Alvo do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, o XXV Encontro do Foro de São Paulo começa nesta quinta-feira (25) na Venezuela. A reunião do fórum, que reúne os principais partidos de esquerda da América Latina e do Caribe, porém, não contará com a presença das principais lideranças da esquerda brasileira. A presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), por exemplo, não vai e acredita que Bolsonaro tem criticado o Foro de São Paulo para desviar a atenção de assuntos do governo.
> Grupo quer Haddad no comando do PT, mas depende do aval de Lula
“O Foro de São Paulo é alvo de críticas da direita e da extrema direita para atacar a esquerda e o PT. O Bolsonaro e sua turma fazem disso um mantra. E na maioria das vezes eles fazem isso para desviar a atenção de assuntos que lhes afetam e que eles têm de resolver”, declarou Gleisi Hoffmann, afirmando que entre os assuntos dos quais o governo tenta desviar as atenções estão as polêmicas ligadas ao ministro Sergio Moro, a apreensão de drogas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e o assassinato da vereadora Marielle Franco.
Leia também
Gleisi, que no ano passado foi ao encontro do Foro de São Paulo em Cuba junto com a ex-presidente Dilma Rousseff mas desta vez não vai à Venezuela, comentou o assunto em vídeo publicado no Youtube nesta terça-feira (23), um dia depois de Jair Bolsonaro usar o Twitter para atacar o movimento. O presidente disse que o objetivo dos partidos de esquerda na Venezuela era discutir um plano totalitário para a América Latina:
– Na próxima quinta, membros do Foro de São Paulo, criado por Fidel Castro, Lula, FARC, entre outros partidos de esquerda e facções criminosas com objetivo de dominar a América Latina, se reúnem em Caracas-Venezuela para discutir seu Projeto de Poder Totalitário.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 23, 2019
O Foro de São Paulo também foi criticado pelo guru da família Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho, que pediu até para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) recusasse o convite do pai de ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos para ficar no Brasil e conduzir investigações sobre o Foro de São Paulo. Isso porque, na Câmara, os deputados do PSL estão colhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra as atividades do fórum. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, falou sobre o assunto nesta quarta-feira. No Twitter, ela questionou sobre a origem do dinheiro gasto para a organização do encontro que começa nesta quinta e segue até domingo (28) em Caracas:
O deputado oposicionista Leonardo Regnault estima que o Nicolás Maluco gastou R$ 200 milhões para realizar a reunião do Foro de São Paulo deste ano.
De onde veio o dinheiro?
Da boca dos venezuelanos famintos?
Do narcotráfico?
Dos cofres brasileiros na era PT?CPI DO FORO, JÁ!
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) July 24, 2019
Diante de tudo isso, Gleisi Hoffmann decidiu explicar as atividades do Foro de São Paulo no YouTube. Ela contou que o movimento surgiu em 1990 em uma conversa entre Fidel Castro e Lula com o objetivo de refletir sobre a crise do socialismo e o crescimento do neoliberalismo na América Latina e ganhou sua primeira reunião foi realizada em São Paulo. Hoje, o foro conta com mais 120 partidos de 25 países, mas organizações africanas, orientais, europeias e até americanas também são esperadas na Venezuela. Por isso, o XXV encontro do Foro de São Paulo deve reunir mais de 800 pessoas de 150 delegações.
Entre esses convidados, porém, não estão as lideranças dos partidos da esquerda brasileira. Como Gleisi, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos (PE), também não vai à Venezuela. O PT vai enviar ao encontro a secretária de Relações Internacionais, Mônica Valente, e a secretária de Mulheres, Anne Caroline. Já do PCdoB vão o vice-presidente e secretário de relações internacionais, Walter Sorrentino, e mais dois membros: Ana Maria Prestes e Wevergton Brito. PDT e Psol, por sua vez, disseram que não foram nem convidados e, por isso, não vão enviar representantes para a Venezuela.
> PSL é o 7º em apoio ao governo no Senado
Mesmo assim, o vice-presidente do PCdoB afirmou que a “extrema-direita neocolonial brasileira tem realmente com que se preocupar”. Em artigo publicado na internet, Sorrentino afirma que a resistência ao governo vai continuar. “Não aceitaremos o Brasil e a América Latina reduzidos mais uma vez a quintal dos interesses políticos, militares e comerciais da potência hegemônica norte-americana, sob a Doutrina Monroe. Não aceitamos nada menos que um Brasil livre e soberano, a serviço do povo brasileiro”, afirmou Sorrentino, para quem, o “governo brasileiro se submete e bate continência à bandeira norte-americana”.
Gleisi confirmou que no fórum estão previstos debates “sobre o avanço do neoliberalismo e do imperialismo no mundo e na América Latina” – avanço que, para a presidente do PT, traz consequências “trágicas como aumento da pobreza, ameaças da democracia e da paz, tentativas de ingerência econômica, política, social e até mesmo militar na região”.
Nas diretrizes que o PT vai levar ao Foro de São Paulo, porém, não há referências diretas ao Governo Bolsonaro. São elas: paz na Colômbia; paz na Venezuela; fim do bloqueio econômico a Cuba; apoio às candidaturas que representam os campos progressista e de esquerda nas eleições presidenciais de outubro deste ano na América do Sul: Alberto Fernández, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; e Daniel Matinez, da Frente Ampla, no Uruguai; defesa da democracia na região e luta contra a perseguição política e judicial das lideranças políticas e sociais da Região, o que leva o partido a sua sexta diretriz: a liberdade de Lula.
