Inquérito conduzido pela PF o apontou como integrante de uma quadrilha que em seis anos movimentou mais de R$ 600 milhões. Parte desse dinheiro tem como origem operações com a Petrobras.
Morato morreu um dia depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Turbulência, na qual são investigadas as ligações dessa quadrilha com o ex-governador Eduardo Campos (PSB). Os policiais suspeitam que a organização criminosa, especializada em lavagem de dinheiro, financiou a campanha dele ao governo de Pernambuco em 2010.
Outra suspeita é que a quadrilha adquiriu o avião no qual Eduardo Campos e outras seis pessoas morreram, em agosto de 2014, quando ele disputava a Presidência da República tendo Marina Silva (Rede) como candidata a vice-presidente. Uma das linhas de investigação perseguidas é que o político pernambucano era o proprietário de fato da aeronave.
Na Agência Nacional de Avião Civil (Anac), o jatinho estava em nome da empresa AF Andrade. Ela alegou, porém, ter vendido o avião – muito antes do acidente – ao empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, preso ontem pela Operação Turbulência. A explicação coincide com a versão dada pelo PSB, de que João Carlos Lyra e outro empresário – Apolo Santana Vieira, também preso na terça-feira – haviam autorizado o uso da aeronave.
Foram presos ainda Eduardo Freire Bezerra Leite e Arthur Lapa Rosal. A PF obteve mandado de prisão contra Paulo Morato, mas não conseguiu localizá-lo.
Segundo a blogueira pernambucana Noelia Brito, o cerco contra a quadrilha aumentou depois que Aldo Guedes, que era sócio de Eduardo Campos, aderiu à delação premiada.
As investigações em andamento indicam entre as principais fontes de financiamento da organização criminosa as obras da refinaria Abreu e Lima, construída em Pernambuco pela Petrobras, e da transposição do Rio São Francisco. Parte da investigação deverá ser remetida ao Supremo Tribunal Federal por envolver autoridade com foro exclusivo naquela corte, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), já indiciado na Operação Lava Jato.
Reação do PSB
Segue nota divulgada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) ontem (terça, 21), após a deflagração da Operação Turbulência, sobre o envolvimento do ex-presidente nacional do partido, Eduardo Campos, com a quadrilha investigada pela Polícia Federal:
“A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB, em face da Operação Turbulência, da Polícia Federal, noticiada hoje pela imprensa, informa à sociedade brasileira ter plena confiança na conduta do nosso querido e saudoso Eduardo Campos, ex-presidente e ex-governador de Pernambuco.
O Partido apoia a apuração das investigações e reafirma a certeza de que, ao final, não restarão quaisquer dúvidas de que a Campanha de Eduardo Campos não cometeu nenhum ato ilícito.
Brasília-DF, 21 de junho de 2016.
CARLOS SIQUEIRA
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro-PSB”
O Finado Eduardo Campos era um Político “Comum” … exatamente como a Grande Maioria dos Corruptos que temos no Congresso Nacional.
Todo Candidato que “ARROTA” Lisura, Moralidade e Ética … é porque não os tem!!!
Haviam “Rumores” de que Eduardo Campos era um Político Íntegro e “Não Corrupto” … mas vemos que eram Rumores Falsos!!! Era um Corrupto!!!
Muito embora, tenha sido Neto de um Grande Político, Miguel Arraes.
Mas isto não tem Nada a ver … vejam o Neto de Tancredo Neves! Aécio Neves.
Já foi Delatado por 11 Pessoas Diferentes, ele “ARROTAVA” Lisura, Moralidade e Ética … E Tudo Mentira!!! Tá sumido e Sem Moral alguma.
O Cara ainda tem “outras” Broncas Pesadas!!! Pesadíssimas!!!
O Cara tá Melado de Fezes … até o último Fio do Cabelo!!!
Ele só tem um Bom Advogado: Gilmar Mendes.
Pressupondo uma verdade nessa suspeita diríamos que não houve acidente e sim incidente provocado com a aeronave e que a morte atual seja retaliação ou intimidação de um grupo sobre outro.
—-Essa guerra moral é totalmente ilógica, haja vista que todas as campanhas milionárias tem dinheiro de propina.
—–É um sistema em que o capital injeta dinheiro nos políticos com o afã de participar do governo,o famoso lobby!
—-Nos EUA foi institucionalizado, mas antes que copiem coisas de lá, devemos seguir no caminho de impedir que esse dinheiro gere influência no governo.
—–O povo é que deve decidir os rumos da nação. Aliás, esse tem sido justamente o questionamento feito pela juventude dos EUA com o Sanders.
—É preciso barrar dinheiro sujo nas campanhas. As pessoas físicas, de forma anônima é que devem financiar, mas, óbvio, dentro de um teto para doações pessoais.
—E com limite de despesas para a campanha em si, também, no qual ao atingir a meta ficaria proibida de angariar mais dinheiro das pessoas
P.S. A derrubada da Dilma não está relacionada com um novo padrão de ética, o que aliás, ela lutou bastante para mudar.
Com o governo interino do Temer é a manutenção das coisas como sempre foram.
A finalidade do golpe é, tão somente, impor uma antiquada política neoliberal.
Morrer, um ótimo exemplo a ser seguido por todos os envolvidos na Lava Jato.
Que seja recebido com a mesma alegria que o enviamos!. Um a menos, por enquanto . . .