“Acabei com Lava Jato, porque não tem corrupção no governo”, diz Bolsonaro

Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (7) que "acabou" com a operação Lava Jato porque "não existe mais corrupção no governo". A fala aconteceu durante cerimônia de lançamento do programa Voo Simples, no Palácio do Planalto.

"É um orgulho, uma satisfação que eu tenho de dizer para essa imprensa maravilhosa nossa, que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo", disse. "Eu sei que isso não é virtude, é obrigação. Para nós, fazemos um governo de peito aberto", completou.

A prerrogativa de encerrar operações como a Lava Jato, no entanto, cabem à Procuradoria-Geral da República (PGR). Na semana passada, a PGR, garantiu apoio institucional à continuidade dos trabalhos realizados pelas forças-tarefa da Lava Jato de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

O braço paulista da operação foi encerrado na terça-feira (29), com a saída dos últimos quatro procuradores do grupo. Desde então, todas as investigações estão sob responsabilidade da procuradora Viviane de Oliveira Martinez, a quem outros sete membros manifestaram "incompatibilidades insolúveis" em setembro e pediram desligamento do grupo.

Na reunião da semana passada, o procurador-geral, Augusto Aras, e a subprocuradora-geral Lindôra Araújo ouviram de Alessandro de Oliveira, de Curitiba; Eduardo El Hage e Almir Sanches, do Rio e Viviane Martinez, de São Paulo, como estão seus trabalhos e quais suas necessidades locais para a manutenção das investigações em andamento.

Nova fase

Nesta quarta-feira (7) foi deflagrada 76ª fase da Operação Lava Jato, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. As medidas aprofundaram apurações relacionadas a esquemas de corrupção na área comercial da Petrobras, especialmente no comércio de bunker, como é denominado o produto escuro usado como combustível de navio.

Essa é mais uma fase que se insere na frente destinada a investigar ilícitos praticados em negócios da área comercial da Petrobras, composta por várias gerências subordinadas à Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, que por sua vez está situada imediatamente abaixo da Diretoria de Abastecimento.

Voo Certo

Na solenidade em que falou sobre o término da força-tarefa, o presidente apresentou o programa Voo Simples, um conjunto de medidas de modernização de regras e redução de custos no setor de aviação. Bolsonaro estava ao lado de outras autoridades e do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, investigado por disseminação de notícias falsas e alvo da Receita Federal por sonegação de mais de R$2 milhões, conforme denúncia do Estadão, de junho.

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!