Presidente Bolsonaro tira Bia Kicis da vice-liderança do governo

O presidente Jair Bolsonaro destituiu a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) da vice-liderança do governo no Congresso. A dispensa (íntegra) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (22) e faz parte de um movimento amplo de troca nas vice-lideranças.

Governo dá liderança ao Centrão e irrita deputado bolsonarista

No início de julho, o presidente destituiu da vice-liderança o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), alvo dos inquéritos das fake news e de incitação a atos pró-ditaduraAliados do presidente disseram ao Congresso em Foco que a ideia é que as vice-lideranças passem por um rodízio. Na ocasião, Daniel Silveira criticou o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política com o Congresso.

A intenção é que sejam nomeados deputados do Centrão, bloco informal de centro e direita do qual o presidente tem se aproximado. O bloco já tem alguns representantes como Evair de Melo (PP-ES).

Ainda não foi indicado substituto para o cargo de Bia Kicis, que integra a chamada “tropa de choque” do bolsonarismo no Congresso. Ontem (21), Kicis foi uma dos sete deputados a votar contra a proposta que torna o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente, contrariando a orientação oficial do governo.

“A deputada votou de acordo com sua consciência. Seguiu o exemplo do presidente Jair Bolsonaro que, quando foi parlamentar, só votou de acordo com a consciência dele. Para a deputada, o presidente foi e continua sendo um modelo”, afirmou a assessoria da deputada ao Congresso em Foco por meio de nota.

Além do líder Eduardo Gomes (MDB-TO), o governo conta com dez vice-líderes no Congresso, dentre deputados e senadores. Entre eles está o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Pastor Marco Feliciano (Republicanos-SP).

> Maia critica regimes especiais e espera reforma tributária aprovada em 2020

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!