Osmar Terra é escolhido para o Ministério da Cidadania e aproxima MDB do futuro governo

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que foi ministro de Desenvolvimento Social do presidente Michel Temer por quase dois anos (de maio de 2016 a abril de 2018), voltará à Esplanada dos Ministérios no ano que vem. O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou, na tarde desta quarta-feira (28), que ele comandará o Ministério da Cidadania, uma novidade do futuro governo.

Terra negou ontem ter sido indicado ao cargo pelo MDB, mas a decisão leva o partido para mais perto do governo Bolsonaro. Até esta terça-feira (27), os cotados para a pasta eram três indicações da bancada evangélica, mas o presidente eleito não teria aprovado nenhum dos nomes – os deputados Marco Feliciano (Podemos-SP), Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Leia também:
Bolsonaro escolhe Gustavo Canuto para chefiar o Ministério do Desenvolvimento Regional

Segundo o emedebista, sua indicação partiu de frentes parlamentares temáticas ligadas ao desenvolvimento social - ele citou as bancadas de assistência social, pessoas com doenças raras, primeira infância, pessoas com deficiência e idosos.

O novo ministério

A organização do futuro Ministério da Cidadania ainda está em construção. Terra garantiu, apenas, que ele unirá as atuais pastas de Desenvolvimento Social, Esportes e Cultura. Além delas, Cidadania deverá abranger estruturas como a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad).

Perondi volta

Reeleito pelo MDB-RS em outubro, Osmar Terra abrirá vaga na Câmara a outro deputado influente no governo Temer: Darcísio Perondi (MDB), que não conseguiu reeleição neste ano após seis mandatos consecutivos na Casa, havia ficado na posição de suplente e assumirá uma cadeira após a escolha de Boslonaro.

 

Bandido usa celular clonado de ministros do MDB para pedir dinheiro; veja quem caiu no golpe

PF prende suspeitos de clonar celulares de ministros para pedir dinheiro 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!