MPF cobra esclarecimento de deputada que relacionou pessoas LGBT à pedofilia

O Ministério Público Federal deu 30 dias para que a deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) preste esclarecimentos sobre uma postagem feita no dia 12 de junho em que relacionou o crime de pedofilia a pessoas LGBTQIA+ e aos movimentos ligados a equidade de gênero e direitos sexuais.

>Ex-ministros da Fazenda lançam carta em defesa do meio ambiente

A deputada deve comprovar as bases científicas da sua afirmação e, caso não consiga embasar cientificamente seus argumentos, ela deve se retratar sobre a informação divulgada nas redes sociais.

As recentes notícias acerca de investigações policiais sobre casos de pedofilia levam-nos a refletir novamente a...

Publicado por Chris Tonietto em Sexta-feira, 12 de junho de 2020

Na decisão, o MPF considera que a Constituição Federal de 1988 defende a construção de uma sociedade livre, justa, solidária sem sem preconceitos. No entendimento do órgão a expressão "teoria de gênero" foi utilizada pela deputada na postagem "de forma vaga, imprecisa e descontextualizada para designar indiscriminadamente toda e qualquer intervenção teórica concernente ou alusiva aos estudos de gênero, de modo a produzir pânico moral com o objetivo de obstaculizar o reconhecimento de direitos sexuais e equidade de gênero como consectários da dignidade da pessoa humana".

O MPF afirma ainda que a maior parte dos casos de violência sexual infantil vem de agressores dentro do contexto familiar ou ambiente doméstico. A postagem, segundo o MP, induz falsamente a opinião pública a acreditar que pessoas LGBTQIA+ estariam propensas a este tipo de crime, o que aumenta o preconceito e o estigma contra esta população.

Veja decisão na íntegra:

O Congresso em Foco tentou contato com a assessoria da parlamentar, mas até o momento da publicação não obteve resposta. A matéria será atualizada caso a parlamentar se posicione sobre o assunto.

>Para Armínio Fraga, governo Bolsonaro é “anticientífico e obscurantista”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!