Grupo quer Haddad no comando do PT, mas depende do aval de Lula

Lauriberto Pompeu

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tem o nome apoiado por setores do PT para a presidência da sigla. A posição foi externada pelo presidente do diretório petista no Rio de Janeiro, Washington Quaquá, em texto publicado nas redes sociais.

No entanto, falta o principal para a candidatura tomar corpo: o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tem sido a voz de Lula desde que ele foi preso no dia 7 de abril de 2018 e é quem hoje tem mais chances de receber o apoio do ex-presidente para ser reeleita no comando da sigla.

Um dos principais aliados de Haddad dentro da sigla, o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, reforça a influência de Lula sobre o processo de eleições internas do PT. "Depende da posição do Lula. Se ele concordar, não só é possível como certo. Eu apoio", disse.

> Em balanço pós-eleições, PT confirma Haddad como nova liderança e organiza militância

Genro faz parte da corrente interna do PT Mensagem Ao Partido, que prega uma renovação na legenda.

Membro da Construindo Um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária do partido, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) vê com incerteza o real tamanho do movimento de apoio a Haddad na presidência do PT e disse estar investigando os acontecimentos.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), afirma não saber dos movimentos e que não participou de nenhuma reunião nesse sentido. Pimenta é do Muda PT, que também quer uma renovação na legenda.

A assessoria da presidência do PT, comandada por Gleisi Hoffmann, declarou que as únicas definições tomadas sobre as eleições internas da sigla são as datas. O PT se reúne nos dias 22, 23 e 24 de novembro para escolher a nova direção nacional.

Por meio de sua assessoria, Fernando Haddad disse que não ia se manifestar.

> “Nem que fique na cadeia muito tempo” Lula perde protagonismo no PT, diz Humberto Costa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!