A deputada Tabata Amaral (PDT-SP), que nesta quinta-feira (15) apresenta um projeto de lei e um manifesto pela reforma dos partidos políticos junto com outros parlamentares do Movimento Acredito, aproveitou o momento para revelar o que pensa da atual estrutura partidária brasileira. Ela disse que falta democracia e transparência nas legendas. Um exemplo, segundo ela, foi o debate sobre a reforma da Previdência no PDT, que provocou a sua suspensão da sigla.
>Movimento Acredito propõe reforma dos partidos políticos
“No caso do PDT, é um problema até anterior. A gente não teve uma deliberação sobre o texto que foi votado no final. O partido não ouviu nem os seus deputados nem a direção nacional. Foi tomada uma decisão por algumas poucas lideranças e essa decisão foi imposta a todo mundo. Nesse sentido, a democracia faltou até um pouco antes”, afirmou Tabata Amaral, ao comentar a relação entre o projeto de renovação partidária apresentado nesta quinta e o processo que sofre no conselho de ética do PDT por ter contrariado a orientação partidária para votar a favor da reforma da Previdência.
Leia também
A deputada ainda admitiu que, apesar de a discussão sobre a renovação partidária ser antiga em movimentos como o Acredito, o impasse sobre a reforma da Previdência acelerou a apresentação desse manifesto. Ela espera, porém, que essa iniciativa não seja mal recebida pelo PDT. “Espero que eles vejam o PL [Projeto de Lei] como uma forma de trazer a boa política de volta”, afirmou a deputada.
O projeto de renovação política do Movimento Acredito propõe ações mais democráticas e transparentes na tomada de decisão e na distribuição de recursos nos partidos políticos. Segundo Tabata, propor essas mudanças é preciso porque hoje os principais problemas das legendas são justamente a falta de democracia e a falta de transparência. “Eu acredito demais na importância dos partidos para a democracia […], mas é muito preocupante quando esses partidos se afastam da sociedade e representam práticas que não têm nada a ver com a boa política”, explicou.
Muito criticada por caciques do PDT depois do voto na Previdência, Tabata também não evitou críticas ao poder que os presidentes dos partidos em geral têm atualmente. Ela afirmou que “há dirigentes partidários que ficam por décadas como dirigentes partidários” e que “muitas vezes quem compõe as listas partidárias é o dono do partido”. “Aí não há renovação”, concluiu a deputada. Tabata, contudo, não deu exemplos práticos desse problema e em nenhum momento da conversa com o Congresso em Foco citou o nome de algum integrante do PDT, que há quinze anos é presidido por Calos Lupi.
Por fim, a deputada que cobra mais transparência e democracia dos partidos no manifesto que assina junto com o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), ambos do Movimento Acredito, mostrou segurança sobre o processo instaurado pelo PDT. “Já apresentei minha defesa. Cabe a mim, esperar decisão deles”, concluiu.
> Tabata mantém voto a favor da Previdência e critica oposição
> “Partidos são barreiras à renovação”, diz movimento de Tabata
Traidora. Jamais terá meu voto novamente.
Faltou democracia e transparência na sua campanha. Quem está tiririca da vida com você são seus próprios eleitores por ter se elegido calçada nos fundamentos do trabalhismo para isso. Sabia que essa pauta da educação não se venderia no seu verdadeiro espectro e usou o PDT.
Se ela não gostasse do que o PDT defende há mais de 40 anos, ela que se candidatasse em outro partido!! tem aí aos montes… e muitos de aluguel!! mas, não!! ela foi no PDT de Brizola que leva até hoje os ideias de Getulio Vargas e João Goulart colou sua imagem em Ciro Gomes em SP, pois todo mundo explorava eleitoralmente o espectro da direita e não da esquerda e o que aconteceu??Foi uma das mais votadas em SP!!! Levou vários votos de quem votou em Ciro Gomes que obteve mais de 4 milhões de votos no Estado de SP no 1º turno!! Então, ela foi bem espertinha em colar sua imagem em Ciro Gomes, Daí, agora, ela quer ser independente… quer votar contra posições históricas do PDT a favor do trabalhismo… kkkk estelionato eleitoral
Muito bom, aos poucos os velhos boçais da política vão falecendo. Que caiam todos!
