“Faltou tudo, menos dinheiro”, rebate Eduardo Braga sobre Saúde do AM

Após a primeira etapa do depoimento do ex-secretário de saúde de Manaus Marcellus Campêlo, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse ao Congresso em Foco que na crise do oxigênio que assolou o Amazonas, em janeiro deste ano, “faltou tudo, menos dinheiro”.

O parlamentar avalia que faltou competência para os gestores de Manaus e falta de interesse do governo federal. Na análise dele, o Ministério da Saúde tinha condições de resolver a situação da capital e ter evitado as mais de 30 mortes contabilizadas em apenas dois dias por falta de oxigênio medicinal. Eduardo Braga também defende que a crise durou mais que este tempo mencionado pelo depoente na comissão.

O senador criticou duramente a falta de usinas de oxigênio em Manaus. “Eles [gestão de saúde de Manaus] são tão incompetentes que não tiveram a capacidade de comprar uma usina de oxigênio!”, reforçou.

Durante a sessão, o assunto foi debatido entre o depoente e Eduardo Braga.

Está aqui a relação de compras de usina do Estado do Amazonas: nenhuma feita pelo Governo do Estado. Senador Omar, está aqui, nenhuma feita com dinheiro do Governo do Estado ou com o dinheiro que tinha em caixa. Não dá pra você dizer que não sabia, não dá pra você dizer, como Secretário de Saúde, que você não podia comprar uma usina, uma usina de oxigênio”, enfatizou o parlamentar.

A agenda da CPI foi retomada nesta semana com o foco na situação de Manaus. Os senadores começaram a investigar a gestão da pandemia nos estados. Nesta linha, o depoimento desta quarta-feira (16) será do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS
Continuar lendo