A primeira colocada na licitação para a maior conta de publicidade em disputa no país teve notas maiores do que as concorrentes mesmo cometendo falhas semelhantes, segundo planilha da comissão de licitação do Banco do Brasil. A informação é da Folha de S.Paulo. A vitória da agência de publicidade Multi Solution foi antecipada em registro no cartório e anúncio publicado pelo próprio jornal há duas semanas.
O BB divulgou ao público o resultado do processo de licitação. No documento, a Multi Solution aparece com notas maiores em dois quesitos técnicos. De acordo com os jurados, mesmo não informando “nenhum cliente com o porte do Banco do Brasil e poucos com porte similar”, a agência obteve notas mais altas que a concorrência no critério “capacidade técnica”. “Não foram evidenciadas, de forma completa, as quantidades e qualificações dos profissionais que estarão à disposição para execução dos serviços ao banco”, justificaram os julgadores ao aplicarem a nota de 13,08 de um total de 15.
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Com problema idêntico, a concorrente Calia foi avaliada com 12 pontos, pelos mesmos quesitos. Já no caso da agência Heads, na avaliação sobre relatos de soluções de problemas de comunicação, a empresa foi penalizada com nota 8,75 de um total de 10 pontos. Já a Multi Solution, com os mesmos problemas, teve a nota 9,5.
No último dia 25 de abril, o jornal noticiou a antecipação da vitória. O resultado foi registrado pela Folha em cartório no dia 20 do mesmo mês e em anúncio cifrado no próprio jornal no dia 23 de abril. O classificado, publicado no caderno Sobre Tudo, da Folha, trazia o nome da empresa e o número da concorrência que ela venceria logo em seguida.
Segundo informação obtida pelo jornal, houve direcionamento dentro da estatal para garantir que a agência estivesse entre as contratadas pelo Banco do Brasil.
A empresa nunca havia conquistado uma conta no poder público. O contrato com o Banco do Brasil é estimado em R$ 500 milhões por ano, prorrogável por até 60 meses. Os valores podem chegar a R$ 2,5 bilhões caso sejam feitas as prorrogações previstas no edital. Conforme informa o jornal, após a publicação da reportagem, o banco instaurou auditoria e suspendeu a homologação do resultado até que as investigações sejam concluídas.
A agência ficou conhecida no mercado após comandar a conta da Petrópolis, que fabrica a Itaipava. Mas perdeu espaço desde 2012, quando ficou sem a conta da cervejaria. Caso a investigação não aponte irregularidades, a Multi Solution vai dividir a conta com a segunda e a terceira colocadas na licitação: a Nova S/B, especializada em contas de governo, e a Z+, empresa de capital aberto francês.
A empresa nega ter sido favorecida. Em nota à Folha, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil emitiu nota na qual informa que “está aberta, até a próxima quarta-feira (10), a fase de apresentação de recursos referentes à licitação para contratação de agências de publicidade”. “Todos os questionamentos dos licitantes serão respondidos pela comissão responsável”, informou.
Leia íntegra da reportagem do jornal Folha de S. Paulo
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