Espírito Santo é o mais transparente nas contratações de combate à covid-19

O Espírito Santo é o estado brasileiro mais transparente nas contratações emergenciais de combate à covid-19, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (21) pela Transparência Internacional. Isso significa que as informações sobre compras públicas do governo capixaba são repassadas de forma clara e fácil ao cidadão.

Oposição apresenta pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro; veja a íntegra

A informação consta do Ranking de Transparência no Combate à covid-19, que avalia o nível de transparência das contratações emergenciais dos estados, Distrito Federal e capitais brasileiras. O ranking avalia se os 26 governos dos estados e o Distrito Federal, além das 26 prefeituras das capitais brasileiras, proveem acesso pleno, ágil e fácil aos dados sobre contratações emergenciais em vários portais governamentais.

Governado por Renato Casagrande (PSB), o Espírito Santo possui 8.092 casos confirmados da doença e 341 mortes, segundo os últimos dados atualizados pelo Ministério da Saúde. As informações relativas aos contratos emergenciais feitos pelo governo do Estado podem ser acessadas clicando aqui.

O ranking vai de zero a 100 pontos: zero (péssimo) implica que o ente avaliado é totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que oferece alto grau de transparência. O campeão na prestação de informações acumulou 97,4 pontos. Também possuem avaliação ótima Distrito Federal (88,6 pontos), Goiás (84,8 pontos) e Paraná (81,0 pontos). Na outra ponta, a prestação de contas é ruim nos estados de São Paulo (27,8 pontos) e Roraima (22,1 pontos). A coleta das informações aconteceu entre 12 e 19 de maio

Entre as capitais, João Pessoa (PB) é a capital com melhor avaliação (88,6 pontos), seguida por Goiânia (GO), com 83,5 pontos. A capital mais mal avaliada é Belém (PA), com 18,9 pontos.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental internacional que atua contra a corrupção em mais de 100 países. Sua sede fica em Berlim, na Alemanha. Através de pesquisas e análises, o movimento visa dar transparência a informações que costumam ficar nas sombras.

Bolsonaro sancionará congelamento salarial para todos os servidores

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!