O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo Bolsonaro não tem mais apoio no Congresso e terá de estabelecer nova relação com os parlamentares após a crise decorrente da pandemia do covid-19.
Segundo ele, por enquanto, o Parlamento está empenhado em buscar soluções para combater os efeitos do coronavírus. Mas, depois, a situação tende a se complicar para o governo, disse o deputado durante teleconferência promovida pelo Bradesco BBI.
> Bolsonaro usa vídeo com fake news em novo ataque a governadores
Na avaliação de Maia, o momento de crise é uma oportunidade para a reconstrução da relação do Executivo com o Legislativo. “A relação do Parlamento com o governo só não caminhou para um afastamento definitivo por causa da crise (do coronavírus). A crise é uma oportunidade para se reconstruir a relação com o governo e sair dessa agenda de movimentos que querem fechar o Parlamento, o Supremo, que a gente vê nas redes sociais que apoiam o governo. É preciso um freio de arrumação por parte de todos”, disse.
Ele ressaltou que o Congresso conduziu as agendas mais importantes em 2019 e que recebeu, em troca, apenas ataques do entorno do presidente nas redes sociais.
As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.
O deputado também cobrou do governo que faça chegar logo à população, trabalhadores e empresários suas ações para enfrentar a crise. “Estou vendo anúncios do BNDES, por exemplo, que não estão chegando a lugar nenhum. Precisamos, de fato, pensar como ajudar o governo para que as coisas caminhem mais rápido”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, o governo precisa resolver gargalos, como a questão da renda, do emprego e da liquidez das empresas. “O governo não resolveu. Tem setores que desde o início estão com problemas, como as academias, as aéreas, o setor de shopping center. O governo deveria ter pensado nas restrições, mas também nas soluções”, reivindicou.
Orçamento de guerra
Maia voltou a defender a votação de uma proposta que separe o orçamento da crise do orçamento geral da União. “O governo tem que entender que, com orçamento de guerra, vai ter mais flexibilidade para tomar uma atitude heterodoxa. Ele precisa colocar dinheiro nas empresas, porque se demorar muito não vamos garantir o resgate necessário delas”, disse.
> “Carteira de trabalho verde e amarelo será votada semana que vem”, diz Maia
De fato, elee ta muito mais preocupado com as selfs.
Tem que afastar esse cara do poder por 180 dias, pelo menos.
A solução definitiva para o Brasil e Bolsonaro é uma só: fechar o congresso nacional e $tf.
Na verdade, tanto o Congresso quanto o STF, estão fazendo força pra isto acontecer. Depois vão reclamar e dizer que não tem democracia. O que eles estão querendo? A volta do partido ladrão? Só pode….né???
Bem diferente da atitude que o Maia teve, ontem na entrevista com a Miriam leitão, onde defendia o Bolsonaro. a pergunta agora é: em qual mentira devo acreditar?
O Maia quer ser Presidente. Se derrubar o Bolsonaro junto com o vice, vai ser a vez dele. Ele não é santo, lembre-se que é filho do Cesar Maia.
Olha bem…. para um presidente da câmara de deputados (letras minúsculas) que se acha; é melhor ficar de boca fechada. Se porventura ultrapassar o limite de um simples desocupado, ocioso, que não faz nada, nem fez nada, e ainda quer atrapalhar o Capitão; basta um jeep e o soldado para colocar o NhÔ Nhô no seu devido lugar. Provoque e o retorno vai ser em dose dupla gordo….
Rodrigo Maia tem se mostrado uma das vozes sensatas neste País!
Tá. Está sendo bem orientado pelo Pai. O cara tá louco pra ser o Presidente, Na entrevista da Miriam Leitão, falou que apoiava o Bolsonaro e hoje fala outra coisa.
O que eu ouvi dele nesses últimos anos sempre me chamou atenção, me surpreendeu, pois sempre ouvi palavras ponderados, às vezes sábias. Votaria nele se não fosse membro do DEM.
O Bozo, com um jipe e um soldado, vai bater com o jipe e dar para o soldado.
Só os fanáticos baçalnaristas, pra aguentar o Boçalnaro…..
Ninguém tá aguentando mais…..
FORAAAAA BOLSONAROOOOOOO JÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!!!
Volta Lula???? Com os trezentos ladrões??? Pensando bem, são mais que 300…..né??
A realidade é uma só: O Congre$$o quer dinheiro, os meios de comunicação quer dinheiro, os atores querem dinheiro…enquanto não conseguirem vão usar de todos os meios pra desestabilizar o governo. Se aproveitaram agora desse vírus horrendo pra conseguir seus intentos..A realidade é que a corrupção no Brasil deu uma estancada e isso incomoda muita gente..E olha que eu acho o Bolsonaro um….deixa pra lá…
Você deve estar falando do QUEIROZZZZZ….. Ou do Adriano, TALVEZ da famiglia bozo com as suas RACHADINHAS, onde metiam a mão a vontade e com vontade…. Talvez dos 101 parentes LARANJAS nos gabinetes da família do “mito”….quá quá quá quá…..
Mito mesmo é quem VOTOU nesse boçal….. São TAAÃOOO “patriotas”….
DIREITALHA OS SONEGADORES CONTUMAZES DE IMPOSTOS, OS LADRÕES DE ESCOLAS, DE HOSPITAIS…. Tá em dia com os impostos ?!?!?! rs rs rs rs….