Os investigadores do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes querem escutar novamente o porteiro do condomínio Vivendas da Barra, onde os dois suspeitos do crime se encontraram no dia do assassinato.
> Bolsonaro diz que pegou gravação de condomínio “antes que fosse adulterada”
A intenção é apurar se o funcionário do local cometeu falso testemunho ao afirmar que o ex-PM Élcio de Queiroz obteve autorização do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que também tem casa no condomínio, para entrar no espaço. As informações são do Globo.
De acordo com o porteiro, Élcio teria dito que ia para a casa 58, onde reside o presidente, no dia do assassinato da vereadora. Ele também comentou que uma pessoa que se identificou como “seu Jair” teria liberado a entrada do ex-PM.
A versão do funcionário do Vivendas da Barra, no entanto, foi contradita por registros da Câmara e pelo Ministério Público. Ainda deputado federal na época, Bolsonaro estava em Brasília no dia do crime. Além disso, as gravações dos áudios da portaria indicam que Élcio obteve a autorização do ex-sargento da PM Ronnie Lessa, também suspeito de ter assassinado Marielle.
Leia também
Presidente conseguiu os áudios
PublicidadeO presidente Bolsonaro contou neste sábado (2) que pegou os áudios das ligações realizadas entre a portaria e as casas do condomínio, antes que as gravações fossem “adulteradas“, mas não explicou quando teria retirado os arquivos da portaria.
A fala provocou reações na oposição, que planeja protocolar uma representação contra o presidente por obstrução de Justiça.
> Promotora que apoia Bolsonaro deixa caso Marielle após ter imparcialidade questionada
O porteiro afirmou em depoimento que ligou novamente para a casa 58 ao perceber pelas câmeras que o carro teria passado direto indo para outra residência, e a pessoa que atendeu o interfone teria dito que saberia para onde ele estaria indo. A pergunta q faço é a seguinte: E esse áudio? Kd q ngm fala dele?
Boa tarde!
Se ele estivesse preocupado deveria ter pedido uma perícia dos dados. Só no campo de suposições, se em outras feita o nobre miliciano tivesse visitado o presidente? Depois que os registros pararam nas mãos do presidente, essas supostas visitas ainda estão registradas? Há uma cópia (“back-up”) desses dados?
A Polícia precisa ouvir realmente novamente esse porteiro. Ele precisa explicar corretamente os fatos ocorridos, inclusive se ele foi persuadido a falar o que não ocorreu, principalmente quem foi ou foram os indivíduos que o induziram a erro, ou até mesmo se houve pagamento de alguma vantagem.
Este caso esta “parecido” com o do porteiro do Triplex, só que ali a declaração do porteiro não foi questionada. Todos ficaram convictos de que não ele não foi induzido ou abduzido.
Não tem nada de mais o matador de Marielle ter visitado a casa de JAIR no dia da execução de Marielle. Foi coincidência.
Quando é que vão investigar e noticiar mais coisas sobre o Adelio?
Como obstrução de justiça se os áudios não estavam sob foco de investigação e nem sob mandato de justiça? O único fato aqui é que um morador de um condomínio o qual tem o direito legal de ter acesso a movimentações no condomínio que tiverem seu nome envolvido possa juntar provas de sua inocência, o resto é só a demonstração de mais uma tentativa de denegrir a imagem do presidente que foi por água abaixo.
Obstrução porque ele pode adulterar o áudio. Simples assim!
Bastante simples de resolver, basta periciar os demais audios do sistema da portaria e verificar se o referido acusado em algum momento não visitou também a casa do então deputado. Se for isso, é fácil de entender o motivo de o porteiro ter se confundido.
Os videos já haviam sido periciados, e o cara foi direto para a casa do Lessa, dai o MP não ter levado a sério o depoimento do porteiro pois a maior parte do que ele falou não batia (inclusive por que checaram que o Bolsonaro estava em Brasilia). Se tivessem periciado as gravações do interfone, o porteiro seria denunciado por falso testemunho.
Muita inocência não fazer a pericia no servidor que mantinha as informações, agora já foi adulterado e nada adianta, muito estranho tudo isto.