O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, pediu nesta terça-feira (2) uma apuração sobre a conduta do desembargador Jaime Machado Júnior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Em um vídeo que circula pelas redes sociais, gravado ao lado do cantor Leonardo, Machado Júnior se dirige a cinco juízas e diz: “Nós vamos aí comer vocês. Ele segura e eu como”. O desembargador, que pediu desculpas publicamente, foi notificado a prestar informações no prazo de 15 dias.
Veja o vídeo (os nomes das juízas foram suprimidos):
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai apurar possível infração disciplinar. “O magistrado foi autor de palavras profanas e protagonista de registro audiovisual que avigora a objetivação da mulher e acirra a desigualdade de gênero”, acusa a jurista Maria Tereza Uille Gomes, conselheira do CNJ que assinou a peça.
Depois que o vídeo vazou, o desembargador divulgou uma gravação na qual afirma que tudo não passou de uma “brincadeira” com amigas juízas do município de Lages (SC). Ele pede desculpas se, “eventualmente”, ofendeu alguém ou “se tiver outra interpretação”. Jaime diz ainda que é uma pessoa “irreverente”.
Leia também
Veja o vídeo:
Publicidade“Esse vídeo foi para outra conotação. Primeiro, não publiquei o vídeo em lugar nenhum. Remeti para elas e alguém menos avisado lançou isso e caiu nas redes. Se eventualmente ofendi alguém ou se tiver outra interpretação, peço perdão. Quem me conhece sabe que sou irreverente, expansivo e que eu jamais faria uma coisa dessas de verdade. Na verdade, fiz de brincadeira com minhas amigas que pediram mensagem com o cantor”, afirmou.
No início da noite, o desembargador divulgou uma nota (íntegra abaixo) por meio da assessoria do Tribunal de Justiça em que admite que errou, foi “infeliz” com uma declaração que “reforça uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade”. Jaime afirma que espera que o caso sirva de lição para ele e “todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira”.
Veja a íntegra da nota:
“Nota de esclarecimento
Na tarde de hoje fui surpreendido com a veiculação de um vídeo em que apareço ao lado do cantor Leonardo, em um encontro entre amigos, no qual faço comentários dirigidos a algumas colegas magistradas, com as quais possuo laços de amizade já de muitos anos. Inicialmente, quero esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de ofender, menosprezar e mesmo agredir as minhas colegas, nem as mulheres em geral.
Reconheço que as colocações foram inadequadas, infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo os meus erros e com eles procuro aprender. Espero que este episódio sirva de lição não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira.
Cordialmente,
Jaime Machado Júnior, desembargador do TJSC”
>> José Mayer admite assédio sexual e pede desculpas a figurinista da Globo
>> Ação quer que TV Cultura se desculpe por “machismo” contra Manuela D’Ávila
OBJETIVOS DAS VIAGENS ESPACIAIS – O homem evoluiu mais de 500 milhões de anos para um dia ter comida excessiva da produção mecanizada, mas como não fomos criados para fugir da comida, a obesidade crescente é o resultado lucrativo da comida caçando o homem. O homem aprendeu a dominar o fogo e a moldar o ferro, e agora a nossa dependência mineral tritura as montanhas mineiras transformando a paisagem exótica em ambiente marciano com um visual lunático. Temos uma democracia de governo, mas quem controla é o JUDICIÁRIO que tem o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO no bolso, e nossos presidentes se aposentam no retiro do Moro em Curitiba. A analogia do salário de um professor e de um promotor explica a dinâmica sutil da BAIXA ESCOLARIDADE e ALTA CRIMINALIDADE BRASILEIRA. Agora entendi a importância de procurar vida em outro planeta, pois a terra é povoada por seres inteligentes, mas não enxergam nem a ponta do nariz! SERÁ QUE VOU TER QUE DESENHAR e ME MUDAR!
CORRIGIR A DISTRIBUIÇÃO DA RENDA? – Nos países desenvolvidos com BAIXA taxa de CRIMINALIDADE e ALTOS índices de ESCOLARIDADE, as classes sociais mais favorecidas ganham DUAS a TRÊS vezes mais que as menos favorecidas. No Brasil um JUDICIÁRIO egoísta, caro e ineficiente drena os cofres públicos enquanto professores miseráveis tentam diplomar analfabetos. A ajuda de moradia de um Juiz dá para contratar 3 professores. Isto acontece porque o LEGISLATIVO e o EXECUTIVO estão comprometidos com o JUDICIÁRIO. A LAVAJATO nem deveria existir porque estes corruptos já deveriam estar na cadeia há muito tempo. A China desenvolveu a DITADURA da limpeza mandando para a pena de morte uns 20 corruptos por ano, sobrando recursos para crescer próximo de dois dígitos, já que dinheiro público gera benefícios ao público! Penso que ainda vamos importar este sistema de governo mais funcional que as democracias distorcidas! Quanto ganha um PROFESSOR e um PROCURADOR?
Ele não publicou o vídeo em lugar nenhum, o que já mostra as falhas de caráter de quem divulgou o mesmo. É um mimimi sem fim, o politicamente correto acabando com/pasteurizando tudo. Ah, vão lavar um tanque de roupa suja diante da total falta do que fazer. Quanta hipocrisia, quanta mediocridade, aliás duas características marcantes do povo brasileiro. Não se pode mais brincar nem falar nada entre amigos que lá vem a patrulha do politicamente correto, os justiceiros da internet, os santos irrepreensíveis…Oras, vão todos a ponte que partiu.
Não há muito o que explicar não é ?
Está no vídeo. Foi baixo, chulo, desrespeitoso e mais um monte de coisas.
Seria cômico SE NÃO FOSSE TRÁGICO…Um desembargador usar dessa verborragia pra se referir a seus pares, mulheres que prestam ainda MELHORES SERVIÇOS DO QUE MUITOS HOMENS QUE ESTÃO NA MAGISTRATURA…O vídeo fala por si só…Mas como essa besta quadrada é desembargador, se levar, ou que não acredito, levará um tapinha na mão…ESTAMOS FUDIDOS E MAL PAGOS COM GENTE DESSA LAIA E NO JUDICIÁRIO…
Parece que uma juíza até se sentiu lisonjeada com a brincadeira.
Pedir explicação?? O desembargador faltou com decoro, agiu levianamente, fomentou o estupro coletivo. É um criminoso CONFESSO. Que explicação é necessária. O CNJ acha que o desembargador vai pedir desculpas. Vai nada. vai INVENTAR A SUA DEFESA INDEFENSÁVEL, dizer é que mandaram-no dizer e que ele estava sob o efeito do álcool e não se lembra de nada. Que foi brincadeira. VAI GANHAR TEMPO PARA CAIR NO ESQUECIMENTO. CNJ, PROCESSE LOGO ESSE CALHORDA.