Após ‘superpedido’ de Impeachment, Lula apoia manifestações de rua

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva parabenizou o bloco de suprapartidário de parlamentares e a sociedade civil que protocolam nesta quarta-feira (30) um 'superpedido' impeachment contra o presidente Jair Messias Bolsonaro. O documento reúne 122 pedidos pedidos de afastamento que  haviam sido entregues à Câmara desde o início da gestão bolsonarista. Seis deles arquivados pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Lula também se manifestou em prol das manifestações de rua promovidas pelos movimentos sociais com apoio de partidos políticos, forças sindicais e estudantis e que estão previstas para ocorrer no próximo sábado (3). 

No primeiro ato contra o governo Bolsonaro, no dia 19 de junho, o ex-presidente Lula (PT) não esteve presente. Ele alegou ter a "preocupação" de não "transformar um ato político em um ato eleitoral". O PT já vinha apoiando e divulgando os atos em suas redes sociais.

O pedido de impeachment entregue nesta quarta-feira é o 123º. Cabe agora ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), arquivar ou aprovar a abertura do processo. Caso aceito, a solicitação passa por análise da comissão composta por parlamentares de todas as bancadas da Câmara.

São necessárias pelo menos 342 votos dos 513 deputados para o processo passar na Câmara e seguir para o Senado. Depois, uma votação entre os senadores irá confirmar ou não a abertura da investigação. Uma vez aberta, o presidente da República é afastado até o final do processo.

> CPI pede quebra de sigilos de Dias e amplia requisição de dados de Pazuello

> Denúncias aceleram descolamento do PSL de Bolsonaro, diz vice do partido

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS
Continuar lendo