Impeachment não é pauta de campanha para presidência, diz Arthur Lira

*Errata: Inicialmente publicamos que Arthur Lira havia dito que impeachment não era pauta para "presidente da Câmara". O texto foi corrigido e o título alterado, já que a fala do deputado foi que "impeachment não é pauta de candidato à presidente da Câmara".

O candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL) evitou se posicionar sobre um eventual pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro por causa de sua gestão à frente da pandemia de coronavírus.

"Impeachment não é pauta de candidato a presidente da Câmara", disse o deputado pela manhã ao responder a uma pergunta do Congresso em Foco durante café da manhã com jornalistas. Lira também lembrou que o presidente atual tem "50 pedidos de impeachment lá, e não pautou nenhum", referindo-se a Rodrigo Maia (DEM-RJ) – o número correto é 61.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da Câmara arquivar ou submeter aos demais deputados a análise de pedido de abertura de processo de afastamento contra o presidente da República. Partidos de oposição pretendem apresentar novo pedido contra Bolsonaro nesta semana a partir das denúncias de omissão no desabastecimento de oxigênio em Manaus.

Na coletiva que organizou ao lado do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), Lira também evitou fazer comentários sobre a postura do presidente diante da crise sanitária. "Não posso comentar por ninguém, eu posso comentar por mim", ressaltou o candidato, referindo-se a Bolsonaro.

Ao comentar o início da vacinação contra covid-19 ocorrida ontem, Lira disse ser contra o que chamou de "politização" da vacinação, e afirmou que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tirou vantagem de armazenar a Coronavac para vacinar primeiro, "não posso dizer que desrespeitando, mas passando à frente [de outros estados]", disse.

> Eleição na Câmara será presencial no dia 1º. Decisão é dupla vitória de Lira
> Oposição aumenta pressão por impeachment e volta do Congresso

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!