> Bolsonaro vai se reunir com presidente do PSL para definir compliance
https://uploads.disquscdn.com/images/b622f9116e6ce96903ec87871af4f8e9502b6fde06c03576ad6288df719d8827.jpg
Oh Gleise. Que decepção! !!! Você não vai à Venezuela??? Terra do nosso ídolo Maduro??? Temos que prestigiar o forum de S.Paulo. afinal como poderemos levar o caos a bancarrota a miséria o desespero à população se nossa esquerda bolivariana fracassar?? Mesmo com nosso líder condenado e preso em Curitiba. a luta deve continuar. Vai Gleise. Vai pra Venezuela (e fique por lá ). Que nojo!!!
É BOM MESMO, ESSA LADAINHA DE ESQUERDA E DIREITA JÁ ENCHEU, É BURRICE OU DESINFORMAÇÃO? O LULA TEVE COMO VICE O J.ALENCAR,EMPRESÁRIO CAPITALISTA,FEZ DOIS MANDATOS ONDE OS BANCOS,EMPRESÁRIOS, CIDADÃO COMUM GANHASSEM DINHEIRO A VONTADE, LIVRE COMÉRCIO COM MUNDO INTEIRO, EM RESUMO, FOI UM GESTOR CAPITALISTA,DISTRIBUINDO A RENDA, VEM OS APROVEITADORES COLOCAM O CARIMBO DE COMUNISTA,SOCIALISTA BOLIVARIANO,GANHAM A ELEIÇÃO E OS PETISTAS NÃO REAGEM MOSTRANDO O LADO BOM DA HISTORIA, O BOZO SÓ NÃO ESTÁ PIOR NA FITA PORQUE O PT PEGOU 37 BI DE RESERVAS DO FHC, E DEIXOU 390 BI PARA O BOZO, NÃO FOSSE ISSO O DÓLAR JÁ ESTARIA EM 7,00, VEJAM A ARGENTINA.
É bom levar papel higiênico na bagagem.
Eles deviam ir para a Venezuela e nunca mais voltar…
A turma do Bolsonaro está para o crescimento do Brasil assim como a turma do Lulalau está para a sua destruição.
Imagine,um assassino cubano e um corrupto brasileiro tiveram a ideia.KKKKKKKKKKKKK
QUEM SABE DA VIDA DESSA SIRIGAITA JOICE HAFFMAN É A OUTRA SUA INIMIGA QUE GANHOU UMA ELEIÇÃO POR SER PORTADORA DE CADEIRA DE RODA AONDE AS MESMAS SÃO DO MESMO PARTIDO DOS MILICIANOS A DEPUTADA CARLA ZAMBELLI, E FICA AI FALANDO MAL DA GLEYSI HOFFMANN E OUTROS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO E PRA GANHAR UMA ELEIÇÃO DE PRESIDENTE COMPROU UM JUIZ COM PROMESSA DE CARGO EM SEU GOVERNO, E AI VEM ELA SE ESCONDENDO EM UMA DEFICIÊNCIA E SE FAZENDO DE COITADA ATACAR OS SEUS DESAFETOS, ATÉ AGORA NÃO VIMOS NADA DE IMPORTANTE ELA FEZ NA ASSEMBLEIA DE SP QUE PROTEGE O JOÃO FUJÃO NO SEU GOVERNO, QUE MORAL QUE TEM ELA PRA FALAR O QUE ESTA FALANDO QUE A JOICE A EX AMIGA MOSTROU O PERFIL DELA QUANDO BRIGARAM PELO PODER, VOU FICAR POR AQUI PRA NÃO DIZER MAIS COISA O QUE EU PENSO DELA. E OUTRA TENDO A POLÍCIA FEDERAL COMO AMIGA E CHEFIADA POR UM ATOR É FÁCIL ATACAR OS SEUS DESIGUAIS, PORQUE NUNCA ELA VAI INVESTIGAR O CASO DELA COMO A JOICE FALOU DELA. https://media0.giphy.com/media/IIAeLDTQOc0ak/giphy.gif
Vai ficar muito chato a falta deles. Afinal de contas de quem vamos rir ??? Com eles a garantia da comédia e muito riso estaria garantida. Que pena.
“Gleisi, que no ano passado foi ao encontro do Foro de São Paulo em Cuba junto com a ex-presidente Dilma Rousseff mas desta vez não vai à Venezuela”
Será que está com medo de ser DEVORADA pelos esfomeados venezuelanos ?
O principal líder da esquerda brasileira já avisou que não irá, pois está preso a outro compromisso. Kkkk
“Um levantamento feito por Crusoé dá a dimensão da ascensão social da família, em grande parte experimentada no período em que Lula esteve no poder. Apartamentos em endereços nobres, carros de luxo, dividendos milionários e tratamento vip providenciado por parceiros de negócios mostram que os filhos do ex-presidente não têm do que se queixar.”
PETEZADA E TODA ESQUERDALHA, APRENDAM A TRABALHAR E A PRODUZIR, PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO DO BRASIL
A ELEIÇÃO ACABOU, O PRESIDENTE É O BOLSONARO E O LULADRÃO ESTÁ NA CADEIA!!!
Estás querendo que eles morram ?
Vai sobrar mais empregos para quem quiser trabalhar.
como vc que dava a tempo atrás sendo ex coxinha agora, recebia em casa MERENDA ESCOLAR pros seus NETOS, vive de aposentadoria dando carteirada por aí, um nó cego de marca maior.