É quase unanimidade no Congresso Nacional a percepção que o general Eduardo Pazuello tem de sair do comando do Ministério da Saúde. Dentro do governo, assessores palacianos admitem que saída dele pode acontecer em prol de uma unidade com o Poder Legislativo.
No entanto, ainda não há consenso para um nome ideal de substituto. O Congresso em Foco ouviu um integrante influente do PP, que afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do partido, senador Ciro Nogueira, tentam fazer com que o substituto seja o deputado Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP-RJ), conhecido como Doutor Luizinho.
Apesar de Luizinho ser o nome preferido pela cúpula do PP, não há unanimidade dentro do partido. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), tem dito que Pazuello deve permanecer no cargo. Barros já foi ministro da Saúde durante o governo de Michel Temer (MDB). O Congresso em Foco ouviu relatos de que a indicação de Luizinho não agradaria o paranaense. O líder do governo também é um dos apontados para assumir a Saúde.
Leia também
>Para evitar falta de oxigênio, Rondônia pede providências urgentes a Pazuello
Outros deputados do partido querem a saída de Pazuello, mas veem como negativa a pressão para que Luizinho seja escolhido. A opinião dessa ala, que tem eco em outros partidos do Congresso, é que o próximo ministro da Saúde tem que ser um médico de renome nacional. Um dos citados é Raul Cutait, cirurgião gástrico que atua no hospital Sírio Libanês, é professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Brasileira de Medicina.
O deputado do Rio de Janeiro foi escolhido nesta semana para presidir a Comissão de Seguridade Social da Câmara. No ano passado, ele era o relator da comissão de acompanhamento da covid-19.
Luizinho foi secretário de Saúde do Rio de Janeiro de 2016 a 2018, durante a gestão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB). O então secretário foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), no âmbito da Lava Jato, por constrangimento ilegal. A denúncia não foi recebida e acabou extinta.
Na denúncia, apresentada em 2018 e que acabou não avançando, os procuradores sustentam que ele influenciou o governo a pagar uma multa de R$ 791.612.,59 para a empresa Brasport, que é do ramo de vigilância sanitária. De acordo com a denúncia, Odir Mendes Filho, dono da empresa, ameaçou funcionários ligados ao governo com uma arma para receber os pagamentos atrasados.
Em entrevista ao jornal O Globo em 2018, pouco após a denúncia, o ex-secretário disse:
“Eu, ainda como secretário, recebi o Odir e disse firmemente que não tinha como pagar. Eu tinha conhecimento da dívida da OS [Organização Social] com a empresa dele, sabia da pressão que estava sendo feita à Pró-Saúde, mas eu não participei de nada disso. Eu não marquei reunião para falar disso. Eu encontrei o atual secretário e, por acaso, ele estava com eles. A gente vai provar que isso não é verdade.”
> Anvisa anuncia registro de primeiro medicamento para covid-19
O Brasil está jogado às traças (Centrão). Qualquer mudança no Ministério da Saúde será pra piorar o que já é péssimo, pois o mandatário é bolsonaro
Nossa, que pessimismo!
Como se o Centrão nunca tivesse ocupado nenhum ministério!
Quer que eu lhe relembre?
Ué Jorge, ainda nessa?? Que tal votar no Lula em 2022, pra matar essa saudade, já que vc não desapega disso nunca? No mais, nada pode ser pior que esse lixo de desgoverno atual
Eu vou é votar na Dilma, que gostava de nomear ministros do Centrão.
Tinha vários ministros do Centrão.
Eu adoro o Centrão.
O Bolsonaro é extremamente incapaz de administrar qualquer coisa.
Não tem nenhuma empatia, coisa necessária para ser do executivo.
Mas veja, com toda a sua incompetência e com toda a sua inabilidade para fazer qualquer coisa, o PIB do Brasil caiu 4% em 2020, com a recessão combinada com a pandemia.
Pois bem, a Noçça Pizidenta conseguiu fazer o PIB cair em 3,7% em 2015 sem pandemia, ou seja, ela e o seu Mentor, são muito mais competentes.
Além disso, gostaria que nos desse a sua opinião abalizada sobre o fato de que o PIB dos nossos Hermanos Argentinhos caiu 12% em 2020 e o PIB dos nossos Hermanos Bolivarianos caiu 30% em 2020.
Fico no aguardo das explicações.
O problema não é pazuelo não ser medico, e sim ser incompetente, os poucos competentes que tinham foram demitidos pelo bozo, este sim responsável maior pela quantidade imoral de mortes no brasil.
O último ministro da saúde mais competente um pouco não era nem médico.
Quer que eu lhe ”alembre” o que fizeram os ministros da saúde do PT?
Quer por escrito ou quer o link para ler na fonte?
Rapaz tu acha mesmo que 300 mil mortes é brincadeira? Dá pra tu continuar *conserto” sem apoiar bozó,na verdade vc estará mais perto de ser conservador se parar de defender a revolução dos Minions
Eu não defendo nada.
Eu acho que lockdown funciona, se for 24 horas por dia.
