Foi aprovado nesta terça-feira (29) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa, projeto que obriga os municípios brasileiros e o Distrito Federal a estabelecer multas para quem jogar lixo na rua. Já adotada em algumas cidades, a regra passaria a valer em todo o país. A proposta seguiu para análise da Câmara dos Deputados.
O texto (PLS 523/2013) modifica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para proibir o descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o DF regulamentem a forma correta de descarte.
O texto foi apresentado pelo ex-senador Pedro Taques, que se inspirou em lei adotada pelo município do Rio de Janeiro, prevendo multas para quem joga lixo na rua. Na opinião do relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), a punição aos “sujões” tem caráter pedagógico, ajudando na mudança de um comportamento recorrente nas cidades brasileiras.
“É só chegar numa cidade, mesmo aqui em Brasília, em qualquer via que se pegue, para nos deparamos com esse problema”, observou o relator.
Leia também
Jorge Viana apresentou emenda para retirar do projeto a previsão de prazo para a regulamentação da medida, por considerar que seria ingerência sobre os municípios e o Distrito Federal.
Publicidade
Concordaria com a lei, se tivesse lixeiras nas ruas….
Os par(a)lamentares idiotas produzem mais uma “lei” que é correta, apenas esquecem que cada município terá de montar estrutura de “fiscalização e autuação” dessas infrações, ou seja: mais um “encargo para os gestores públicos municipais pagarem e já estão até a garganta com encargos de pessoal consumindo praticamente a metade do orçamento. Grandes estadistas!.
Se a roubalheira não fosse tanta, teriam dinheiro pra fazer muito mais, o problema é que o dinheiro passa na mão de muitos e o que resta não é suficiente.
O assustador é que esses mesmos políticos patifes que “metem a mão no dinheiro dos contribuintes” continuam sendo eleitos e ainda reeleitos. Eleitor que vota em corrupto não é vítima, é CÚMPLICE!.
Ou seja, eles vão pagar multa toda vez que andarem na rua ?