Essa daí está no PDT, um partido que defende o trabalhismo, e vota a favor da retirada de mais direitos trabalhistas. Ela votou a favor da MP 881/2019. Depois dessa, por favor, saia do PDT e vá pro PSDB. PSDB é a sua cara, dona Tábata! Menina nojenta! Hipócrita! Não é à toa que está sendo chamada de “Guaidó” de saias.
Vc ta mal informada, sua desonesta
Então nós mostre o seu vasto conhecimento e refute o argumento dela, em vez de apresentar uma resposta chula como a sua.
Pra começo de conversa essa Tábata é protegida do sr. Jorge Lemann. Precisa dizer mais?
Só partidos fortes faz democracias fortes, o q a tabata faz enfraquece a posição dos Partidos, é um desserviço a democracia.
Se ela não gosta de “caciques” no comando de partidos por que, então, se filiou ao PDT? O Lupi já estava no comando há mais de 10 anos quando ela decidiu ir para lá. Essa menina é hipócrita! O discurso dela é pura enganação! Leiam o artigo que ela escreveu na Folha há 3 dias. Ela continua criticando a Reforma, dizendo que vai destruir coma vida dos trabalhadores que ganham 1-2 salários mínimos. Não dá pra entendê-la. Tem um discurso bonitinho, mas a mesma prática imunda da velha política. Contratou o namoradinho pra ganhar quase R$ 15 mil reais por mês e depois vem me falar em “nova política”. Nepotismo só para os outros, né! Essa é a picaretagem dos novos políticos que tentam nos enganar com esse discurso de “nova política”.
Comprado do governo! Vc calado é um poeta
Partidos tem ideologias próprias, objetivos próprios..democracia nos partidos em que sentido ela quer? Poder pensar diferente da essência do partido? Isso não é nada bom..quando votamos pra determinado partido estamos coerentes com as ideias desse partido, e é uma sacanagem quando aparece determinado político em determinado partido querendo pensar diferente do partido, uma incoerência gigantesca, tipo essa Tabata mesmo, traíra, entre outros de outros partidos.. Tem determinadas ideias que, ok, é dinâmico das ideias do partido e é até viável que isso ocorra, mas tem alguns fatores que foge totalmente da essência, do que é razoável.
Ideologia de partido engessa a sociedade! Lamentável seu ponto de vista! Deve ser ladrão
Lamentável é uma pessoa ofender a outra na internet, por pensar diferente de você.
Pensamento antigo! Sai daí retrógrado!
TA serto!!!!
Essa menina é uma picareta! “Nova política” é contratar o namorado por quase R$ 15 mil ao mês, Tábata? Nepotismo só para os outros, né! Você participou da convenção partidária que decidiu fechar questão contra a Reforma Previdenciária, estava na mesa, votou junto dos seus colegas e aplaudiu quando viram que a decisão se deu por unanimidade (NINGUÉM VOTOU CONTRA O FECHAMENTO DE QUESTÃO!). Isso é falta de democracia, querida? E não me venha com esse discurso ridículo de que a reforma mudou, logo, precisaria de uma nova convenção porque na ESSÊNCIA permaneceu idêntica: manteve os privilegiados intactos! A desigualdade na Previdência continua igual, Tábata! Outra coisa, 3 dias antes da votação a Sra. estava em lives ao lado de grandes figuras do PDT criticando essa Reforma. Por que não se manifestou naquele momento? Aliás, há 3 dias a Sra. escreveu um artigo na Follha criticando a falta de cuidado da Reforma com os trabalhadores que ganham de 1 e 2 salários mínimos. Você enlouqueceu? Esqueceu como votou na Reforma? Fala uma coisa e faz outra, não dá pra te entender. E, para finalizar, TODOS NÓS sabemos que vários partidos mantém caciques no comando por décadas (o Lupi é, sim, um exemplo), mas por que então se filiou ao PDT? Sua hipócrita! Só agora percebeu que ele é o presidente há mais de 10 anos? Você não vale nada, menina! Seu discurso é pura enganação!
Para de falar asneira, deve ganhar o seu pra proteger os escravistas, né? O que é seu ta guardado