Onze deputados do PSB, de uma bancada de 30, e três do PDT, de um grupo de 26 deputados, desobedeceram seus respectivos partidos e votaram pela autonomia do Banco Central. O projeto foi aprovado pela Câmara nesta quarta-feira (10) e teve a resistência dos partidos de oposição, dos quais PSB e PDT fazem parte.
Entre os dissidentes estão os deputados Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP), que também divergiram dos partidos em 2019 ao votarem favoráveis à reforma da Previdência.Os dissidentes tentam ganhar o aval da Justiça para poderem sair dos partidos sem perderem o mandato.
PCdoB, PT, Psol e Rede votaram integralmente contra o projeto de autonomia. Os partidos de esquerda são contra a autonomia do Banco Central por acreditarem que, ao tirar o poder do presidente da República de nomear a presidência do BC no início de seu mandato, deixarão a instituição financeira suscetível aos interesses do mercado financeiro.
O texto estabelece mandatos no BC não coincidentes com o do presidente da República e exige que a demissão do presidente e dos diretores da autoridade monetária passe pelo crivo do Senado.
Veja quem são os deputados da oposição que votaram pela autonomia do BC:
- Cássio Andrade (PSB-PA)
- Emidinho Madeira (PSB-MG)
- Felipe Carreras (PSB-PE)
- Felipe Rigoni (PSB-ES)
- Jefferson Campos (PSB-SP)
- Liziane Bayer (PSB-RS)
- Luciano Ducci (PSB-PR)
- Rosana Valle (PSB-SP)
- Ricardo Silva (PSB-SP)
- Ted Conti (PSB-ES)
- Rodrigo Coelho (PSB-SC)
- Tabata Amaral (PDT-SP)
- Gil Cutrim (PDT-MA)
-
Flávio Nogueira (PDT-PI)
Maior absurdo já visto, só atende interesse de banqueiros, presidente eleito pelo voto do povo não pode mexer na instituição que cuida da política monetária.
Estranho o PT votar em peso contra a autonomia do BC já que no plano de governo do Haddad tinha como favorável a esse tema e até a convocação de uma Assembléia Constituinte.
Estranhou o PT votar contra?
Mas o PT sempre vota contra.
Só vota a favor quando está no governo.
Deputados canalhas que se venderam por alguns trocados entregaram a economia do país a três grandes bancos e mais alguns endinheirados, pagaremos todos.
Que 3 grandes bancos?
Só tem 2, Itaú e Bradesco.
O Santander é um banco internacional, pode vender a sua operação para um dos dois e ir embora a qualquer momento, como foram todos os outros.
Tinha um monte nos bons tempos, antes da esquerda aceitar a CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA.
NÃO há nada de errado em votar em PAUTA DA DIREITA. O Erro esta na ENGANAÇÃO do eleitor e dos colegas de partido. Então que SE ELEGEM pela direita. Para não serem traíra.
Verdade.
Eles deveriam se filiar ao PEB – Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros
Valeu Felipe , meu voto é seu .
Apesar de terem tomado a decisão correta, serão cancelados!