Uma das maiores redes de supermercados do Paraná, a Rede Condor, decidiu suspender a veiculação de anúncios publicitários no intervalo dos jornais e das novelas da TV Globo. A medida foi anunciada nas redes sociais nesta segunda-feira (4) e, segundo a empresa, é uma maneira de protestar contra a veiculação de matérias “sensacionalistas” que atacam a imagem do presidente Jair Bolsonaro.
> Rede vai ao MP contra Carlos Bolsonaro por adulteração do local de prova
“Tal decisão está fundamentada na parcialidade que o jornalismo nacional desta emissora vem demonstrando, onde apresenta matérias sem o devido cuidado, apenas de cunho sensacionalista, especialmente contra o Presidente da República”, informou a rede de supermercados, cujo proprietário, o empresário Pedro Zoanir Jonta, já havia demonstrado apoio ao governo Bolsonaro. Zonta já postou fotos com Bolsonaro e os ministros Sergio Moro e Ricardo Salles na sua conta pessoal do Instagram.
Leia também
“Temos constatado muitas medidas que beneficiarão o futuro do país, mas muito pouco tem sido divulgado, demonstrando a parcialidade que parte da imprensa tem praticado”, continua a empresa, que comunicou a suspensão de parte da campanha publicitária que mantinha com a Globo no Facebook. O post, publicado na página oficial da Rede Condor, teve mais de 2,2 mil comentários e mais de 1,5 mil compartilhamentos. Veja:
Com mais 12 mil colaboradores e 49 lojas, a Rede Condor ressaltou, por sua vez, que vai manter os investimentos na afiliada da Rede Globo no Paraná, a RPC, em uma tentativa de reforçar “a programação regional e de entretenimento saudável”. A suspensão das campanhas publicitárias vale, portanto, para os horários referentes aos jornais de exibição nacional da Globo, como o Jornal Nacional, e aos programas que, no entendimento da empresa, contrariam “os princípios e os valores familiares”. Entram nesse rol de programas, a novela das nove e Malhação. “Não cortamos as propagandas da RPC, afiliada Globo, apenas não serão veiculadas em certos horários”, destaca a rede atacadista.
A medida da Rede Condor foi anunciada poucos dias depois de a TV Globo veicular no Jornal Nacional o depoimento do porteiro que associava a família Bolsonaro a um dos suspeitos de ter assassinado a vereadora Marielle Franco. O depoimento já foi deslegitimado pelo Ministério Público e pelo próprio Bolsonaro, mas continua sendo questionado, sobretudo depois que o presidente pegou os registros da portaria do condomínio em que morava no Rio de Janeiro, com a ajuda do filho Carlos Bolsonaro, dizendo que a medida era necessária para que os áudios não fossem adulterados. A oposição chegou até a pedir a busca e apreensão desse material e quer que o Ministério Público faça uma nova perícia sobre os áudios da portaria.
A suspensão de campanhas publicitárias na Globo, por sinal, foi sugerida pelo próprio Bolsonaro na live realizada na semana passada. Na transmissão, o presidente criticou a TV Globo pela publicação do depoimento do porteiro e acusou a emissora de perseguição, já que estava em Brasília no dia da morte de Marielle. No fim, ainda ameaçou não renovar o contrato de concessão da Globo e sugeriu que os empresários deveriam rever o investimento publicitário na emissora.
É por isso que a Rede Condor garante que não é a única empresa a romper acordos com a Globo em repúdio à publicação de matérias como essa. Segundo a rede de Pedro Joanir Zonta, “atitude semelhante vem sendo adotada por várias empresas que compactuam da nossa mesma preocupação com o futuro do nosso país”.
A Bocchi Agronegócios, que também é do Paraná, por exemplo, não anunciou a suspensão de campanhas publicitárias, mas emitiu uma nota de repúdio à TV Globo que teve mais de 17 mil compartilhamentos no Facebook. Na nota, a empresa manifesta “apoio incondicional” a Bolsonaro e acusa a Globo de tentar “abalar a ordem no país através de graves calúnias contra o chefe maior do estado”.
Aliado de Bolsonaro e dono da rede Havan, o empresário Luciano Hang também usou as redes sociais para “parabenizar os empreendedores que estão cancelando suas propagandas por não compactuarem com as fake news da Globo”.
> “Globo não faz patifaria nem canalhice”, diz emissora em resposta a Bolsonaro
È esse o respeito que a rede deseja ter, num ciclo em ódio gera mais ódio?
Ainda tem retardado pra defender essa desgraça
Bobominions: parem de passar pano demais ao seu ”líder supremo”, pois ficarão com aquela cor que odeiam!!–entendedores entenderão!!!
Parabéns ao Supermercado Condor. Sempre que vou a Curitiba é meu preferido, e certamente com essa atitude patriótica aumentará ainda mais o sucesso de toda sua rede.
Aos poucos o país vai retomando o rumo da normalidade, apesar das correntes contrárias ao desenvolvimento do Brasil. A economia já apresentará um resultado positivo esse ano, mesmo não sendo no nível que nos é devido, pois a quebradeira causada nos cofres públicos foi a maior de toda história da humanidade.
No caso específico ainda vemos algumas tentativas de distorcerem a verdade, como no caso das gravações da portaria, que tentam dar a entender que o Bolsonaro “retirou as gravações do sistema”, o que é uma mentira deslavada. Ele apenas, ou melhor, seu filho Carlos, como já divulgado, filmou as telas e as gravações que constam no sistema, para servir de contra-prova em caso de tentativa de alteração por parte de quem quer que seja.
Parabéns Brasil !!
Vou continuar assistindo o jornalismo da GLOBO menos as novelas é claro, porque é uma perda de tempo assistir novelas.
Puxa saco não nasce brota, ainda bem que onde eu moro não tem este super mercado de puxa saco porque eu nem passaria perto.
Falou a lambe bolas
Parabéns q outros sigam o exemplo… globolixo!
Poxaaaa….uma pena que aqui na região onde moro, não ter o super mercado condor…. Nem vai dar prá boicotar…. quá quá quá quá quá….. Se tivesse, NEM na porta passaria… Vai que isso pega, tô fora…. quá quá quá quá….
Vamos boicotar esse supermercado. Deixe seus produtos para atender apenas o gado. Quem não está satisfeito com a condução do país compre no concorrente.
Falou a vaca de presépio
Vamos ver depois de que for divulgado e periciado e a PF entrar no caso, já que foi constatado que a voz do porteiro do vídeo apresentado pelo Carlos Bolsonaro não é o mesmo que citou o seu pai, ai quero ver o que esses empresários tem a dizerem, agora eles estão expostos a terem uma visita nas suas Empresas pra ver qual o interesse nisso tudo de defender o governo desse jeito, como diz nunca na história desse País algo desse tipo foi feto em outros governos, de uma Empresa se interessar tão fielmente por um governo, esse Hagan é outro como daqui de SP o MARONI que vive sumido ultimamente e esse é da mesma Laia, agora esse senhor ai do PR nunca vi falar, mas deve ser do time do BETO RICHA porque se diz amigo do MORO então são da mesma panela. https://media2.giphy.com/media/Av21BuDDNTGRKNOt6N/giphy.gif