O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) decidiu adiar para a próxima semana a entrega de seu relatório sobre a proposta de emenda à Constituição 110/2019, que prevê uma reforma tributária ampla. Inicialmente, o relator previa entregar o parecer esta semana.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Entre os pontos ainda em negociação, está a inclusão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a ser criado pela PEC. Pelo texto, será criado um IVA unificando tributos federais, e outro unificando o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Porém, municípios têm se manifestado contra essa mudança, sob o argumento de perda de autonomia e arrecadação.
Leia também
A PEC é analisada em comissão especial e vem ganhando força em meio à falta de acordo sobre os projetos de lei que tratam da reforma tributária em tramitação na Câmara.
> Suspeitas de uso irregular da cota parlamentar envolvem 28 políticos
> Empresários pedem adiamento da reforma do IR e criticam açodamento