A chamada “bancada da bala”, grupo de parlamentares que defendem endurecimento do Código Penal e das políticas de segurança pública, deve passar de 36 para pelo menos 102 parlamentares na próxima legislatura (confira a lista mais abaixo). Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Congresso em Foco, com base em pautas defendidas pelos novos congressistas e pelas atuais lideranças. O número, porém, pode ser ainda maior.
Grande parte da bancada da bala de 2019 será composta por deputados e senadores do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro. A legenda, nanica até então, terá no ano que vem a segunda maior composição da Câmara, com 52 deputados, além de 4 senadores.
Puxado pelo discurso de Bolsonaro, os parlamentares devem defender pautas como redução da maioridade penal, revogação ou flexibilização do Estatuto do Desarmamento, regras mais rígidas para a progressão de regime e ampliação do limite de pena no Brasil. “Todos do PSL devem integrar a frente, é a bandeira do Bolsonaro”, acredita Capitão Augusto (PR-SP), próximo coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública e também pré-candidato da bancada à presidência da Câmara.
Em busca de apoio para sua recondução ao comando da Casa, o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comprometeu-se com lideranças da frente a levar a plenário o projeto de revogação do Estatuto do Desarmamento, do deputado Peninha (MDB-SC). Mas, diante do fortalecimento da bancada no próximo ano, a pedido do próprio presidente eleito, a votação deve ficar para 2019. Bolsonaro entende que o perfil mais conservador da próxima legislatura facilitará a aprovação do projeto de lei.
Deputado eleito pelo PP de São Paulo, Tenente Derrite é um dos reforços da bancada da bala. Tenente do Corpo de Bombeiros, vinculado à Polícia Militar, ele disse ao Congresso em Foco que defende a revogação da Lei de Execuções Penais, acabando com a saídas temporárias dos presos (os chamados saidões) e o regime de progressão de pena, a derrubada do Estatuto do Desarmamento, garantindo ao cidadão o direito da posse de arma, o fim do auxílio-reclusão, a diminuição da maioridade penal e a elaboração de um novo Código Penal, com leis mais severas.
Bancada da bala quer presidir Câmara, Comissão de Direitos Humanos, CCJ e outros dois colegiados
Pauta semelhante é defendida pelo General Girão (PSL-RN), que causou polêmica ao defender, uma semana após sua eleição para a Câmara, o impeachment e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) responsáveis pela libertação de políticos acusados de corrupção. “Não tem negociação com quem se vendeu para o mecanismo”, escreveu em sua conta no Twitter.
A bancada da bala, em geral, tem o apoio da indústria de armas, como a Taurus e a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), grandes financiadoras de campanhas de políticos e partidos nas eleições de 2014, quando ainda eram permitidas as doações de empresas a campanhas eleitorais. Entre os financiados na atual legislatura está o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deputado federal pelo DEM do Rio Grande do Sul, estado que sedia a Taurus.
Caso tenha faltado algum nome ou havido a inclusão indevida de algum parlamentar, por favor, entre em contato conosco: redacao@congressoemfoco.com.br.
Confira abaixo a lista de senadores e deputados eleitos que devem compor a bancada da bala em 2019:
Deputados – 93
Abou Anni (PSL-SP)
Afonso Hamm (PP-RS)
Alan Rick (DEM-AC)
Alceu Moreira (MDB-RS)
Alê Silva (PSL-MG)
Alexandre Frota (PSL-SP)
Aline Sleutjes (PSL-PR)
Aluisio Mendes (Podemos-MA )
Amaro Neto (PRB-ES)
Andre Abdon (PP-AP)
André Fufuca (PP-MA )
Antonio Carlos Nicoletti (PSL-RR)
Arthur Oliveira Maia (DEM-BA)
Bia Kicis (PRP-DF)
Bibo Nunes (PSL-RS)
Bilac Pinto (DEM-MG)
Cabo Junio Amaral (PSL-MG)
Capitão Alberto Neto (PRB-AM)
Capitão Augusto (PR-SP)
Capitão Fábio Abreu (PR-PI)
Capitão Wagner (Pros-CE)
Carla Zambelli (PSL-SP)
Carlos Jordy (PSL-RJ)
Caroline de Toni (PSL-SC)
Charlles Evangelista (PSL-MG)
Chris Tonietto (PSL-RJ)
Coronel Armando (PSL-SC)
Coronel Chrisóstomo (PSL-RO)
Coronel Tadeu (PSL-SP)
Da Vitoria (PPS-ES )
Daniel Freitas (PSL-SC)
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ)
Delegado Éder Mauro (PSD-PA )
Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG)
Delegado Pablo (PSL-AM )
Delegado Waldir (PSL-GO )
Dr. Luiz Ovando (PSL-MS)
Dra. Soraya Manato (PSL-ES )
Edio Lopes (PR-RR)
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Efraim Filho (DEM-PB)
Fábio Henrique (PDT-SE)
Fabio Reis (MDB-SE)
Fabio Schiochet (PSL-SC)
Felício Laterça (PSL-RJ)
Felipe Francischini (PSL-PR)
Filipe Barros (PSL-PR)
