O ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde o início de abril, enviou uma carta à senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) nesta quarta-feira (20), comemorando a absolvição da paranaense no Supremo Tribunal Federal (STF). Gleisi, o ex-ministro e marido da petista, Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues foram absolvidos da acusação de corrupção pela Segunda Turma do STF na noite de ontem (terça, 19). Gleisi ainda é investigada em três inquéritos que tramitam no STF.
Lula celebra o resultado do julgamento como uma “importante vitória da democracia” (leia a íntegra da carta abaixo).
Leia também
<< STF absolve Gleisi e Paulo Bernardo dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
Na carta, o ex-presidente diz que recebeu com alegria a notícia da absolvição, que classifica como “unânime”. Ele parabenizou Gleisi por ter enfrentado “quatro anos de notícias falsas e parciais” e a pressão “com a indignação e a coragem dos que lutam pela verdade e pela justiça”, escreve o petista na carta. Lula diz ainda que o STF reagiu à “indústria das delações em um caso concreto, desmoralizando o discurso e a prática da Lava Jato”.
Ainda no texto, o petista atribui à Rede Globo a “pressão” para condenar a presidente do PT. “Agora me pergunto: quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas, de manchetes nos jornais e na Rede Globo, que tanto causaram a você, sua família, seus amigos e companheiros?”, escreve o ex-presidente.
Apesar de todos os réus terem sido absolvidos por falta de provas por corrupção, o ministro relator, Edson Fachin, e Celso de Mello consideraram que Gleisi e Paulo Bernardo poderiam ter sido enquadrados por crime eleitoral – que não constava na denúncia.
Para Fachin, a Procuradoria-Geral da República (PGR) não provou a ocorrência de corrupção e lavagem, mas restou configurado crime eleitoral durante a campanha da petista em 2010, comprovando-se “o efetivo recebimento de valores” no pleito – R$ 250 mil para bancar gastos eleitorais, como consta no processo. A petista e os demais réus foram absolvidos por 3 votos a 2. Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski formaram maioria pela absolvição completa do casal e do empresário.
Julgamento e depoimento a Moro
Na próxima terça-feira (26), a mesma Segunda Turma que absolveu Gleisi ontem vai julgar mais um pedido de liberdade de Lula. O que estará em julgamento na próxima semana é um pedido de suspensão da pena (efeito suspensivo), cujo objetivo é assegurar ao petista o direito de aguardar fora da prisão durante a análise de todos os recursos já impetrados por seus advogados em tribunais superiores.
Também ontem, o juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba Sérgio Moro, responsável pelos casos da Operação Lava Jato na capital paranaense, marcou para 11 de setembro o depoimento do ex-presidente no caso do sítio de Atibaia.
Lula deverá prestar o depoimento pessoalmente, marcando a terceira vez que o petista e o juiz ser encontrarão pessoalmente.
Leia a íntegra da carta de Lula a Gleisi:
“Querida companheira Gleisi Hoffmann,
Recebi com muita alegria a notícia de que o STF, por unanimidade, declarou você e o companheiro Paulo Bernardo inocentes, perante as falsas acusações da Lava Jato e da Procuradoria Geral da República.
As mentiras dos delatores e dos procuradores eram tão evidentes que não havia outra decisão possível, apesar da imensa pressão da Rede Globo para condená-la.
Foram quase quatro anos de notícias falsas e parciais. Nunca levaram em conta os argumentos da defesa nem as contradições entre os depoimentos dos delatores, que mudavam de versão cada vez que suas mentiras eram derrubadas pelos fatos e pela investigação.
E você enfrentou toda essa pressão com a indignação dos inocentes e a coragem dos que lutam pela verdade e pela justiça. Você é forte, sempre esteve ao lado do povo, é a presidenta do Partido dos Trabalhadores. É por isso que eles tentaram te destruir numa farsa judicial.
No julgamento dessa terça-feira, sua defesa mostrou que a Lava Jato construiu uma denúncia falsa a partir de depoimentos negociados com criminosos, em troca de benefícios penais e até financeiros.
E pela primeira vez o STF reagiu claramente diante da indústria das delações em um caso concreto, desmoralizando o discurso e a prática da Lava Jato.
Sua absolvição, conquistada por unanimidade, diz muito sobre sua integridade e a reputação como pessoa honesta e líder na política.
Mais do que isso, foi uma importante vitória da democracia e do estado de direito sobre os que vêm tentando impor um regime de exceção contra o PT e as forças populares e democráticas mais expressivas do país.
E agora me pergunto: quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas, de manchetes nos jornais e na Rede Globo, que tanto sofrimento causaram a você, sua família, seus amigos e companheiros?
Nada espero dos que te acusaram falsamente. Mas tenho certeza de que o povo brasileiro saberá reconhecer seu exemplo de coragem e integridade para enfrentar a máquina de mentiras da Lava Jato e da TV Globo.
E assim, de vitória em vitória, vamos reconstruir este país e restaurar a esperança na democracia, na justiça e na igualdade.
Salve companheira Gleisi, salve companheira inocente!
A verdade sempre vencerá!
Um grande abraço do Lula
Curitiba, 20 de junho de 2018″
<< STF confirma para a próxima semana julgamento do novo pedido de liberdade de Lula
Não sei porque o site se preocupa tanto em divulgar tudo que o presidiário diz. Tem coisa muito mais importante para noticiar.
A Terceira Turma do Supremo, capitaneada por Merval Pereira, está tirando as calças pela cabeça – e já prevê a sentença em favor de Lula na próxima terça-feira, que chamam de ‘incoerente’. Vão arrancar um a um os cabelos do c*… O problema da comunicação social não são somente as fake news das redes sociais, mas principalmente as farsas das opiniões ‘abalizadas’, vendidas pela mídia empresarial aos trouxas como “sentenças”. Não há mais notícias nos grandes meios empresariais – somente entretenimento e opiniões travestidos de “verdade factual”.
Político safado tem de apodrecer no xilindró sem a menor piedade desde vereador até presidente, os ex, os laranjas aqui e no exterior tomando tudo que tiverem para a devida devolução de cada centavo surrupiado dos contribuintes!
Temos que esclarecer ao Jumento Criminoso (enjaulado) que ausência de provas não significa ausência de crimes. O maior atestado de banditismo que alguém pode passar é integrar a Maior Organização Criminosa da Via Láctea. Seja militante, político ou eleitor, deveriam estar todos juntos com o lídier, ou seja, morando em jaulas de segurança máxima.
Calma, Lula, calma… Há mais três inquéritos onde Gleisi está sendo investigada, ela ainda pode puxar uma cana.