Empresário por vocação e liberal por convicção, Tasso Jereissati (PSDB-CE) é um dos mais influentes políticos tucanos em Brasília. Ex-governador do Ceará, cargo que ocupou por três mandatos (1987/1990, 1995/1998 e 1999/2002), Tasso assume a relatoria da reforma da Previdência no Senado com a missão de preservar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Câmara dos Deputados .
> Participe da escolha dos melhores parlamentares do país
Com mais de R$ 389 milhões em bens declarados, Tasso é, dentre os 81 senadores, o dono da maior fortuna informada à Justiça eleitoral. Foi um dos fundadores do Grupo Jereissati, responsável por uma das maiores redes de shopping centers do país, o Iguatemi.
O tucano anunciou que vai trabalhar pela manutenção da quase totalidade da matéria aprovada pela Câmara. Seu desejo é aprovar o “coração” da reforma o “mais rápido possível”. Tasso deixará a reinclusão dos estados e municípios para uma proposta de emenda constitucional (PEC) que vem sendo chamada no Congresso de paralela.
Leia também
Na visão de Tasso, o coração da reforma é composto pelos principais pontos do texto apreciado pelos deputados, como fixação de idade mínima de aposentadoria, regras de transição, unificação dos sistemas público e privado e fim dos privilégios de várias categorias.
Eleito em 2014, Tasso tem mandato até 31 de janeiro de 2023 e está entre os congressistas mais atuantes no debate de temas econômicos. Foi autor de propostas relativas a reforma tributária, Lei de Falências, parcerias público-privadas (PPPs), normas orçamentárias, combate às desigualdades regionais e gestão de empresas estatais, entre outras.
Sua escolha como relator atende a um anseio da maioria do Senado, que pedia uma voz experiente e com boa interlocução tanto com a esquerda quanto com a direita. Considerado um político agregador, Tasso promete atuar para reduzir as arestas, aprovando as mudanças nas regras de aposentadoria em, no máximo, dois meses.
Influência nacional
Um sinal da influência de Tasso Jereissati no cenário político e econômico é que ele foi presidente nacional do PSDB em três ocasiões diferentes. No seu primeiro mandato à frente do partido, na década de 1990, exerceu importante papel na consolidação da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 27 de maio de 2011, assumiu a presidência nacional do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB. Com a eleição do ex-ministro Bruno Araújo como presidente nacional da legenda, acabou perdendo espaço no partido. Bruno é ligado ao governador de São Paulo, João Doria, que se apresenta como renovação ante as lideranças históricas do tucanato.
De família empresarial e política, Tasso, que se formou em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é filho do ex-senador Carlos Jereissati e de Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati. Já presidiu, entre outros órgãos legislativos, a poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Um dos principais empresários do Ceará, Tasso foi acusado em 2009 pelo jornal Folha de S. Paulo de usar indevidamente verbas destinadas à compra de passagens aéreas para fretar jatinhos. Em nota enviada ao Congresso em Foco, o senador afirmou: “Por ter utilizado aeronave particular, nunca usei verbas para passagens a que tinha direito. Em determinada oportunidade, exatamente por não haver previsão expressa a esse respeito, oficiei à direção da Casa sobre a possibilidade do uso desse saldo não utilizado para o fretamento de uma aeronave, tendo sido oficialmente autorizado a fazê-lo”.
> Previdência: Alexandre Frota se abstém e é o único do PSL a não votar a favor
> Deputado processado pelo PSB muda voto no segundo turno da Previdência
Brasil já no fundo fo poço pelo jeito. Br Malls vendendo um monte de shoppings brasil afora. Esse negócio deixou de ser lucrativo.lojistas piram..ou correm atrás do rabo.
OS CALHORDAS ESCRAVOCRATAS DA CÂMARA E DO SENADO, JÁ ESTÃO RINDO ATÔA e viva a “nova velha” política do mentcapto BOZO !….
É o fim da picada! Um empresário multimilionário decidindo sobre as futuras aposentadorias e outros benefícios previdenciários do trabalhadores. Falta à maioria dos eleitores a consciência de classe. Trabalhador tem de votar em trabalhador e não em seus opressores.
“Liberal por convicção”
Q? O cara hoje é a representação máxima da esquerda dentro do PSDB o mesmo sempre foi a favor do corporativismo por isso teve vida mansa como “empresário por vocação”, dentro do PSDB o resto como o Dória é tudo Fabiano, repórter sabe nem o que é ser liberal…patético.