General Girão (PSL-RN)
General Peternelli (PSL-SP)
Gonzaga Patriota (PSB-PE )
Guiga Peixoto (PSL-SP)
Heitor Freire (PSL-CE )
Helio Fernando Barbosa Lopes (PSL-RJ)
Jerônimo Goergen (PP-RS)
João Campos (PRB-GO)
Joice Hasselmann (PSL-SP)
José Medeiros (Podemos-MT)
Julian Lemos (PSL-PB)
Junior Bozzella (PSL-SP)
Kim Kataguiri (DEM-SP)
Léo Motta (PSL-MG)
Lincoln Portela (PR-MG)
Lourival Gomes (PSL-RJ)
Lucas Redecker (PSDB-RS)
Luciano Bivar (PSL-PE )
Luis Miranda (DEM-DF)
Luiz Lima (PSL-RJ)
Luiz Philippe O. Bragança (PSL-SP)
Major Fabiana (PSL-RJ)
Major Vitor Hugo (PSL-GO )
Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG)
Márcio Labre (PSL-RJ)
Misael Varella (PSD-MG)
Nelson Barbudo (PSL-MT)
Nereu Crispin (PSL-RS)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Paulo Martins (PSC-PR)
Peninha (MDB-SC)
Policial Kátia Sastre (PR-SP)
Pompeo de Mattos (PDT-RS)
Prof. Dayane Pimentel (PSL-BA)
Professor Joziel (PSL-RJ)
Sanderson Federal (PSL-RS)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Sargento Gurgel (PSL-RJ)
Subtenente Gonzaga (PDT-MG)
Tenente Derrite (PP-SP)
Tio Trutis (PSL-MS)
Wagner Montes (PRB-RJ)
Wellington Roberto (PR-PB)
Wilson Santiago (PTB-PB)
Senadores – 10
Arolde De Oliveira (PSD-RJ)
Capitão Styvenson (Rede-RN)
Delegado Alessandro Vieira (Rede-SE)
Flávio Bolsonaro (PSL-RJ)
Jornalista Carlos Viana (PHS-MG)
Juíza Selma Arruda (PSL-MT)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Major Olímpio (PSL-SP)
Marcos Do Val (PPS-ES)
Soraya Thronicke (PSL-MS)
De grão em grão a galinha enche o papo…. Chega de impunidade e segregação da justiça… Capitão está chegando..Bora….
Glória a Deux!
Carlos zaratini do PT da bancada da bala duvido. ESTA certo que a bandido hem está muito atrevida mas creio que o caminho não é armar a população. Qualquer um em um momento de discussão pode fazer bobagem com uma arma na não.
Policias!!! Cobrapol, Fenapef,Sinpol,Sindpol etc. Talvez seja interessante negociar com o governo uma reforma em que o policial se aposente aos 55 anos (Calma) !! Com um pedágio para quem está próximo de aposentar .
Em compensação teria uma carreira única.
O governo ia economizar duas vezes pois não teria que pagar alto salario a quem passa em um concurso para chefe nas polícias, e o policial trabalharia um pouquinho mais tb economizando p os Governos.
Aqueles que já são chefes e os que já estão aposentados não perderiam nada, inclusive a alíquota da previdência para quem já está no sistema continuaria em 11%. Creio que seria uma boa para os dois lados, já que parece que essa reforma vai ser feita mesmo. Melhor fazer na conversa do que na força.
Só que agora, o alvo das balas serão os marginais, para desespero de alguns setores da imprensa e do famigerado comite de recursos humanos que deve retomar o seu caminho, cuidando das vítimas dos crimes cometidos.
esse negocio de bancada da bala gera um mal estar medonho, até parece que quem apóia uma maior flexibilidade em se adquirir uma arma é marginal, a bancada é da defesa e não dos marginais.
Agora é tiro porrada e bomba 3 vezes mais.
Regras penais mais rígidas, tudo bem, serão bem vindas, tem meu apoio, mas armar a população não faz nenhum sentido. O que deveria ser feito é desarmar os bandidos, mas parece que é mais fácil, ou mais emocionante, incentivar a troca de tiros, então, vamos retornar ao velho oeste…
Apoio a bancada da Bala…..
Repúdio a bancada da mala
E a bancada dos honestos? Tem quantos?
Acho que não deve ter muitos rsrsrsrsrsrsrsrsrs…
Relativamente à formação de bancadas, não acho isso bom. A partir do momento em que é eleito, o parlamentar deve integrar-se aos anseios do Brasil, exercendo o mandato em prol de todos os brasileiros, independentemente de qual ideologia ou partido pertença. O que precisamos, doravante, é de união, para a Ordem e Progresso. Chega de “polarizações”. Ou estarei errado?
E a bancada dos CorruPTos, quanto caiu?
#ForaPT
#ForaMarcioFrança
#ForaHaddad
É algo obvio reconhecer que a sociedade clama por LEI ORDEM e DISCIPLINA, valores que os tais “democratas, progressistas” desprezam. Chega de esculhambacao e anarquia. Temos que varrer os criminosos todos do mapa.
Tem o Senador Marcos do Val que também é um defensor do movimento armamentista, militar da reserva, apesar de ter histórico de atrito com o Clã Bolsonaro.
Agora é clã? hhehehe Ptista detected!
kkkkk, sqn, mas não ando fazendo arminhas com as mãos.
Ótima notícia.
Vivemos em uma realidade insana de mais de 60.000 homicídios ao ano, recorde mundial absoluto. Precisamos endurecer o combate à criminalidade. Eleger esquerdistas significa manter este estado de coisas.
Como ficou a bancada evangélica?