Biden pode apontar o Brasil como o primeiro “bandido do clima”

Em seu plano de governo apresentado ainda durante a campanha, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, apontou a possibilidade de nomear países como "climate outlaws", ou "bandidos do clima", em tradução livre.

Após sua posse, aponta o site americano Vox, Biden poderá nomear o Brasil como o primeiro "bandido do clima" de sua lista.

Veja aqui  o plano que Joe Biden apresentou para as mudanças climáticas, ainda durante a campanha.

O texto apresentado por Biden para o clima fala em "nomear e envergonhar" bandidos do clima. "O governo Biden irá instituir um novo relatório de mudanças climáticas globais para tornar países responsáveis por alcançar – ou por falhar em alcançar, os seus compromissos com [o acordo de] Paris e para outros passos que promovam ou atrapalhem soluções climáticas globais", escreveu Biden.

A expectativa é que o governo Bolsonaro terá de rever suas posições sobre o meio ambiente sob uma nova gestão nos Estados Unidos, menos alinhada ideologicamente sobre o clima. Biden já citou o país nominalmente, ameaçando o Brasil com sanções caso não pare com suas políticas de desmatamento comandadas pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

> Secretário de Estado escolhido por Biden deve enfraquecer Ernesto Araújo
> Reino Unido proíbe importação de commodities provenientes de áreas desmatadas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!