Governo autoriza emprego da Força Nacional no Pantanal sul-matogrossense

Em portaria publicada nesta segunda-feira (5), o governo federal autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Governo de Mato Grosso do Sul nas ações de combate aos incêndios florestais e queimadas no Pantanal. Os bombeiros atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário.

Veja a íntegra da portaria.

A FNSP é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ministro da pasta, André Mendonça, havia antecipado a medida na última sexta-feira (2). No domingo, foram enviados 40 bombeiros e 12 viaturas para o Mato Grosso do Sul. O esforço atende ao pedido do governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

> Senado cobra explicações de Salles sobre redução de multas ambientais

Além do apoio ao estado no combate aos incêndios florestais, o efetivo mobilizado presta assistência humanitária às famílias ribeirinhas que estão à margem do Rio Paraguai e tiveram suas residências atingidas pelo fogo.

Os militares estão atuando em localidades da região do Pantanal, além de auxiliar na contenção em propriedades particulares e de áreas de preservação ambiental. Eles estão apoiando, também, o trabalho no posto de atendimento de emergência a animais silvestres juntamente com Defesa Civil, Polícia Ambiental, voluntários, biólogos, médicos veterinários, entre outros.

Pantanal registrou um aumento de queimadas de 180% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No sábado (3), os senadores que integram a comissão temporária que acompanha os incêndios no Pantanal  acompanharam o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um sobrevoo na região de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O município já registrou mais de 6 mil focos de queimadas.

Após a visita, os senadores se comprometeram a estudar mecanismos, como o Estatuto do Pantanal, para a preservação da região.

Veja imagens da área de queimadas no Pantanal visitada por senadores

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!