Em meio a intensa crise internacional causada pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está tendo que lidar com mais uma situação desconfortante: manifestações contrárias ao seu governo. Depois do panelaço de terça-feira (17), críticos ao presidente foram, às 19h30, para as janelas de suas casas e apartamentos e fizeram um novo ato contra o chefe do Executivo.
O ato aconteceu uma hora antes do previsto e foi até depois das 21h. Bolsonaristas tentaram fazer um ato semelhante, em apoio ao presidente, mas não durou muito. Na Asa Sul, em Brasília, a tentativa dos apoiadores de Jair Bolsonaro foi abafada pelos gritos de “fora Bolsonaro”.
(No final da matéria você encontra vídeos das manifestações favoráveis ao presidente).
> Em dia de panelaço contra o Jair, bolsonaristas articulam ato em resposta
Dentre as pautas de reivindicação estão: defesa da educação, das estatais, do serviço público e contra a carteira de trabalho verde e amarela. O ato estava marcado para acontecer nas ruas, mas com a pandemia causada pelo covid-19, os manifestantes optaram por não fazer aglomerações.
Leia também
As ações se ampliaram após o presidente da República desobedecer as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), incentivando e participando de manifestações no último domingo (15), mesmo estando em quarentena. Além dos riscos à saúde pública que a aglomeração em tempos de pandemia causou, os atos pediram fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja como foi o panelaço contra o presidente Jair Bolsonaro em Brasília:
Veja os vídeos do panelaço pelo país:
ATENÇÃO! ATENÇÃO!
Temos um novo recorde. Uma hora de PANELAÇO contra o despreparo do governo BOZONARO! A casa caiu!#ForaBolsonaros pic.twitter.com/SJshvo721o
— UJS (@UJSBRASIL) March 19, 2020
Em Porto Alegre, a Cidade Baixa também deu seu recado! • #Panelaco18M • #ForaBolsonaros pic.twitter.com/uSFahAANZu
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) March 19, 2020
“BOLSONARO ACABOU”
“BOLSONARO NÃO É MAIS PRESIDENTE”As palavras do haitiano, projetadas em prédio da Aldeota, zona nobre de Fortaleza (CE). pic.twitter.com/qbMVWTYCrm
— Carlos Mazza (@CCMazza) March 18, 2020
#ForaBolsonaros pessoal de Interlagos é demais kkkkkkkkkkk pic.twitter.com/kw4BI94H5e
— Eric ||-// (@Ericcfjoseph) March 19, 2020
Fora #ForaBolsonaros pic.twitter.com/Bf61e8qtb5
— Cristiane GSilva (@Cristin02014026) March 19, 2020
Semana de crise
Na noite de terça (17), houve um adiantamento do ato que aconteceu hoje e, em diversas capitais do país, pessoas foram para as janelas se manifestar contra o chefe do Executivo. Este adiantamento foi impulsionado pela repreensão que Bolsonaro sofreu de um imigrante, que disse ao presidente que ele deveria ter mais responsabilidade com a saúde pública e desistir do cargo.
No mesmo dia, foi apresentado na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Esse pedido aponta cinco crimes de responsabilidades cometidos pelo presidente, são eles: apoio e convocação às manifestações do dia 15 de março de 2020, por meio da divulgação de vídeos em redes; declaração, no último dia 9, de que as eleições gerais de 2018 foram fraudadas, cujas provas estariam em suas mãos e nunca foram apresentadas, nem no foro competente e nem para a imprensa; declarações indecorosas direcionadas à jornalista Patrícia Campos Mello, feitas no dia 19 de fevereiro; publicação de vídeo, em rede social, com conteúdo pornográfico, ocorrida no carnaval do ano de 2019 – o famoso episódio do goldem shower; determinação expressa de comemoração do Golpe Militar de 1964, direcionada às Forças Armadas Brasileiras, em 25 de março de 2019.
Na segunda-feira (16), Bolsonaro foi alvo de duras críticas de uma ex-aliada, Janaína Paschoal (PSL-SP). A deputada estadual, que era a principal aposta de Bolsonaro para concorrer à vice-presidência ao seu lado, disse que o chefe do Executivo precisa sair da presidência imediatamente.
Panelaço espontâneo
Durante a tarde, enquanto o presidente Bolsonaro falava sobre o coronavírus em coletiva de imprensa, o Rio de Janeiro registrou panelaços em diversos cantos da cidade, antecipando os atos que aconteceram à noite.
Veja o panelaço da tarde:
Panelaço agora. Copacabana, Laranjeiras, Botafogo…Incrível! Não tem mais hora marcada, é espontâneo. Parece que soltaram o bicho…. pic.twitter.com/7bKt0vYBES
— Agência Sportlight (@agsportlight) March 18, 2020
Panelaço de FORA BOLSONARO agora na Rua Professor Miguel Couto, em Icaraí, Niterói.
