O presidente Jair Bolsonaro se juntou a apoiadores da intervenção militar e do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal em frente ao Quartel General do Exército, neste domingo (19), em Brasília. Em discurso de dois minutos, transmitido ao vivo por suas redes sociais, o presidente disse que não está disposto a ceder e que os políticos têm de entender que são submissos à vontade do povo. “Não queremos negociar nada”, discursou o presidente do alto de uma caminhonete branca para uma plateia que o aplaudia a cada frase de efeito (veja o vídeo acima).
“Estou aqui porque acredito em vocês”, iniciou o presidente, começando a se desequilibrar no veículo. “Vocês estão aqui porque acreditam no Brasil”, emendou.
> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país
Apesar de a intervenção militar e o fechamento do Congresso serem causas antidemocráticas, Bolsonaro disse que se juntava os manifestantes para garantir a democracia. “Vocês têm a obrigação de lutar pelo país de vocês. Contem com o seu presidente para fazer tudo aquilo que for necessário para que possamos manter nossa democracia e garantir aquilo que há de mais sagrado para nós, que é a nossa liberdade”.
> As Forças Armadas, a democracia e Bolsonaro. Entenda os bastidores
A participação de Bolsonaro foi repudiada por parlamentares e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, entre outras autoridades. “Só pode desejar intervenção militar quem perdeu a fé no futuro e sonha com um passado que nunca houve. Ditaduras vêm com violência contra os adversários, censura e intolerância. Pessoas de bem e que amam o Brasil não desejam isso”, reagiu Barroso no Twitter.
O líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), disse ao Congresso em Foco que, embora queira, Bolsonaro não tem apoio das Forças Armadas para tentar dar um golpe de Estado.
Na avaliação dele, o presidente insufla o ódio contra o Congresso para tentar forçar os parlamentares a levar adiante um pedido de impeachment contra ele, que, no momento, não teria condições de prosperar em meio à crise provocada pela covid-19. Com grandes chances de sair vitorioso, Bolsonaro poderia sair fortalecido dessa disputa política, entende o deputado.
“Isso é muito grave. Mas precisamos fazer uma análise dos atos dele com cautela. Está beirando momento em que não poderemos mais tolerar isso. A maioria das pessoas que participa desses atos é inculta em relação ao que foi essa página negra da nossa história”, afirmou.
Para o líder da oposição, levantar a bandeira do impeachment de Bolsonaro no momento em que o país enfrenta uma epidemia seria um erro estratégico.
“Não podemos cair no jogo dele. Ele está querendo isso, cada vez mais insuflar o ódio. Temos de concentrar os esforços agora no combate à covid-19. Mas não vamos esquecer as coisas que ele tem feito. E vamos discutir esse assunto [impeachment] no momento oportuno”, disse André Figueiredo. “Agora, qualquer pedido de impeachment interessa mais a ele do que a nós”, acrescentou o oposicionista.
André ressalta que, apesar do apelo de bolsonaristas, não há qualquer disposição das Forças Armadas para uma eventual intervenção. “As Forças Armadas representam uma instituição que merece nosso respeito. Não vão reverberar por parte das Forças Armadas nada que seja do querer desse séquito pequeno que afronta a democracia. O mais revoltante é o presidente da República participar de manifestações antidemocráticas. Esse é um jogo que ele está querendo jogar: ele aposta na ruptura democrática.”
Assim como ontem, várias cidades registraram manifestações neste domingo pela reabertura do comércio. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foram os principais alvos da manifestação. A concentração de pessoas contraria as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde, que veem nas aglomerações grande risco de disseminação da covid-19.
Na Esplanada dos Ministérios, do alto do carro de som, um locutor chegou a pregar “morte a Maia e a Alcolumbre”. Parte do grupo se concentrou no Museu Nacional da República, no Eixo Monumental, e desceu em direção à Praça dos Três Poderes. Pessoas sem máscaras mostravam a bandeira do Brasil, buzinavam e pediam a saída dos presidentes da Câmara e do Senado. Maia foi acusado por Bolsonaro, na última quinta, de conspirar contra ele e de tentar tirá-lo da Presidência.
Houve princípio de confusão quando a Polícia Militar tentou impedir a passagem da carreata em frente ao Congresso Nacional. Os carros foram liberados, mas os carros de som, não. Também houve concentração de veículos em frente ao Quartel General do Exército, onde manifestantes também pediram “intervenção já com Bolsonaro no poder”. O Exército comemora neste domingo seu dia.
> Bolsonaro age em conjunto com o gabinete do ódio, diz relatora da CPI das Fake News
> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país
https://uploads.disquscdn.com/images/7b8e5c65d81258ce976485f49abab763800942053cb70040bd338caa60a30a71.jpg
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
ORA, ORA ORA, VÃO FAZER O QUE REVOLUCIONARIOZINHO DE TECLADO, ESPERAR O BERRANTE E SAIR NA RUA GRITANDO PRA NÃO FALAR MAL DO TEU HOMEM?
REVOLTANTE SR. EDITOR ESQUERDOPATA É TERMOS BANDIDOS, LADROES, CORRUPTOS, LESA PATRIA, USURPADORES, TRAIDORES, CONSPIRADORES NO CONGRESSO NASCIONAL E $TF, ISSO É DEMOCRACIA? SÓ SE FOR DA CLEPTOCRACIA E DA BANDIDOLATRIA. APOIAMOS O PRESIDENTE E O EXÉRCITO PARA FAZER A INTERVENCAO MILITAR E IMPEDIR QUE OS ATUAIS CANALHAS E BANDIDOS, TRAVESTIDOS DE AUTORIDADES, CONTINUEM SEUS DESMANDOS CRIMINOSOS CONTRA O POVO E A NACAO.
