Deputados do PT vão pedir a convocação na Câmara do embaixador do Brasil no Uruguai para explicar denúncia de censura a um documentário sobre a vida do cantor e compositor Chico Buarque em um festival de cinema em Montevidéu. Paulo Teixeira (PT-SP) e Henrique Fontana (PT-RS) querem esclarecimentos do embaixador Antonio Simões sobre o episódio.
A organização do 8º Festival de Cinema do Brasil, previsto para outubro, diz que foi orientada pela Embaixada do Brasil no Uruguai a não exibir o documentário “Chico: Artista Brasileiro”. De acordo com notícias publicadas pelo jornal uruguaio El Observador e pelo colunista Ancelmo Góis, do Globo, a JBM Filmes disse ao diretor da obra, Miguel Faria Junior, que foi informada sobre o “pedido” da diplomacia brasileira.
A JBM Filmes considerou o episódio como “censura” e decidiu manter o documentário na mostra no Cine Alfabeta. O cantor e compositor brasileiro é alvo de ataques nas redes sociais promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro por causa de sua relação histórica com o PT e o ex-presidente Lula.
Leia também
“A embaixada brasileira no Uruguai censurou na cara dura um documentário sobre Chico Buarque que seria exibido em Montevidéu. A última vez que Chico Buarque foi censurado o Brasil não ia bem”, reagiu o deputado Paulo Teixeira, ao fazer referência sobre a ditadura militar.
O Itamaraty nega que tenha censurado a obra e alega que fez apenas sugestões à organização do festival. “Esta manhã, recebi com surpresa uma mensagem do exibidor dizendo que ligaram da embaixada para ‘pedir’ que NÃO seja exibido o filme de Chico neste festival. Se é lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito grave que se censure a exibição de um filme, sendo que neste caso a JMB Filmes do Uruguai é distribuidora e esse ato afeta nossos interesses”, informou a produtora.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a entidade organizadora da mostra pediu o apoio da embaixada brasileira e que forneceu uma lista de filmes que gostaria de exibir. Nessa lista, segundo ele, não constava o documentário sobre Chico Buarque.
PublicidadeDe acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro entrou apenas como apoiador do festival. “A seleção dos filmes é de responsabilidade dos produtores do evento. Na divisão de tarefas, foi solicitado à embaixada que contribuísse com coquetel de abertura e divulgação do evento no Uruguai.”
A diretora da produtora Inffinito, Adriana Dutra, disse ao UOL que houve um mal-entendido no episódio e que o filme será exibido no festival. “A Embaixada do Brasil no Uruguai não é patrocinadora e sim apoiadora do evento e, assim como outros apoiadores, exibidores e distribuidores locais, opina na seleção dos filmes, mas o crivo final fica a cargo da curadoria”, explicou.
Outros casos apontados como censura ocorreram recentemente no Brasil. Na semana passada o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou a apreensão de todos os exemplares da novela gráfica Vingadores: a Cruzada das Crianças, que trazia a imagem de dois personagens masculinos se beijando, na Bienal Internacional do Livro. A decisão foi revertida pela Justiça.
No primeiro semestre, o presidente Jair Bolsonaro vetou uma proposta do Banco do Brasil que focava na diversidade. Ele alegou que a decisão era em “respeito à população”. Bolsonaro também criticou o uso de dinheiro público na produção do filme Bruna Surfistinha e defendeu a indicação de um evangélico fervoroso para o comando da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
> Ler que minha família é canalha dói no coração, diz Marieta Severo
Ou seja, a própria reportagem mostra a mentira que ela quer empurrar goela abaixo, incrível:
A diretora da produtora Inffinito, Adriana Dutra, disse ao UOL que houve um mal-entendido no episódio e que o filme será exibido no festival. “A Embaixada do Brasil no Uruguai não é patrocinadora e sim apoiadora do evento e, assim como outros apoiadores, exibidores e distribuidores locais, opina na seleção dos filmes, mas o crivo final fica a cargo da curadoria”, explicou.
UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NÃO TEM DIREITO , A INVESTIGAR NADA….SEUS CHEFES ESTÃO TODOS NA PRISÃO, QUE MORAL TEM ESSA GENTE ? PT É UM GRUPO DE LADRÕES, QUE ASSALTARAM UMA NAÇÃO….HUMMM
E o vídeo onde CB diz que comprou letras e músicas, vai ser exibido?
PT??? QUE NOJO. PT NUNCA MAIS!!!@
Infelizmente, o atual governo é o maior cabo eleitoral do PT.
Imaginem se fossemos convocar todos os ditadores distribuidores de pichulecos que o Lula ladrão e a estocadora de vento receberam? Meu Deus do Céu! Vão convocar a Rosemary Noronha, a Gleici ¨coxa¨ e outras tranqueiras esquerdistas que tem muitas explicações a dar! Parem de encher o saco!
Só vai parar essa encheção de saco do PT quando essa raça for dizimada .
O PT deveria é explicar onde guardou 1 trilhão de reais que sairão dos cofres públicos nos 16 anos de desmando…
“sairão” é futuro ANTA !!!
Opa! Um metido a professor da ¨pátria educadora¨da mulher sapiens, da mandioqueira, da estocadora de vento! Defensor de bandidos!
Obrigado. Mais faltou EDUCAÇÃO, da sua parte.
Conheci muito de perto dois projetos grandes da era Luladrão/Dimanta. Num deles Lobão saia de helicópetro com mais de 400 kg em papel moeda. A dilmanta e o molusco têm milhões de dólares lá fora. Basta manter estes petistas daqui presos, que saberemos mais. Basta recolher os ministros do STF que não haverá mais quem autorize habeas corpos. Este país vai sangrar se as FFAA não entrarem novamente. Vamos recolher estes canalhas para os porões. Bons tempos aqueles em que os da esquerda radical eram tratados à altura. Só lamento ter deixado dilma, dirceu, genuino e outros vivos.
Dia 25 de setembro nós vamos fechar o Congresso Nacional, recolher todos, inclusive os BANDIDOS TOGADOS da casa de PROSTITUIÇÃO chamada STF, para os PORÕES DO ECO BRAVO. Este BRASIL vai voltar a viver um GOVERNO VERDADEIRO MILITAR. Vamos endurecer o jogo.
Chico e Lula, dois merdas.
Fez muito bem em censurar este documentário….Um defensor de Lula não merece ser visto…O PT tem que ter vergonha na cara e assumir que roubou muito junto com seus amigos…
Imagina, permitir que exibam um filme com conteúdo político contrário à orientação do governo atual. Por acaso durante o período Lula-Dilma ALGUM filme contrário a eles teve permissão para ser exibido? Tem mesmo é que impedir, e esse Chico que vá abrir a boca lá em Paris, onde passeia elegantemente vestido com roupas de 30.000 euros.
ANTES DE QUALQUER COISA O PT TEM QUE EXPLICAR A PROPINA 46.5 MILHÕES QUE O “PARTIDO RECEBEU… cURTINA DE FUMAÇA NÃO ADIANTA MAIS QUERIDOS