Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (30), mostra que 69% dos brasileiros consideram o governo Dilma ruim ou péssimo. Para 19%, a atual gestão é regular. Outros 10% classificam a administração como ótima ou boa; 1% não soube responder.
Os percentuais são praticamente os mesmos registrados pelo Ibope em dezembro de 2015. No fim do ano passado, 70% desaprovavam o governo. Já os que o apoiavam eram 9%. A diferença, mínima, está dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Segundo a CNI, a soma dos percentuais não chega a 100% devido aos arredondamentos feitos para facilitar a leitura. O instituto ouviu 2.002 pessoas entre os dias 17 e 20 de março, em 142 municípios.
A aprovação do governo Dilma mantém-se há quatro trimestres no nível mais baixo já registrado para uma gestão federal desde novembro de 1989, quando a pesquisa do Ibope registrou apenas 9% de aprovação ao governo José Sarney. À época, a hiperinflação era um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros.
O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%. O dado significa que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Leia também
Quanto à maneira de Dilma governar, a taxa ficou estável, com desaprovação de 82% dos entrevistados. Os que aprovam também se mantiveram nos 14%. Além disso, 18% disseram confiar na presidente, enquanto 80% afirmaram não confiar, e 2% não souberam ou não responderam.
Notícias sobre o governo
Conforme o levantamento, 76% dos entrevistados afirmaram que as notícias têm sido “mais desfavoráveis ao governo”. Outros 9% apontam que têm sido “mais favoráveis” e 5% não souberam ou não responderam.
O Ibope perguntou também quais são as notícias mais lembradas pelos entrevistados sobre o governo. As mais citadas foram:
– Presidente Dilma convida o ex-presidente Lula para assumir um ministério em seu governo/Lula assume ministério: 31%
– Notícias sobre manifestações a favor do impeachment da presidente Dilma: 17%
– Notícias sobre operação Lava Jato/Investigação de corrupção na Petrobras/Petrolão: 13%
– Notícias sobre manifestações contra a corrupção: 8%
– Notícia sobre manifestações contra o governo Dilma: 8%
Também foram feitas perguntas pontuais sobre a atuação do governo em determinadas áreas. Confira:
Combate à fome e à pobreza
Aprovam: 29%
Desaprovam: 69%
Não souberam/Não responderam: 2%
Educação
Aprovam: 24%
Desaprovam: 74%
Não souberam/Não responderam: 2%
Meio Ambiente
Aprovam: 25%
Desaprovam: 68%
Não souberam/Não responderam: 7%
Saúde
Aprovam: 13%
Desaprovam: 87%
Não souberam/Não responderam: 1%
Segurança Pública
Aprovam: 14%
Desaprovam: 84%
Não souberam/Não responderam: 1%
Combate à inflação
Aprovam: 12%
Desaprovam: 86%
Não souberam/Não responderam: 3%
Combate ao desemprego
Aprovam: 12%
Desaprovam: 86%
Não souberam/Não responderam: 1%
Taxa de juros
Aprovam: 7%
Desaprovam: 90%
Não souberam/Não responderam: 3%
Impostos
Aprovam: 8%
Desaprovam: 91%
Não souberam/Não responderam: 1%