Moro diz que paralisação de PMs é ilegal, mas é preciso respeitar agentes

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, publicou um vídeo em seu Twitter na manhã de hoje (1) afirmando que a paralisação de policiais militares no Ceará é ilegal, mas é preciso valorizá-los.

> Assembleia do Ceará votará proposta que proíbe anistia a PMs

"A solução do problema passa, realmente, pelo fim da paralisação ilegal dos policias, que está sendo lá objetivo de diálogo com o governo do estado. Os policiais têm que ser valorizados, mas a paralisação é algo que a Constituição não permite", disse.

O ex-juiz afirmou também que a exploração política do episódio não ajuda nas negociações. "Agora, nós temos que parar de explorar politicamente, tanto dentro do estado do Ceará, quanto fora, essa situação. Esse tipo de exploração política do episódio não ajuda", defendeu.

Crise de segurança

Na sexta-feira (28), o governo federal prorrogou o decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) em vigor no estado nordestino por mais uma semana, a pedido do governador do Ceará Camilo Santana (PT).

O adiamento do prazo ocorreu um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ameaçar não renovar o decreto e cobrar Camilo pela solução do impasse com os policiais militares. "GLO do Ceará vence amanhã e a gente espera que o governador resolva esse problema da polícia militar do Ceará e bote um ponto final nessa questão, porque GLO não é pra ficar eternamente atendendo um ou mais governadores", afirmou em live.

Segundo Camilo, a prorrogação é "uma medida necessária pela continuidade do motim de parte dos PMs, que tem provocado insegurança e o aumento da violência em nosso estado". Durante o motim, pelo menos 170 pessoas morreram no estado. Os números contabilizam apenas as mortes que aconteceram entre os dias 19 e 24 de fevereiro, depois disso, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará disse que não fará mais divulgações diárias, apenas mensais.

> Deputado vai acionar PGR e Conselho de Ética contra Cid Gomes

> Reajuste de Minas desmoraliza outros governos, diz PM que negocia no CE

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!