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
PARA OS DOENTES, QUALQUER PESSOAS QUE FALE DO SEUS FALSO MESSIAS JÁ SE TORNA INIMIGO.
O PIOR “presidente”(?) que o Brasil e os brasileiros já tiveram sem dúvida alguma !!!!!
FOOORAAAAAA BOLSONAROOOOO JÁÁÁ !!!!!
FORAAAAA DIREITALHAAAAAAAAA JÁÁÁÁ !!!!!
Jornalistas esquerdopatas comunistas mentirosos do Congresso em Foco! Nao foi pedir o AI-5 nao! Embora o povo que ja esta cansado de voces abusarem no Brasil querer o AI-5!
O Brasil está se cansando desse presidente incapaz e inepto, indigno no cargo que ocupa.
Por isso apoiamos o AI5 – kkkk
Só se for com Mourão.
Eu tenho um pensamento que foge aos intere$$es de muitos que adoram um privilégio. A Constituição de 88 foi muito mal feita, privilegiando em muito a classe política. Ela foi demais socialista> Tudo é dever do estado, tudo é dever da União. Isso torna o brasileiro acomodado e “dependente” dos políticos. Primeiro: Ela foi feita por uma maioria norte/nordestina porque eles tem um coeficiente maior de deputados federais, segundo, você dependente do estado, o povo faz “troca”. Exatamente como os políticos norte/nordestino fazem. Ai se coloca um presidente nascido em Pernambuco, acostumado a trocas políticas no seu estado. Pronto: Ferrou tudo. Antes acusavam o FHC de ter comprado o congresso pra reeleição. Te pergunto: O que foi o Mensalão e o Petrolão? Foi o maior escândalo de corrupção do mundo pq a turma do barbudin COMPROU até a oposição..O Raul Seixas falava: Porquê não uma terceira guerra mundial? Eu te pergunto: Pq não um AI5 pra retomar o caminho da integridade nesse país? É pra se pensar..Como dizia o Collor: Duela a quem duela..mas o caminho precisa ser retomado. Fomos muito mal acostumados principalmente depois de 2003. É isso.
Só se for com o Mourão, o bosonaro não está à altura do cargo, nem chega perto.
https://uploads.disquscdn.com/images/1ab3d7220b53e75f90643f4392fde17a820f983b094ff5a2cc44c8c2fa93693a.jpg
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
NUNCA HOUVE, REPITO, NUNCA HOUVE MAIS CORRUPÇÃO DO QUE NO REGIME MILITAR, ELES TINHAM SEUS EMPRESÁRIOS FAVORITOS, TINHAM SEUS FEUDOS REGIONAIS, PORQUE NENHUM PARENTE DE GENERAIS DO ALTO ESCALÃO DAQUELA ÉPOCA HOJE É POBRE, OU CLASSE MEDIA , TODOS, TODOS SÃO RICOS? BASTA PERGUNTAR A ODEBRECHT PAI.
Uai, vocês diziam que Cuba e Venezuela eram ditaduras, e por isso deviam até ser invadidas, e agora querem ditadura por aqui, seus DOENTES !!!!
Boçalnaristas !!!!
FORAAAAA BOLSONAROOOOOOO JÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!!
Impeachment n’Ele !!!!
Quem falou que o Boçalnaro era golpista foi o Geisel….. De militar para militar, de general para tenente…de superior para subalterno….
Geisel classificou-o de mau militar.
Exatamente…porque ainda queria manter a ditadura….
Que ditadura estás falando?
Vamos usar a logica,: A entrevista que falam do Geisel é de 1993. Então como dizem, o Bolsonaro ficou no Congresso 28 anos. 2020 menos 28= 1992 – será que em 92 ele já tinha “cancha” pra falar em volta da ditadura? Estranho..As datas fogem à lógica;;Mau militar pode até ser mas ditadura..??? ele estava começando em Brasília…
Sim, já era conhecido pelas suas ações e opiniões. O irônico é que nem os militares do regime militar (que ele tanto adora) achavam ele um ser prestável.
P.S. ele entrou na reserva em 1988 e começou então sua carreira política.
O Boçalnaro conseguiu ser eleito vereador no Rio em 1988, assumiu em 1989, depois foi eleito a deputado federal em 1990, assumiu em 1991… De fato a entrevista do Gal. Geisel foi em 1993, e ele expressou a verdade sobre o Boçalnaro, pois a ditadura terminou por volta da primeira metade dos anos 80…. E o louco já a queria de volta como sempre deixou claro em suas vociferações na Câmara…. Precisa desenhar ?
Se AI-5 tivesse, você não teria a liberdade de expressar tantas asneiras em tão poucas linhas, seu mané.
Isso é o que te fizeram acreditar e é uma idéia totalmente incoerente. Como que “fulano” irá proibir de falarem bem dele próprio?
Ah, esqueci! Idolatria a políticos que estão no poder por vias não democráticas está permitido, mas tem que lustra bem as botas deles tá ok!
Incoerência é achar que as liberdades individuais serão respeitas com AI-5. Não foram antes, não serão nunca.
NÃO ACREDITEM EM NADA QUE UM MINION FALEM ELES MENTEM, ELES SÃO SEGUIDORES DE UMA SEITA MALIGNA QUE ADORA UM DEMÔNIOS CHAMADO BOZO.
VCS SÃO DOENTES, A IDEIA DE VCS DE DEFENDER A LIBERDADE É JUSTAMENTE TIRAR A LIBERDADE DOS OUTROS.