Congresso em Foco

Presidente Jair Bolsonaro. [fotografo] Alan Santos / Planalto [/fotografo]

Bolsonaro sugere criação de gado em terras indígenas, para baixar preço da carne

19.12.2019 15:38 5

Publicidade

5 respostas para “Bolsonaro sugere criação de gado em terras indígenas, para baixar preço da carne”

  1. Vittorio Serafin disse:

    Uma notícia redigida com viés estupidamente tendencioso para enganar as pessoas de bem.
    Pela legislação atual o índio não pode fazer rigorosamente nada em suas terras, o que a nova lei proposta dispõe é que: as tribos detentoras das reservas, passem a ter o direito (QUE REPITO NÂO TINHAM) de definir a utilização/destinação adequada das suas áreas. Se a comunidade indígena não quiser fazer nada com suas terras e viver exclusivamente do extrativismo ou da caridade é exclusiva opção deles e não uma limitação legal.

  2. José Osivan Barbosa de Lima disse:

    Isso é uma verdadeira piada

  3. maria jose pinto disse:

    ou o Brasil acaba com este facínora ou em breve tudo servirá de pasto para o gado que o elegeu.

  4. Jose Mayo disse:

    No contexto da conversa, em que estavam presentes representantes indígenas, no seu todo iguais a quaisquer outras pessoas da nossa sociedade, sendo inclusive o homem presente bacharel em direito e professor de matemática, ao que o Presidente se referiu foi à oportunidade que o momento expressa em relação à expectativa econômica, face aos preços favoráveis, para quem planta soja ou milho ou cria bois e que poderia estar sendo aproveitada pelos indígenas, não fora a legislação em contrário. A verdadeira notícia não é que essa criação de bois pelos indígenas fosse baixar os preços da carne, e sim que esses preços altos também lhes dariam bom retorno neste momento, se os indígenas pudessem exercer a pecuária, ou a agricultura, em termos excedentes à sua agricultura de subsistência, termo (subsistência) que tem sido amplamente interpretado como de sub-existência pelas autoridades incompetentes e suas leis anacrônicas, que remetem o indígena ao tempo das cavernas. É a essa alforria, dessa legislação tacanha que impede o desenvolvimento das comunidades indígenas, que o Presidente se referiu, não à interpretação infeliz de resolver o preço da carne com a pecuária em reservas indígenas, a que maliciosa e forçadamente tenta levar a entender o texto acima.

  5. Felix disse:

    Sujeito bitolado, sem noção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via