Acho que máscara funciona, se for trocada de hora em hora e sem pegar nela pelo meio.
Conservador eu sou mesmo.
Conservador é a definição de quem acredita em coisas feitas com cautela e com margem de erro.
Conservador é a definição de quem acredita em coisas feitas com cautela e com margem de erro.
Muito bom, e isso inclui tbm as políticas progressistas, Esmund Burke não achava as demandas do povo francês errado, sua crítica a revolução francesa foi ter tentado limar tanto aquilo que não funciona em um estado absolutista como o que funcionava. Mas hoje Burke seria considerado um comunista pelos Minions.
Por exemplo?
Pelos mesmo que chama ACM Neto de comunista
E quem chama esse oligarca de comunista?
Tem vídeos na internet
Já sei.
Agora a gente adora ACM Neto?
Votaram no Bolsonaro e é o CENTÃO quem determina quem entra e quem sai do ministério da saúde???? Cd a nova política???
Quando votaram no PT, o critério era o mesmo.
Quer que refresque a sua memória com reportagens da época?
A diferença, embora gado não tenha condição de percebe pq segue mudo ao matadouro, é a difença entre o governo Lula e esse desastre mundial que vivemos hj…
Sim, a corrupção era total.
Chamem o Mandetta. Ainda dá para consertar essa nave perdida e desorientada
Ele está ocupado no momento, está no karaokê cantando uma música do Gonzaguinha.
“Não dá mais pra segurar”
Deve ser triste votar em Bolsonaro como o enviado para salvar o Brasil e, agora ver o CENTRÃO, tão narginalizado pelos eleitores do Bozo, ditar as regras, mandar e desmandar no desgoverno….VAI CENTRÃOOOOO
É triste saber que depois de 36 anos, a solução é ”vai Centrão!!!”
Em plena pandemia estão rifando o Ministério da Saúde. Só podem ser contra o povo brasileiro.
Meu cachorro é candidato. E não precisa de estrela. Talvez um petisco já está bom.
Não adianta trocar o ministro enquanto o doutor Bolsonaro estiver no comando. Ele não deve saber nem onde ficam os rins, mas acha que sabe tudo de medicina.
Se for um deputado que seja, obrigatoriamente, um médico com experiência administrativa e capacitação na área de pandemias, endemias e afins.
Kkkkkk
Dr. Nauzio Ballella portanto.
Que médico renomado aceitará ser Ministro se tiver que cumprir ordens delirantes de Bolsonaro e ter que fingir não ver o comportamento irresponsável dele?
O país não tem como dar certo!
Tem.
Basta trocar o povo.
Enquanto os políticos ficam nessa picuinha de quem será o próximo Ministro da Saúde, a população brasileira vai morrendo aos milhares em decorrência da COVID-19…
Você pode trocar Pazuello por bosta.
PAZUELLO NUNCA CURSOU A FACULDADE DE MEDICINA PARA OCUPAR O CARGO DE MINISTRO DA SAÚDE
Cumpanheiro Palloffe também nunca cursou a faculdade de Economia para ocupar o cargo de Ministro da Fazenda.
Outro assunto importante. Sem data para conclusão, RODOANEL é um exemplo do que não se faz com o dinheiro público. São comportamentos e atitudes negligentes: negligência, desleixo, descuido, desmazelo, abandono, desinteresse, displicência, inadvergencia, descuro, omissão, frieza. Esta é a definição do que presenciamos há décadas na periferia, sentimos na pele o desespero a negligência dos governantes de plantão do PSDB
Obra que deveria ser entregue em 2016, ainda sem previsão de recomeço, obra parada se deteriorando. A conclusão das obras do trecho Norte do rodoanel vai consumir o dobro do dinheiro estimado pelo governo Alckmin, há seis anos. Uma obra com previsão de gastos de 5,6 bilhões, hoje, para finalizar será necessário 11,bilhões de reais. Um elefante branco da corrupção PSDB.
Precisa ver que médico vai admitir ser capacho presidencial e deixar seus preceitos médicos de lado. Por enquanto, só um general especialista em logística aceitou.
Barros quer o cargo pra ele. Adivinha pra quê.
Principal critério para “trabalhar” no “governo” do bo zo,ser ban dido.
https://tribunasf.com.br/21768-2/
Sérgio Côrtes diz que seus sucessores na secretaria de Saúde também receberam propina
Ex-secretário
no governo Sérgio Cabral presta depoimento na Operação Fatura Exposta
nesta quarta à Justiça.
Ele também disse que houve acordos nas
licitações do Corpo de Bombeiros.
Votou no Sergio Cabral, né, minha filha?
https://www.youtube.com/watch?v=d26kH6yVdfY
Esse ”doutor” aí é um dos la/drõe/zi/nhos do final do período que ficou conhecido como ”lulocabralismo”
Votar em Sergio Cabral é quase que uma obrigação moral, ética e político de todo cidadão do Rio do Rio de Janeiro.
Dá até vontade de transferir o título paro o RJ.