O reajuste dado ao Fundo Partidário (verba destinada aos partidos políticos) para o ano de 2015 foi o maior desde quando a cifra foi instituída, em 1996, revela o jornal O Globo. O aumento foi publicado nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União.
Desde 1996, segundo levantamento de O Globo, os partidos políticos receberam cerca de R$ 2,6 bilhões e no Orçamento Geral da União foram previstos gastos de R$ 867,6 milhões durante o ano de 2015. Em comparação com o gasto anual dos partidos em 1996, o Fundo cresceu, em termos reais, 490%.
Ainda para O Globo, “o aumento do orçamento neste ano é maior do que o registrado em todos os outros 19 anos anteriores juntos”. Somente em relação ao ano passado, o crescimento do Fundo Partidário foi de 171%.
O aumento da verba partidária, uma das principais fontes de receita dos partidos, foi promovido por meio de emenda de plenário ao projeto de lei orçamentária relatado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Nas semanas anteriores à votação, líderes partidários procuraram o peemedebista com essa demanda, que seria atendida e significaria o maior reajuste do fundo desde o orçamento de 2011.
Deixe um comentário