Ex-deputado do Centrão é nomeado para secretaria do Ministério da Agricultura

O governo federal nomeou o ex-deputado Cesar Halum (Republicanos-TO) para o comando da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Agropecuária. A decisão foi assinada pelo ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, e está em edição extra do Diário Oficial da União (íntegra) publicada na noite de quinta-feira (18).

>Conselho Monetário Nacional aprova expansão de crédito do Plano Safra

Halum foi deputado federal de 2011 até o final de 2018. Antes de ser filiado ao Republicanos, já passou pelo PPS (atual Cidadania) e PSD.

O Republicanos (ex-PRB) também deve emplacar nas próximas semanas o comando da Companhia Nacional de Abastecimento (Conib), vinculada ao mesmo ministério. Também há expectativa de que um indicado do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ocupe o comando da Telebras.

Nesta semana, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) tomou posse como ministro das Comunicações. Embora a sua escolha seja creditada ao fato de ser próximo do presidente Jair Bolsonaro e genro de Silvio Santos, a vinda dele para a Esplanada dos Ministérios foi bem recebida pelo Centrão, que tem a expectativa de facilitar o diálogo com o Planalto.

>Centrão ganha mais um cargo no Ministério da Educação

>Centrão negocia cargos nos ministérios da Agricultura e Ciência e Tecnologia

Bolsonaro tem negociado a ocupação de cargos com os partidos do Centrão em troca de uma base no Congresso. A necessidade do movimento foi reforçada nesta semana, dada a crise que Bolsonaro enfrenta com a prisão do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz.

O ex-assessor foi encontrado na casa de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, em Atibaia (SP) e é investigado sob suspeita de comandar um esquema de lavagem de dinheiro dentro do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) quando era deputado estadual.

>Prisão de Queiroz deixa Bolsonaro mais dependente do Centrão

> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!