Obs: Conheço meus inimigos sei quem eles são e o que são…coronel bom é coronel morto…
Ou seja, aos ratos gordos, o queijo. Muito fácil e cômodo pra eles. Você só vê ricos banqueiros, apresentadores de TV, que ganham fortunas, o governo dos ricos e seus comprados deputados, bem como alguns papagaios, defendendo essa absurda e cruel reforma da previdência.
Durante o processo de concessão das empresas públicas e sociedades de economias mistas, as ditas estatais, isso lá pelo fim da década de 90, a polícia federal era totalmente desaparelhada, com todo respeito, meia dúzia de agentes com foco no tráfico de drogas. A CGU era um rastro do que é hoje. O TCU, idem. Ou seja, a maior movimentação financeira da história do Brasil ficou a cargo de apenas uma ave (tucanus larápius), sem desmerecer outros saques ocorridos como o da Lava Jato. A diferença era que a imprensa era desatenta (no minimo) às negociatas, os órgãos de controle eram incipientes e insipientes, a relação com organismos internacionais eram nulas, Convenção de Viena foi assinada em 1988, com foco no crimes de primeira geração, – Tráfico de Entorpecentes. Ou seja, nadaram de braçada. Dinheiro para sustentar gerações, para se aposentar e morar em cobertura no bairro de Higienópolis. Aqui em MT, tem uma ponte que liga Cuiabá a Várzea grande com o nome de um ex ministro das telecominicaçõe$. por que $erá?
Enquanto não tivermos operários no poder, será isso aí. Mega empresários governando sob causa própria. No final de seu mandato o povo o reelegerá porque não é politizado.
Os trabalhadores darão o troco a todos esses partidos covardes….não esqueceremos, e trabalharemos, de graça, pra mostrar a sociedade o que esses insanos estão fazendo, tirando o sonho de milhões de brasileiros de poder se aposentar a tempo de aproveitar um pouco da vida, antes de morrer!
Todos sabemos que teremos aprovações pelos políticos que temos. Foram, são e sempre serão os Legisladores, o que nos coloca em grande responsabilidade em elegê-los. Somos responsáveis? Bem, eu posso estar enganado ou a reportagem, mas me parece que o Senador com maior patrimônio é Blairo Maggi, o ex governador do MT e ex Ministro e isto, antes de entrar para a Política, quando já era o Rei da Soja, hoje lugar ocupado por seus primos, vez que se dedicar á política foi uma perda para o gerenciamento dos bens.
Segundo a Forbes, patrimônio superior a um Bilhão de reais.
O Tasso está de olho no setor de saneamento. Ele tá doido para abrir o setor e ganhar mais dinheiro.
O que as pessoas não sabem é que muitas cidades européias e americanas reestatizaram as empresas de distribuição de água, pois o preco da tarifa explodiu e os serviços não melhoraram.
Obrigado Hélder Barbalho por apoiar a Companhia de Saneamento do Pará.
Ninguém vai querer investir em regiões pobres e afastadas sem dinheiro para pagar a conta…
O Senador Tasso possui grande experiência política, liderança na casa legislativa, conhecimento da situação da Previdência, e conhecedor da situação econômica tanto dos Estados como dos Municípios. Isso será importante na condução da matéria junto ao Senado.
Baba ovo dos ricos, se você precisar de aposentadoria você terá lascado, mais pelo comentário deve ser igual este Senador, um exterminador dos trabalhadores e dos pobres.
Ele deve entender de aposentadoria não é? E entende de gente pobre não é? Cara, fico cada vez mais triste com nosso país nas mãos desses caras que só entende de salvar o próprio rabo!
A aposentadoria dele tá muito bem garantida em fundos de ações, investimentos imobiliários e euros aplicados em bancos no exterior, geridos por gerentes financeiros muito bem pagos. Enquanto isso o pessoal que depende de INSS tá batendo palma pra ele e brigando por ele. Só ler os comentários aqui!
Sim verdadeiro, o brasileiro é escravo por natureza. Adoram ser escravos, e isso se chama ser pobre. A pessoa que vive na cola de ricos, são pobres que nunca serão ricos.
Os empresários querem mais que o povo se ferre e ganhe cada vez menos para sobre mais para eles o que nos EUA não acontece é repassado em salários maiores.
Até parece que a previdência social é o maior problema do Brasil… Engraçado, não é!
