Bancada evangélica articula candidatura de Marcos Pereira para comandar a Câmara

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), 1º vice-presidente da Câmara e presidente da sigla, tem conversado com colegas da frente parlamentar evangélica para articular sua candidatura à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da Casa. Ex-ministro de Michel Temer, Marcos Pereira é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

“Ele está trabalhando para ser candidato e está construindo diálogo com essas proposta. E, sim, a FPE está fechada com o presidente Marcos Pereira”, disse o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), coordenador da bancada evangélica, ao Congresso em Foco.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Pereira se reuniu na semana passada com deputados do grupo para falar sobre a pré-candidatura. A bancada conta com 195 deputados, mas isso não representa o tamanho do apoio ao pré-candidato, já que nem todos participam ativamente.

O partido tem vínculos próximos com o presidente Jair Bolsonaro. Os filhos do presidente, o senador Flávio e o vereador Carlos, são filiados, além do fato de indicados pela legenda ocuparem secretarias no Ministério da Agricultura e no do Desenvolvimento Regional.

No entanto, o partido não quer ser identificado como base do governo e tem dito que a bancada na Câmara é independente. Antes mesmo do DEM e MDB terem saído do bloco comandado por Arthur Lira (PP-AL), o Republicanos já havia saído do grupo.

> Maia nega atrito e elogia Arthur Lira

> Ala do Centrão quer independência e alternativa a Lira para comandar Câmara

O Republicanos faz parte do Centrão, grupo informal de deputados de centro e direita. Outros representantes do grupo também querem presidir a Câmara, como Lira, que adota postura mais governista. O deputado de Alagoas atua como um intermediador na negociação de cargos com o Executivo, inclusive oferecendo espaços para outros partidos que não o PP.

> Saída do Centrão fortalece aliança entre Maia e MDB para eleição da Câmara

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!