O presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil deve divulgar, nos próximos dias, uma lista de países que compram madeira extraída de maneira ilegal da Amazônia. A afirmação foi feita em reunião dos Brics, grupo de países que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizada nesta terça-feira (17).
“Alguns desses países são os mais severos críticos ao meu governo, no tocante a essa região amazônica”, disse Bolsonaro, durante seu discurso de abertura. O presidente disse que a divulgação interessa a muitos, e que isso “diminuirá e muito” o desmatamento na região.
O governo brasileiro está sob pressão desde o início do governo Bolsonaro para reverter uma política de extração predatória em seus biomas. Na última semana, o Reino Unido anunciou a proibição da importação de commodities de áreas desmatadas, o que pode prejudicar a produção brasileira. As empresas britânicas terão de fazer pesquisa prévia nesses países para verificar se a produção dos insumos prejudica a flora local.
Leia também
> Proposta foi abolida, diz Bolsonaro sobre expropriação de propriedades
> Biden pode apontar o Brasil como o primeiro “bandido do clima”
Com esta declaração, Bozo assina diploma de jumento, dá um tiro no próprio pé e mente: 1) País algum compra madeira ilegal, só empresas. 2) Se venderam madeira ilegal brasileira, foi por conivência, incompetência, omissão e/ou negligência do (des) governo federal (MMA/Ibama) responsável pela fiscalização e combate aos madereiros; 3) Os compradores de madeiras ilegais são exclusivamente brasileiros; 4) A mando do Sabotador-mor da República, o MMA exonerou fiscais do Ibama que combatiam madereiros ilegais na origem e nos portos, fornecendo o Documento de Origem Florestal sem verificar a origem, descredenciando nossas madeiras. Os compradores internacionais só compram madeira de certificadoras independentes como a FSC. Com isto o Pr ofende nosso parceiros e investidores internacionais isolando o país e nossos produtos, prejudicando a nossa capenga economia, nossos exportadores e gerando mais desemprego. Impeachment Já !
O governo precisa tomar medidas rigorosas contra os vendedores de madeira brasileira que estão aqui no Brasil.
Mas não vai tomar.
É tudo o que eu mais temo muito mesmo
Para mim, essa é mais uma tola bolsonarice. Melhor ele faria se divulgasse q decidira voltar a equipar os órgãos de fiscalização ambiental, desmantelados por obra e graça de Ricardo Salles.
Que ótimo! Quer dizer que agora temos uma confissão definitiva de que VENDEMOS madeira ilegal e o governo é conivente, já que sabe e tem uma “lista” de quem compra, confessando por tabela, a ingerência sobre o meio ambiente. E vão usar a lista pra fazer chantagem, hein, kkkkkkkkk.
Que bonito…é o mesmo que ir a uma delegacia denunciar que estão comprando drogas…de você. O presidente agora cag0u, sentou em cima e saiu escorregando, kkkkkkkkk
Eu ia dizer isso.
– vendemos madeira ilegal
– o Presidente está sabendo e deixando rolar
– ele escolheu não proibir, preferindo usar o fato para fazer chantagem e política
É como falei: foi mais uma bolsonarisse para a coleção.
O “capitão de artilharia” deu um tiro no próprio pé !
Não são países que importam, mas empresas privadas. Mesmo assim é bom denunciar porque países têm o dever de inspecionar as importações de madeira. Será que vêm com selo verde falsificado? Isso não isenta o Brasil, que tem que coibir o desmatamento mas está fazendo e estimulando o contrário. (Aliás, há anos vi um programa televisivo que tinha pesquisado o destino da madeira clandestina e a maioria ia para a construção civil brasileira.)
Será que ele vai denunciar o Brasil também? 😉
Shiii!
Seria denunciar a si próprio. Bolso não fará isso, claro, mas deveria, para o bem do Brasil (e dele próprio), corrigir a política ambiental, reconhecer q soltou a corda, desmantelou os órgãos de fiscalização.
Não confunda madeiras certificadas por empresas certificadoras isentas, independentes e de lisura e competência reconhedida internacionalmente como a FSC – Forest Stewardship Council , com o sabotado Documento de Origem Florestal preenchida por fiscais do Ibama que foram exonerados e agora não mais preenchido na origem e sim nos portos e aeroportos e fronteiras. Os compradores estrangeiros oriundos de paises desenvolvidos não compram madeira que não for certificada pela FSC e as ilegais são consumidas totalmente no Brasil. O MPF processou o Salles, pediu impeachment dele mas o judiciário negou. Nossa justiça é muito conivente com o desgoverno. A farra do desmatamento ilegal esta sendo “financiada” pelo Salles e Pr. Os próprios fiscais do Ibama denunciaram as fraudes em burlar a fiscalização e liberar as madeiras ilegais mas nada disto adiantou. País entregue aos bandidos ambientais, politicos corruptos e judiciário omisso e conivente.
Nas declarações do presidente, uma confissão implícita da má condução politica do meio ambiente .Já a provável hipocrisia dos críticos da politica ambiental do Brasil não justifica a manutenção dos erros aprofundados no governo Bolsonaro. Cortem os erros pela raiz , e tudo mais estará estará estancado.