A CPI dos Bingos deve deixar de fora do relatório final o empréstimo de R$ 29.436 concedido pelo PT ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e supostamente pago pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamoto. Outro assunto que também pode não ser incluído no texto é o assassinato de Celso Daniel (PT), ex-prefeito de Santo André (SP) assassinado em janeiro de 2002. Os dois casos consumiram metade das investigações da CPI.
O relator da comissão, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse que esses temas não são de interesse da CPI. Ele afirmou que pode mudar de idéia sobre o empréstimo de Okamoto se houver o “aprofundamento das investigações”. No caso de Santo André, ele tratará apenas do suposto desvio de recursos da prefeitura da cidade, envolvendo pagamento de propinas por empresas de prestação de serviços. A tese de que o assassinato de Celso Daniel não foi um crime comum, debatida em pelo menos quatro depoimentos da CPI, não será citado em nenhuma das linhas do relatório final.
O texto conclusivo precisa ser aprovado pelos integrantes da comissão até 26 de abril de 2006. Oposicionistas e governistas podem contestar o documento, pedir a retirada ou inclusão de determinados temas.
Leia também
Deixe um comentário