O então juiz Sérgio Moro, responsável pela primeira instância judicial da Operação Lava em Curitiba, orientou os procuradores do Ministério Público Federal a rebaterem publicamente por meio de nota à imprensa o depoimento do ex-presidente Lula no dia 10 de maio de 2017 sobre a acusação de receber como propina um apartamento triplex no Guarujá. A assunto aparece em um novo conjunto de mensagens trocadas por Moro e os procuradores no aplicativo de mensagens instantâneas Telegram publicadas pelo The Intercept na noite desta sexta-feira (14).
A reportagem começa criticando a entrevista dada pelo agora ministro da Justiça Sergio Moro nesta sexta-feira ao jornal Estado de S.Paulo, quando mencionou que considera “absolutamente normal” que juiz e membros do MP conversem. O The Intercept pontua que com os novos trechos divulgados pela reportagem “está evidente que não se trata apenas de ‘contato pessoal’ e ‘conversas’, como diz o ministro, mas de direcionamento sobre como os procuradores deveriam se comportar”.
No dia 10 de maio de 2017, algumas horas depois de colher o depoimento de Lula e quando o vídeo da oitiva já estava público e sendo comentando como assunto do dia pela imprensa, Moro procura, às 22h04, Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos procuradores da Força Tarefa da Lava Jato. O juiz pergunta a opinião dele sobre a repercussão e depois sugere um posicionamento público do MP para demonstrar as ‘contradições’ do depoimento do ex-presidente. “Talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele”, diz por mensagem Moro às 22h13. Um minuto depois o juiz escreve: “Por que a Defesa já fez o showzinho dela”.
Leia também
>>Novo vazamento indica apoio de Fux a Dallagnol e Moro
O que se segue ao longo da noite e no outro dia nos grupos de conversa dos procuradores e dos procuradores com a assessoria de imprensa do Ministério Público são discussões sobre como e por que o MPF deveria se posicionar publicamente após uma audiência, comportamento que não era adotado até então. Um dos jornalistas assessores de imprensa desaconselha a ideia. “Na minha visão é emitir opinião sobre o caso sem ele ter conclusão…e abrir brecha pra dizer que tão querendo influenciar juiz. Papel deles vai ser levar pro campo político. Imprensa sabe disso. E já sabe que vcs não falam de audiências geralmente. Mudar a postura vai levantar a bola pra outros questionamentos”, diz em um trecho da mensagem.
A reportagem destaca que o assessor desconhecia o fato de que era o juiz que tentava influenciar o MP, e não o contrário. Na horário desta mensagem, Carlos Fernando dos Santos Lima já tinha enviado privadamente para Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, a sugestão de nota pública feita por Sérgio Moro e Dallagnol defendia a publicação da nota nos termos sugeridos pelo juiz.
A reportagem segue narrando que o pedido de Moro foi acatado no outro dia e os procuradores distribuíram uma nota à imprensa, repercutida por todos os principais veículos e agências do país. As notícias ficaram centradas na palavra desejada pelo juiz: “contradições”. E à noite, depois da repercussão da nota, Dallagnol volta a trocar mensagens com Moro para explicar por que não explorou a fundo as contradições do petista.
Procurado pela reportagem, o ministro da Justiça enviou a seguinte nota para o The Intercept: “O Ministro da Justiça e Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente”
A reportagem destaca, ao fim, que Moro admitiu na noite de ontem, durante coletiva de imprensa, a veracidade das mensagens quando afirmou que foi um ‘descuido’ a troca de mensagens em 7 de dezembro de 2015, em que passou uma pista sobre o caso de Lula para que a equipe do MP investigasse.
>>A #VazaJato e suas consequências jurídicas e políticas
>>Como ficam Moro e a Lava Jato após as revelações do Intercept
>> Ação de Moro e Dallagnol pode tornar nulas decisões da Lava Jato
Só um imbecil completo, ou seja, só um esquerdista estupidificado para se humilhar publicamente e acreditar em uma imbecilidade dessa. A propina acabou, canalhada… Greenwanld é um sujeito que tem como fonte moral o anonimato. É chocante a canalhice, o terrorismo que os defensores de ditaduras assassinas como Greenwald são capazes. Que nojo dessa corja!
