O presidente Jair Bolsonaro é alvo de denúncia no Tribunal Penal Internacional acusado de promover o “genocídio de povos indígenas”. A ação foi movida por duas organizações de advogados especializadas em direitos humanos, a Comissão Arns e o Coletivo de Advogados de Direitos Humanos (CADHu).
>Governo defende soberania brasileira na Amazônia em resposta a Macron
O Tribunal Penal Internacional é um órgão criado em 2002 com o apoio do próprio Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
A corte é um tribunal permanente de justiça internacional cuja missão é julgar pessoas que cometeram crimes de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, como por exemplo escravidão, extermínio e assassinato.
O presidente da Comissão Arns, que entrou com o processo contra Bolsonaro, é o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que comandou a pasta durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSBD).
Bolsonaro foi denunciado ontem ao Tribunal Penal Internacional por incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas do Brasil. A representação é movida pelo @CADHu e pela #ComissãoArns. pic.twitter.com/hCZdljeZex
Publicidade— Comissão Arns (@comissaoarns) November 28, 2019
Na ação é citada a propagação dos incêndios na Região Amazônica e que causou o primeiro constrangimento internacional do governo de Jair Bolsonaro, envolvendo atritos com o presidente da França, Emmanuel Macron, e em menor escala também com a presidente da Alemanha, Angela Merkel.
>Deputados discutem projetos de combate ao desmatamento na Amazônia
> Marina Silva: Marcos Pontes devia ter saído do governo para defender o Inpe
Não é só incitação à violência contra índios, mas também contra outras pessoas, ao querer dar poder absoluto às polícias, violência contra o meio ambiente, ao incentivar as queimadas e outras formas de exploração, como os desmatamentos, enfim, várias falas de uma criatura recalcada com tudo e todos. Não têm limite nem medida, esse presidente.
Sério? E como você se sente sobre isso? conte-me mais!!! kkkkkkkkkkk Tira esse peso do coração…
Acho lamentável uma situação dessas! Qualquer pessoa (inclusive os membros dessa comissão) sabe q Bolsonaro não incitou violência contra ninguém. Isso é conversa fiada da esquerda inconformada, q faz um auê danado por qualquer coisinha. Em quê dará isso? Em nada, claro. Essa turma deveria empregar o tempo em coisas úteis. Se bem q Bolsonaro, também, costuma falar pela bunda.
Denuncia caluniosa é CRIME!
https://uploads.disquscdn.com/images/640cfe04745b760ade872e1e1afe14f15d489722de1056eb06d22e15ed3b6ffb.jpg
É por estultices que tais que certos órgãos da sociedade civil guardam similaridade com hemorroidas, ainda que se imaginem à cabeça.