com a tal Alice Portugal. Tem que ter um saco de Jó para aturar aqueles berros estridentes!
Ô cambada de vagabundos!
VAGABUNDOS SÃO VOCÊS MENTIROSOS TROLLS AQUI COMENTANDO BOSTA!!!
Estava demorando pra cair o nível..kkk
Sempre os mesmos vagabundos do PT e do PSOL.
BEM FEITO MESMO QUE TEM OPOSIÇÃO CONTRA O CORRUPTO DO BOSTANARO QUE ACHA-SE UM PASTOR CORRUPTO LADRÃO DA UNIVERSAL!
São esses “vagabundos” que defendem a democracia contra o avanço do fascismo, do obscurantismo.
A esquerdalha Gramcista sabe que a única chance de voltarem ao poder será doutrinando os jovens. Por isso a gritaria.
Exatamente!
A esquerda reúne a escória de toda Sociedade. Corja de vagabundos
e analfabetos funcionais, que desejam (precisam) viver do dinheiro dos outros (Estado). Esse é o perfil do esquerdopata. Sub-raça; o elo perdido entre a raça humana e os macacos.
Nossa tanto demagogia aqui de pessoas vomitando ódio fica difícil entender onde querem chegar!
E vocês bostas de mentirosos radicais do PSL? Sao os mesmos sempre tambem, ne?