A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou um novo posicionamento nesta sexta-feira (17) onde reafirma ser contra o uso da hidroxicloroquina para o tratamento de covid-19.
Neste novo documento, a SBI cita estudos publicados esta semana que comprovam a ineficácia da droga em qualquer fase da doença. E recomenda ser “urgente e necessário” que o medicamento seja “abandonado no tratamento” contra covid-19.
A SBI também solicita que “agentes públicos, incluindo municípios, estados e Ministério da Saúde reavaliem suas orientações de tratamento, não gastando dinheiro público em tratamentos que são comprovadamente ineficazes e que podem causar efeitos colaterais.”
E pede que os recursos públicos sejam usados em “medicamentos que comprovadamente são eficazes e seguros para pacientes com covid-19 e que estão em falta, tais como anestésicos para intubação orotraqueal de pacientes que precisam ser submetidos à ventilação mecânica, bloqueadores neuromusculares para pacientes que estão em ventilação mecânica; em aparelhos que podem permitir o diagnóstico precoce de covid grave, como oxímetros para o diagnóstico de hipóxia silenciosa; em testes diagnósticos de RTPCR da nasofaringe para pacientes sintomáticos; leitos de Unidade de Terapia Intensiva, bem como seus recursos humanos (profissionais de saúde) e respiradores”.
Leia também
> Saúde pressiona Fiocruz para recomendar cloroquina contra covid-19
PublicidadeNesta quinta-feira (16) a imprensa teve acesso a um ofício circular com data de junho, onde o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, coronel Luiz Otávio Franco Duarte, solicitava para a Fiocruz, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFI) a divulgação e prescrição do tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
No documento, o coronel aponta que os medicamentos integram “a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o número de casos que cheguem a necessitar de internação hospitalar para tratamento de síndromes de pior prognóstico, inclusive com suporte ventilatório pulmonar e cuidados intensivos”.
Embora haja uma orientação da pasta, não existe um protocolo sanitário para a administração do remédio. De acordo com o médico e advogado sanitarista Daniel Dourado, do Núcleo de Pesquisa e Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (USP),”não se pode incorporar um protocolo sem evidência científica de que o medicamento funciona”.
A SBI aponta também que o informe tem a finalidade de “esclarecer, colaborar e divulgar as principais evidências científicas que devem orientar os médicos e entidades públicas e privadas para que todos brasileiros recebam diagnóstico adequado e tratamento eficaz e seguro” e volta a recomendar medidas preventivas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização frequente das mãos.
> Ala do MP quer abastecer SUS de cloroquina, droga descartada pela OMS
A Sociedade brasileira de Medicina liberou os médicos para adotarem o protocolo que quiserem. A explicação dela é clara e objetiva.
Soa esquisito demais uma entidade de nome pomposo como essa se manifestar de forma veemente assim!…Nos Estados Unidos uma entidade ligada ao Instituto Ford testou mais de 2300 pessoas e desmente esses infectologistas, a propósito, o Sr David Uip é um infectologista e estava à direita do Dória, pegou a Covid e usou a cloroquina, e aí?…
Quem sao este Drs. que queimam o juramento medico fazendo uma decalracao desta….Este Sr. Imbecis de branco nao sabem nem fazer pesquiza sobre o caso em si…..So visitem o Site do FORD HEALTH INSTITUTE de MICHIGAN e ou recomendo a este idiotas irem na sociedade internacional de infectologia ISID.ORG (acho que e uma sociedade um pouco mais conceituada que estas de sociopatadas assassinos infectologsitas) para ver o mesmo estudo feito com mais de 2600 pacientes desde Marco usando este medicamento no combate do VIRUS CHINES. ESTE MEDICAMENTO TEM SIM REDUZIDO A SEVERIDADE DA DOENCA SE APLICADO NO MOMENTO CORRETO E COM A DOSE CORRETA……NAO salva ninguem que ja esta em fase avancada ou entubado…..este BOSAIS do SBI deveriam ser no minimo honestos de dizer a verdade…….da NOJO de VER MEDICOS RASGANDO JURAMENTO QUE FIZERAM…….o PIOR que estes sabichoes nao propem nada……qto dinheiro estes imbecis estao levando?!?!?!?!?!
Eu já ia citar esse estudo. Foram 2.541 pacientes.
Esses idiotas, para mim, são bandidos da saúde a serviço de bandidos da política.
Esses dois estudos que eles citam foram feitos com apenas 491 pacientes e com 293 pacientes, e é preciso analisar as diferenças nos procedimentos adotados, como dosagem, período de aplicação, combinação com outros medicamentos, etc.
São sim, uma cambada de vagabundos, inclusive a imprensa marrom, que ajuda a disseminar essas “mentiras encomendadas”.
Parabéns pela postagem.
Esse estudo a que você se refere foi observacional e já foram feitas diversas críticas comparando, por exemplo, a faixa etária significativamente maior em relação às pessoas do estudo que não tomaram o medicamento. Além disso, os que tomaram o medicamento foram tratados com esteróides também., fora os aspectos relacionados à raça caucasiana, que teve proporção muito maior naqueles que não tomaram o remédio (os caucasianos estão mais propensos a desenvolverem a fase grave da doença e portanto virem a óbito). E o mais importante: OS PRÓPRIOS AUTORES DO ESTUDO DISSERAM FIRMEMENTE QUE OS SEUS RESULTADOS NÃO DEVEM SER APLICADOS A PACIENTES FORA DO AMBIENTE HOSPITALAR, além de carecer ainda de confirmação de testes randomizados e controlados.
A nota da SBI está baseada em dois estudos internacionais do tipo randomizados e duplo-cego. Esse diabo desse medicamento não presta nem pra tirar verme da cabeça de bolsonarista.
Vc esta errado vai ler por favor….o estudo seguiu o protocolo do DID (vc sabe o que e) e foi revisado por varios epidemiologistas e por isto esta No site do ISIG.Org……agora a instituicao brasileira e muito mais importante ou capaz que o ISID, como tudo no Brasil a ordem das coisas estao invertidas…..oras faca me um favor……..estes idiotas sao os verdadeiros genocidas……..qual e a opcao que eles oferecem mesmo…….Tilenol e ficar em casa!?!??!?!??!?!