INCRÍVEL COMO A IMPRENSA SUJA ESTÁ EMPENHADA EM DERRUBAR O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, AS NOTÍCIAS QUE PREJUDICAM O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SÃO REPETIDAS VÁRIAS VEZES.
A imprensa suja está fazendo de tudo pra trazer desentendimento entre o presidente Jair Bolsonaro e as Forças Armadas. Mas não adianta que eles não irão conseguir nada, até porque, tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto as Forças Armadas, só têm um objetivo para o Brasil que é livrar o Brasil definitivamente das influências negativas que os governos comunistas corruPTos do PT deixaram nas nossas instituições e com isso trazer o Brasil para os trilhos do desenvolvimento e crescimento econômico.
A principal raiva que a imprensa suja tem do presidente Jair Bolsonaro é devido ele ter cortado as mamatas que elas tinham com os milhões anuais de propagandas do governo, principalmente na era do desgoverno do PT, em que o dinheiro público jorrava a vontade e nós vimos no que deu, ou seja, foi só corrupções, falcatruas e desvios do dinheiro público, ao ponto de quebrar a maior estatal do Brasil, a Petrobrás. Por isso, essa era no Brasil se encerrou em 31/12/2018, e em 01/01/2019, se iniciou um novo Brasil com o uso responsável com o dinheiro público, e não adianta que não tem mais volta.
A esquerda vai ter de aceitar que a vez é da direita comandar o país, por isso, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito democraticamente pelo povo. Os congressistas do CENTRÃO e da oposição, estão atrapalhando os projetos do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Para eles só tem duas soluções. Uma eles deixarem o presidente Jair Bolsonaro governar o país como ele foi eleito democraticamente pelo voto do povo. A outra eles continuarem atrapalhando o governo do presidente Jair Bolsonaro, e aí vamos ter uma intervenção militar tanto pedida pelo povo em 2018.
A escolha está com eles, só vou deixar um recado para esses congressistas, os Generais andam muitos incomodados com tudo isso que está acontecendo no Brasil, principalmente no Congresso Nacional e no STF. Por isso, mais uma vez repito vocês que vão escolher nós continuarmos vivendo uma democracia ou termos uma intervenção militar como ocorreu em 1964, por solicitação do povo que estava com medo do Brasil se transformar num país comunista. Vou lhe fazer uma pergunta. Você quer que esses elementos aí da foto voltem à política brasileira? https://uploads.disquscdn.com/images/686b4f24934b4dee9eb26f5f1817307721f432f3b9720971603dc20bf3d36016.jpg
kkkkkkkkkkkkkkkk… Quando tá apaixonado cego, não enxerga que foi engano pelo seu politico de estimação. Bolsonaro.
Rafael, você é considerado um imbecil útil para a esquerda. Continue a ser o que você é. Porque enquanto você é um imbecil fracassado, há mais de 15 milhoes de reais retidos pela justiça esperando pelo teu patife de estimação que é socialista e milionário. Vá trabalhar!
Vcs bolsonetes viajam nessa ideia de quem não está com bolsonora é de esquerda ou é do PT.
Meu jovem, vcs estão perdendo o bom senso e noção da realidade. Abra os olhos. O que é errado é errado, não poder ser errado pra vc e certo pra vc.
aahah Onde escrevi que vocÊ é de esquerda? Eu escrevi que a sua ignorÂncia é útil a esses quadrilheiros. Filho, aprenda a interpretar texto! aahahh Agora, vocÊ tão íntegro, deve estar estarrecido em ver Cuba ou a Venezuela dando o calote de mais de 4 bilhoes no BNDES e vc tendo que pagar! Não está?
Vamos entender o Rafael Barbosa, ele como os outros petistas de carteirinha, levou uma lavagem cerebral e só repete o que os seus mentores falam para ele. Esses petistas de carteirinha todos eles têm cabeça de camarão, infelizmente.
Ou seja, ele nao tem respeito próprio. Prefere se humilhar publicamente e prefere que os outros olhem para ele da mesma forma que olham para um cachorrinho obediente ao adestrador. Ele se humilha pelo socialista milionário. kkk