O maior e mais sério problema do Brasil, é a pseudo sociedade de exceção que não deixa o país sair do atraso… É também a omissão passiva de um povo, que não se cansa de ser feito de bobo todos os dias, com sua o inexplicável boa fé, com seu suor e com seu próprio dinheiro… Na verdade, a imensa maioria de pessoas, muitos desvalidos, que ajudaram fortemente a eleger todos que estão em posição de poder, serão os mais prejudicados… Pior, serão como sempre foram, os mais afetados… Aliás, o que espanta mesmo, é saber com que facilidade o povo brasileiro, se sujeitam em ser enxugadores de gelo…
Tasso é outro tucano famoso que ao lado de tucanos ilustres como Aécio Nóia e José Serra Munrá, tucanou até umas horas….agora resolveu mudar de partido mas o passado o condena.
Shoppings já em extinção nos Eua, aqui já está começando a quebradeira.
Aqui no Brasil, os políticos donos de Shopping podem criar benefícios fiscais para impedir a quebradeira, no fim o povo paga a conta….rs
TODOS QUE ESTÃO APROVANDO ESTA REFORMA TODOS EMPRESARIOS. FAZENDEIROS.E O POVO ESTA AMANDO.SO QUERO VER O FINAL.DESEMPREGO- MAIS MISERIA.EU VOU ADORAR.
“O pior de ser governado pelo Scar é ver as hienas rindo enquanto morrem de fome”
Que contraste bizarro, o político foi governador do Ceará por 3 vezes, o estado falido/precário, o trabalhador passando necessidades e o político Tasso Jereissati milionário, esse sistema político do Brasil é mesmo nojento, imoral, constrangedor e lamentável, que horror para esses políticos brasileiros viverem das regalias provenientes dos impostos. Deve existir um inferno reservado para essas criaturas depois da morte, algo bem diferente do que estão acostumados.
Você ta revoltado não sei porque……você já se deu conta de quantos empregos ele gera com suas empresas pelo Brasil afora…???….O Lula, o seu ídolo, além de não gerar nada, só despesas até hoje (Ele em cana, mantém ao seu redor 8 seguranças e automóvel blindado), só roubou, como a maioria dos políticos….são todos pilantras….
kkkkkkk vc sabia q ele é filho de coronel, do mais forte do ceará? Ciro é peixe pequeno perto desse aí. O q ele gera de empregos não é nem sombra do q ele e familia rancou e ainda ranca do povo. Tem muito sangue nas mãos deles. Logo o cara q menos precisa de aposentadoria e não abdicou da aposentadoria especial será o relator kkkkkkkkk a q ponto chegamos kkkkkkk só rindo mesmo kkkk temos um Coronel liberal kkkkkkkk
O que me deixa mais triste ainda e o bando de pobre aplaudindo essa reforma, pensa bem se esse senhor senador bilionário terá alguma compaixão pelos pobres ele quer mais é que os trabalhadores e os pobres pague o pato.
Outro bolsotralhaidiota que tem bandido de estimação…
Bolsotralha tem fixação no Lula. Ninguém falou do Lula e ele vem com esse papo. Tá querendo desviar a atenção e passar pano pro chefe deles…
O que a “maior fortuna do Senado” tem a ver com a reforma da ultra deficitária Previdência? A maledicência no título da matéria é clara mas ela não compromete nem um pouco a necessidade de se reformar a Previdência. Toda a sociedade, incluindo ricos e pobres, se beneficiará com as mudanças na Previdência. Sem a reforma não haverá dinheiro para pagar aposentadorias e investimento público (inclusive no social: educação, saneamento, segurança e etc.).
Vai mentir pras suas bandas…aqui o povo trabalhador só se ferrou….mentiroso!
Quando João se deitou faltavam cinco anos para a sua aposentadoria e ele receberia 1.800 reais por mês. Acordou faltando dez anos e receberá 1.200. Disseram-lhe que é justo, pelos fim dos privilégios e por amor ao Brasil. Existem milhões de Joãos aplaudindo seus algozes. Coisas do novo Brasil…
E quando a manada finalmente acordar, não haverá volta.
E se o JOão acordar e NÃO tiver dinheiro para pagar os R$ 1800 ou os R$ 1200?/ O que o JOão faz? CHORA!!! vá te catar, mortadela!
Você sabe que não estão cortando regalia nenhuma certo?
Apenas estão ferrando quem é o mais ferrado e é o elo mais fraco certo?
Sabe como fazem para dizer que existe “déficit” na previdência? Eles juntam o custo dos militares e outros que possuem regalias… Porém, estes que mais causam o tal déficit estão de fora da reforma.
Então pare de falar asneiras por aí. Quer criticar? Critique os reais problemas!
Fique na paz.
Tem que cortar as regalias dos servidores federais e aposentadorias especiais, e não de quem já é pobre.
