A candidata a presidente do Senado Simone Tebet (MDB-MS) conseguiu nesta quarta-feira (13) o apoio do Cidadania, que tem três senadores. O Congresso em Foco apurou que o Podemos também vai embarcar na aliança e o anúncio será feito nesta tarde.
Os congressistas do Podemos se reunirão com os do PSDB às 15h30. A expectativa é que o Podemos anuncie apoio a Simone e o PSDB libere os senadores para apoiar o candidato de preferência.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Os senadores José Serra (PSDB-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) já manifestaram apoio a Simone nesta tarde, mas há pelo menos três tucanos no Senado, de uma bancada de sete, que preferem o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Apesar da maior parte do Podemos apoiar Simone, os senadores Romário (Podemos-RJ) e Marcos Do Val (Podemos-ES) vão votar no candidato do DEM.
Leia também
Colegas senadores, vamos eleger @SimoneTebetms à presidência do Senado. Independência dos poderes e harmonia, sem polarização. Simone representa renovação, seriedade, diálogo, além de valorizar a força da mulher na política. pic.twitter.com/BJCdEmY0OI
— Mara Gabrilli (@maragabrilli) January 13, 2021
Publicidade
Declaro meu apoio à senadora @SimoneTebetms p/ a Presidência do Senado. Renovar é preciso e estou certo de que sua eleição será um grande avanço. À frente da CCJ, Simone nos mostrou seriedade, firmeza e espírito democrático. Agora, vamos elegê-la a 1ª mulher Presidente do Senado! pic.twitter.com/oVmjoBuPNP
— José Serra (@joseserra_) January 13, 2021
Sem considerar as dissidências, MDB, Podemos e Cidadania formam juntos um bloco de 27 senadores. O principal concorrente da emedebista é Pacheco, que já tem um bloco com 38 senadores. O mineiro é apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro.
>Rodrigo Pacheco atrai PP e se aproxima da maioria do Senado
A senadora do MDB passou a manhã em reunião com a bancada do Podemos. A confirmação dos apoios acontece um dia depois de sua candidatura ser anunciada pelo MDB.
Mesmo com a atual desvantagem no tamanho dos blocos, aliados de Simone no Podemos creem que ela é competitiva na disputa. “Davi Alcolumbre é bom de saída e ruim de chegada! Estava na frente na disputa pela prefeitura de Macapá e perdeu a eleição. Estava ganhando no STF por 5×0 e perdeu por 6×5″, disse um senador do partido ao site.
>“Acho estranho, mas respeito”, diz Braga sobre PT e Bolsonaro juntos no Senado
Deixe um comentário