O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, demitiu nesta segunda-feira (13) o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Alves Borges de Azevedo. A demissão aconteceu após o programa Fantástico, da TV Globo, exibir uma reportagem sobre uma operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas que foi coordenada pelo órgão ambiental, especificamente pela diretoria de Olivaldi.
> Salles demite analista que se opôs a exportação ilegal de madeira
Fontes do Ministério do Meio Ambiente, que pediram anonimato ao Congresso em Foco, informaram que a demissão tem relação com a veiculação da reportagem e foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro ao ministro Ricardo Salles. A principal motivação do pedido teria sido o fato de os agentes terem queimado tratores e outros equipamentos usados no garimpo ilegal.
Em novembro do ano passado, o presidente prometeu a garimpeiros, em frente ao Palácio da Alvorada, que proibiria a queima de maquinário ilegal apreendido em ações de fiscalização.
Olivaldi é major da Polícia de São Paulo e está longe de se encaixar no perfil que Bolsonaro e seus aliados costuma chamar de ambientalista xiita. Ele foi nomeado para o cargo pelo próprio Ricardo Salles, em janeiro de 2019.
Risco de contaminação por covid-19
A ação do Ibama foi realizada em três terras indígenas no sul do Pará, onde vivem cerca de 1.700 índios. O que ensejou a ação do poder público foi o fato de as invasões de terras indígenas terem aumentado desde o início da pandemia de covid-19. Como a doença oferece riscos ainda maiores às populações indígenas, o Ibama agiu para impedir o contato dos garimpeiros com os índios. Antes da operação, os fiscais cumpriram 14 dias de quarentena preventiva.
“Nosso papel é não atrapalhar”, diz Salles ao defender iniciativa privada na área ambiental
Infelizmente, Bolsonaro é a favor da exploração da Amazônia, e isso é fato. Ou o povo se mexe nesse sentido, ou daqui a pouco não existirá mais a nossa Amazônia, pois Bolsonaro, só pensa na economia ?
O q esperar de um crápula desse? E do exterminador do futuro q hoje ocupa o palácio do Planalto? E só isso mesmo, veja vcs a operação foi pra prender garimpeiros ilegais e o cara ainda tá errado, aonde vamos parar????
Bolsonaro foi eleito defendendo essa prática, ele sempre foi contra a defesa do meio ambiente, portando o IBAMA mudou de lado.
Agora sua função é proteger garimpeiros e traficantes.
O ministro Ricardo Salles está CORRETÍSSIMO. Outro acerto do PRESIDENTE BOLSONARO em ministério!
Estadão divulgou!
Exame divulgou!
Terça Livre divulgou!
O Popular divulgou!
Nexojornal divulgou!
Brasil sem Medo divulgou!
Band divulgou!
Jornal da Cidade Online divilgou!
GLOBO, Congresso em Foco, Folha de São Paulo, entre outras mídias de esquerda até o momento estão caladas!
Preso em flagrante, em 11/04/2020, o chinês, Marcos Zheng, amiguinho do ditaDÓRIA e do Picolé de Chuchu (fez ligação entre a Saúde do governo João Doria (PSDB) com hospitais e médicos de Wuhan).
MOTIVO: Roubo de carga de 15 mil testes de Coronavírus e 2 milhões de máscaras descartáveis!
ISSO É UMA VERGONHA!
#FORADÓRIA
Relaxa Valdir, você está histérico. É vergonhoso um homem adorar qualquer ídolo, principalmente se ele for um inexpressivo capitão do exército.
É aí que vocês erram!
De onde você tirou a ideia de que meu ídolo é um Capitão do Exército?
Só tenho 02 (dois) ídolos:
DEUS e JESUS
Esse nefasto, embuste, preocupado com o maquinário dos garimpeiros enquanto índios são expostos cruelmente, sem falar na devastação na floresta.. lamentável sua postura Sr Presidente de bosta.