O modelo no Brasil é tripartite, mas o governo deixa de somar na conta o COFINS e outras contribuições sociais.
Na Suécia os ricos pagam 40% de imposto sobre o lucro de fortunas, por que o Brasil só cobra 6% ???
1) comparar Brasil com suécia é ridículo. Seria o mesmo que comparar Brasil com Etiópia para “garantir” meu argumento
2) Os servidores federais, na sua maioria, possuem FUNDOS DE PENSÃO.. e não pesam nem 2% no INSS, do que o trabalhador “comum”.
3) Expectativa de vida ALTA, idade de aposentadoria baixa (até ano passado), e muita gente na informalidade que NÃO contribui para o INSS… ESTE são os problemas do sistema brasileiro
4) Dinheiro não aceita desaforo.. matemática não é brincadeira. A Reforma da Previdência é IMPRESCINDÍVEL .
Carlos você é um FDPUTAretardado que passa pano para BANDIDO…
Paranázinho.. vc é um verme .. e como verme vai morrer!
Esses bolsotralhas são burros mesmo. Acham que quem discorda é petista. Estão iguaizinhos os petistas, o discurso é o mesmo, a agressividade é a mesma, só muda a direção… Imagem de petista no espelho!
É.. vcs estão e vão continuar na lata de lixo da história mesmo. O discursinho ridículo de proletariado.. de nós contra eles.. MORREU. ESQUECE.. ninguém cai mais nesta pataquada. Querer chamar os outros de burros, enquanto vc defende o indefensável matematicamente.. é no mínimo canalhice. Mas.. canalhice é o nome do meio de todo petista mesmo. Então.. tá normal!
Homem de pouca inteligência, eles cortaram no sistema superavitário para manter o deficitário, mas é exigir demais de uma pessoa como você ler e aprender e se informar.
Sistema deficitário e sistema superavitário. Então na sua cabecinha mortadela.. o sistema onde a população morre mais tarde, e recebe aposentadoria mais cedo é SUPERAVITÁRIO? E o sistema de funcionarios publicos que possuem FUNDOS DE PENSÃO PRÓPRIO é deficitário… e quem tem pouca inteligência sou eu? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ASNO !…TE MANCA !…
kkkkkkkkkkk
Normal. Mortadela não tem argumento além do “coitadismo de sempre”. Lógica não é com a sua turma!!!
Achei o máximo quando li, fim dos privilégios de várias categorias, uma dessas categorias São as privilegiadas viúvas que ganham um salário mínimo e agora vão ganhar 70% dessa fortuna toda, quero ver essas marajás petistas agora. Arminha, arminha, arminha.
O título e a reportagem são pobres de espírito. O que tem uma coisa a ver com outra?
Que bom né, mais um bandido na área.
Problema não é o bandido na área. É quem tá sendo assaltado por ele ainda ficar agradecendo por isso!
Quem bom que quem vai relatar importante reforma que visa assegurar a minha aposentadoria e a do meu filho, é alguém que já provou na sua vida pessoal, saber poupar, gerir e investir. Fico aliviado, pq se colocam alguém que não soube gerir nem as próprias Finanças, como pode querer saber gerir a poupança da nação,
Tu é esperto assim mesmo, ou está sendo sarcástico????
É “esperto” assim mesmo…
É por isso que a reforma vai passar fácil: os assalariados que vão se ferrar ficam batendo palma pros ricos que vão continuar sem pagar IRPF…
Ué.. o relator deveria ser o de MENOR patrimônio? É este o critério? QUE BOBAGEM!!!
E onde foi que a reportagem disse isso? Essa é a única conclusão que você consegue chegar? Por isso que a reforma vai passar fácil, os pobres ficam passando pano pros ricos, e ainda se irritam com qualquer reportagem que não seja louvando eles…
Os irresponsáveis e demagogos que são contra a reforma da caótica Previdência apelam para as maiores sandices com o objetivo de comprometê-la.
Fácil aprovar algo quando eles mesmos nao serão atingindos né?
Isso não me espanta. O que me espanta são os pobres passando pano pros ricos, aplaudindo a reforma que só vai ferrar eles. O empregado paga imposto de renda, vai demorar mais pra se aposentar e com um benefício mais baixo, e fica batendo palma pro discurso “temos que cortar os privilégios!” do patrão, que não paga imposto de renda e tá se lixando pro INSS, com a aposentadoria milionária dele toda em fundos de ações e aplicações de longo prazo, gerida por bem pagos gerentes de bancos privados…
Bem observado. Verdadeiros papagaios, que serão depenados depois.