Após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) anunciar que não iria pautar a Medida Provisória 867, que altera o Código Florestal, o governo decidiu usá-la como moeda de negociação com a bancada ruralista da Casa para garantir quórum para uma outra votação: da MP 871, que pretende coibir fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
As duas propostas vencem nesta segunda (3), porém com a medida que combate fraudes na Previdência, a previsão é de uma economia de até R$ 100 bi em 10 anos. Ao lado da reforma da Previdência, ela é considerada um dos pilares da retomada da economia. Além disso, a MP do Código Florestal como foi aprovada na Câmara não é de grande interesse ao governo.
>> Por que o agronegócio moderno é contra as mudanças no Código Florestal
Essa medida provisória, editada no ano passado pelo presidente Michel Temer, estabeleceu um prazo até 31 de dezembro deste ano para entrada no programa. Mas a Câmara retirou este prazo limite e, portanto, os agricultores poderão aderir quando quiserem ao PRA. O proprietário rural que for autuado pode escolher se paga a multa ambiental ou adere ao programa. Isso o governo não quer. E com o prazo apertado, o Senado não teria tempo de discutir. Além de outros detalhes, os chamados “jabutis” acrescidos ao texto.
Leia também
O que o Palácio do Planalto prometeu ao longo do fim de semana a senadores foi editar nos próximos dias uma nova Medida Provisória que trate de regularização de propriedades rurais, ou enviar, em regime de urgência, um projeto de lei sobre isso – a Casa Civil está em dúvida sobre a viabilidade jurídica de editar uma MP no mesmo ano em que outra, do mesmo assunto, caducou. Em troca, pediu que os parlamentares marquem presença no plenário do Senado nesta segunda-feira (3) e votem a favor da MP 871.
Semana passada, após o anúncio de Davi Alcolumbre, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), já havia se pronunciado nesse sentido – editar uma nova MP ou enviar um PL. Porém, em seguida, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que essa até seria uma possibilidade, mas que o Planalto ainda não tinha perdido as esperanças e tinha “até meia-noite desta segunda” para conseguir contornar a situação e votar a Medida Provisória.
>> Senado empareda Bolsonaro em meio à desarticulação política do governo
>> Onyx tenta salvar MP que esvazia o Código Florestal, mas admite envio de nova proposta
hahaha acabaram de comentar essa noticia na sessão e o presidente do senado disse que e noticias como essa que envergonhar o congresso , fake news UOL ????
Cada novo governo e cada nova legislatura a coisa só piora.
Pelo que sei isto se chama política!!!
Os políticos brasileiros são a escória da sociedade.
eles vem desta sociedade ou seja??!!!
Barbaridade, esses políticos pensam que são o que? Na minha opinião deveriam fechar a câmara dos deputados e o senado, pois somente existem interesseiros e nada além disso.
E assim “vamos negociando” tudo até que uma troca seja a anistia aos corruptos, ao caixa 2, etc. Não foi para isto que eu votei. Fui enganado novamente. É muito triste após tantas décadas de vida ver que continuo sendo engando e não tendo um político sequer de confiança.
quando tínhamos propina para tudo vc nada via, aff.
Muito pelo contrário amigo, desde 2004 eu via tudo ou, pelo meno, quase tudo, já que nunca saberemos o tamanho da corrupção mas foi para acabar ou reduzir com estas imoralidades que votei no Bolsonaro, portanto, repito, “fui enganado novamente.
não amigo, cobre judiciário e legislativo.
O meio ambiente deve ser protegido a qualquer custo contra os urubus do comércio que só enxergam o lucro imediato.
OLHA O TOMALADACA GENTE, QUEM TE VIU E QUEM TE VE BOLSONARO, AOS POUCOS VAI CAINDO POR TERRA TODAS AS PROMESSAS.
Infelizmente é só mais uma esperança que se vai.
isto é fazer política, não confunda as coisas.
Fazer política suja, infelizmente.
suja é mensalão, petrolão.
A grande promessa do presidente Bolsonaro foi acabar com a política do toma lá dá cá. O que é isso então? Atender o interesse de 200 ruralistas é bom para o país? Eu não vou nem entrar no mérito ambiental porque há muitas discussões mas gostaria de entender se isso vai diminuir o número de desempregados no Brasil. Ruralista só vota a previdência se os interesses deles estiver acima dos interesses do Brasil e isso mesmo?
Exato, será que começou o “balcão de negociatas”?, me recuso acreditar nisso pois prefiro ver como mais uma “matéria tendenciosa” dessa jornalista do Congresso em Foco que ainda teima em dar espaço para jornalistas medíocres e tendenciosas!.
Logo saberemos se o que ela está falando é verdade ou não. Se o governo apresentar outra proposta já saberemos qual seu caráter. Aliás essa pauta nem era pra estar sendo discutida.
O problema é teu se tu não queres acreditar. Tá na hora de prestar atenção ao que o presidente está fazendo em vez de ficar no mesmo blábláblá Lula blábláblá Dilma blábláblá PT blábláblá Venezuela blábláblá Cuba blábláblá o raio que os parta!!! Balcão de negócios sempre com os mesmos e sempre com o mesmo prejudicado: o MEIO AMBIENTE. Estão fazendo LEILÃO e quem dá mais pra desmatar mais um pedaço. Deus, nos acuda! CHANTAGEM em cima de CHANTAGEM. Era pra acabar com o que estava RUIM e não com o que estava BOM !!! Esses ruralistas de m… vão acabar com o resto. Não vai sobrar nada. Um presidente acéfalo nas mãos dos EXPLORADORES do país. CHUPINS !!!!!!
Infelizmente “só não é contemplado” pelos políticos quem os elege e paga, aliás, caríssimo.
Pelo que sei isto se chama fazer política, se cede num ponto para conseguir outro é bem diferente de balcão de negócios, tem mais o agronegócio mantem, esta joça funcionando e poe comida na sua mesa, a esquerdalha não via nada na época da roubalheira desenfreada agora ficam neste mimimi.,
Base sua educação e sua capacidade de raciocínio estamos no caminho certo, ou seja podemos desmatar e nada acontecerá, Comece com a árvore na frente da sua casa. Pra que árvores afinal o agronegocio está dando empregos diretos a grande parte da população. Vc deveria estudar um pouquinho pra entender o que é esquerda, não pare no seu ensino médio. Não venha destilar seu ódio a pessoas de bem.
Com certeza tenho mais estudo que vc meu nobre, esquerdista, que não sabe que é esquerda.