A candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) fez o líder tucano na Câmara, Jutahy Junior (BA), retirar o apoio que havia declarado, em nome da bancada, à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Enquetes realizadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo mostram a tendência da bancada em se unificar em torno do paranaense até a próxima terça-feira (23), quando ela se reúne para definir sua posição na eleição da Câmara.
Embora apresentem números distintos, os levantamentos que mais da metade dos deputados do partido está disposta a seguir a decisão da maioria. As duas pesquisas revelam que Fruet tem a preferência da maior parte da bancada.
Jutahy, que anunciou semana passada o apoio do partido a Chinaglia, telefonou ontem para o petista para avisar que estava voltando atrás na decisão.
“Disse que a candidatura de Fruet criou uma aglutinação na bancada e que eu encaminharia uma proposta para que, na próxima terça-feira, seja feita uma votação única em torno do nome dele, retirando os outros dois (Chinaglia e Aldo Rebelo) do processo de escolha”, relatou o líder tucano ao Estadão.
Leia também
“Também o alertei de que, diante desse fato novo, o partido abriria mão da primeira vice-presidência, como tinha acordado com o PT”, completou.
Fruet ganha terreno
De acordo com enquete feita pelo Estadão, Fruet tem o apoio declarado de 39 (72%) dos 54 tucanos que assumem em 1º de fevereiro. Outros 14 se disseram indecisos. O restante não foi localizado ou não quis responder.
O PSDB elegeu 66 deputados em outubro passado, mas dois deles, segundo a secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara, já pediram desfiliação. Já na pesquisa realizada pela Folha, 28 tucanos declararam apoio ao deputado paranaense, 23 disseram aguardar a decisão da bancada, dois afirmaram preferir Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e um se posicionou como indeciso. Os demais não foram encontrados pela reportagem.
Deixe um comentário