Os impactos da pandemia sobre o Brasil e a CPI da Covid, temas que dominaram a pauta nacional este ano, permearam os discursos de congressistas vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021. A cermiôinia de premiação ocorreu na noite de quinta-feira (21), Brasília. Alguns dos destaques desta edição do Prêmio ganharam grande notoriedade pela atuação que tiveram na comissão, iniciada em abril deste ano, no Senado.
Ganhadora do prêmio de melhor do senado pelo júri especializado da bancada do prêmio, Simone Tebet (MDB-MS) homenageou os familiares das vítimas da covid-19 e criticou as atuações do governo federal na pandemia.
“Além de ter chegado uma crise sanitária, o vírus encontrou um desgoverno. Um governo que não conhece o Brasil. Não conhece nossas mazelas e nossas dificuldades sociais. Estamos diante de um governo negacionista que levou à morte de milhares de brasileiros”, disse Tebet.
Leia também
Vice-presidente da CPI no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também lembrou as revelações feitas pelo grupo de trabalho durante seu discurso de ganhador de melhor senador pela votação popular. Ele prestou homenagem aos seus familiares, bem como colegas da CPI da Covid e dedicou um momento especial para lembrar as vítimas da pandemia.
Ele alertou que o ocorrido a tantas famílias não pode entrar no esquecimento. “Esse prêmio não é a mim que pertence. Esse prêmio pertence aos mais de 600mil compatriotas que foram levados pela covid. Esse tempo triste, nós temos certeza que irá passar e uma dor assim pungente que se abateu sobre nosso povo não há de ficar impune”, declarou.
Já Marcelo Freixo (PSB-RJ), eleito o melhor deputado pela votação popular, aproveitou o discurso para agradecer o trabalho da comissão na vigilância das ações do governo federal ao longo da pandemia. “O Brasil deve muito a vocês”, disse.
O senador Humberto Costa (PT-PE), segundo mais votado na categoria Melhores do Senado, disse que a comissão é o maior acontecimento político até o momento e relembrou os momentos que antecederam o início dos trabalhos.
“Tenho ampla convicção do trabalho que nós realizamos até aqui com a CPI da Covid-19. Esse foi o maior acontecimento político até o momento. Lembro de quando começamos a coletar as assinaturas pra realizar a CPI. A CPI serviu pra mostrar os crimes acometidos durante este momento. Então eu quero dedicar este prêmio às mais de 600 mil vidas perdidas pela Pandemia da Covid-19. Este é um reconhecimento do nosso trabalho e nosso objetivo é defender a democracia e ao povo brasileiro”, disse o senador pernambucano.
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP), eleita destaque pela categoria inédita Mulheres na Política, também relembrou as vítimas da pandemia do coronavírus no Brasil.
“Estamos passando por um momento delicado.O parlamento brasileiro sofre um impacto, uma realidade difícil, mas o Congresso Nacional tem dado sua resposta. Considero a realização deste prêmio um momento positivo na vida dos parlamentares. Dedico à maioria atingida por essa crise sanitária. Esse prêmio nos coloca positivamente à frente deste momento. O reconhecimento dos cidadãos e cidadãs são um estímulo a mais para nós parlamentares”, discursou Erundina.
O Prêmio Congresso em Foco é a mais tradicional premiação da política brasileira. São homenageados os parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas, pelo júri especializado e, claro, pela votação popular. Neste ano foram validados quase 2 milhões de votos. Todos foram auditados pela Associação Nacional dos Peritos Federais Criminais (APCF).
> Prêmio Congresso em Foco: festa de reafirmação da democracia
Hi there, just became aware of your blog through Google,
and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels.
I will appreciate if you continue this in future.
Lots of people will be benefited from your writing. Cheers! https://parbrize-online.ro/parbrize/parbrize-bmw.html