👇 pic.twitter.com/sZymzFmCPz— SOBRENATURALDALMEIDA 🇮🇹⚽️🕊 (@kopprugai1) March 18, 2020
Perto das 20h, os panelaços foram retomados:
Panelaço #ForaBolsonaros agora na região do Jardins, São Paulo. #panelaco18M pic.twitter.com/40lM0PZasn
— Aristides (@anselmotata_) March 18, 2020
Panelaço no Gonzaga em Santos/SP.
Talvez o bairro mais elitista da cidade.#ForaBolsonaros pic.twitter.com/OQm2MlP8ux— Valter (Mentemundo) (@Mentemundo1) March 18, 2020
BARULHAÇO
O povo brasileiro está cansado da incompetência de Bolsonaro. O barulhaço já é um sucesso de Norte a Sul do Brasil. Direto de Brasília com projeção e tudo #ForaBolsonaro pic.twitter.com/ZqKlODW5Oa
— Erika Kokay (@erikakokay) March 18, 2020
Panelaço de apoio
Para abafar as crescentes críticas os aliados de Jair Bolsonaro, junto com militantes bolsonaristas, convocaram um panelaço em apoio ao presidente.O ato aconteceu às 21h, veja como foi:
Acabamos de receber… Florianópolis-SC!#PanelacoContraAEsquerda!pic.twitter.com/mZEFd04bhV
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) March 19, 2020
Em Guarulhos-SP, dobramos a meta!
#PanelacoContraAEsquerda!pic.twitter.com/oxKHrwm1W3
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) March 19, 2020
Muita esquerra caviar nesse Brasil. Vai bolsonaro #PanelacoContraAEsquerda pic.twitter.com/l0GsLJ85yC
— juan pablo alvarez (@mopecandanga) March 19, 2020
Itaim Bibi, São Paulo, no #PanelacoContraAEsquerda!pic.twitter.com/xkChqzTOyM
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) March 19, 2020
A guerra de panela continua… Panelaço pró-Bolsonaro em BH!#PanelacoContraAEsquerda!pic.twitter.com/W5cFyEiFYQ
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) March 19, 2020
> As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19 no Brasil
Disputa política em panelaço, por ora estão nas sacadas,e se descerem prá rua, e começarem a dar paneladas generalisadas…é a barbárie, e acontece.Se não gostam do Pres., aguardem as próximas eleições e votem em quem quiserem. Eu embora não seja esquerdista( isso é uma psicopatia já diagnosticada pelo Freud), não fui a favor do impeachment da ex Pres. Dilma, achava que embora ela estivesse fora da lei com os cheques sem fundo que ela deu, bastava uma moção de censura !!!
A esquerdalha pode latir, pode mugir, pode fazer o que quiser. NÃO ADIANTA.. O PRESIDENTE BOLSONARO VAI GOVERNAR O BRASIL TRANQUILAMENTE POR DOIS MANDATOS!
Tranquilamente eu não digo, pois a oposição, seja política ou ideológica, vai infernizá-lo todos os dias, incessantemente. Enquanto o Bolsonaro tiver o apoio da maioria do povo, como tem agora, ele continuará no governo.
Cara.. a oposição, plantada em parte da mídia.. vai só latir. Não há NADA que eles possam fazer sequer para arranhar o Presidente. Ao final da atual crise do coronavirus.. ele ainda vai sair MAIOR
É o que eu penso também.
Aqui no bairro Boqueirão onde moro, em Curitiba, não ouvi uma panela sequer batendo. Pra mm, quem bateu panela são os mesmos que votaram no poste Haddad. Nada de relevante neste caso.
Mas, eu, pelo contrário, ouvi inúmeras panelas e até vuvuzelas contra o bozo.
E no horário que seria em favor do bozo? Nada, nem perto, nem longe, apenas o barulho dos motores de carros passando pela rua.
Normal. Assim como a maioria apoia o Bolsonaro, tem muitos que são contra. E foram os contra que se manifestaram ontem. Tudo dentro da normalidade. Os que são contra o Bolsonaro são os que votaram no Haddad. Simples assim.
Não votei no hadad, nem no bozo.
Repito o que eu disse no outro comentário seu.
Não votei no bozo justamente por considerá-lo um incapaz, nefasto para o país, e infelizmente isso está se comprovando.
https://uploads.disquscdn.com/images/5e966e9eb7aa263064d0cc27b64d6328ad3a24030833518aae743dc3d0524344.jpg
Interdição seria mais adequada.
Qualquer coisa pra tirar esse verme da presidência porque o povo não está mais aguentando esse troglodita no poder.
O povo está até apoiando. Os únicos que não o apoiam são os que votaram no Haddad em 2018. Nada de novo.
Não votei em nenhum dos dois.
Ok. Se não votou no Bolsonaro é porque você não gosta dele e está pouco se phudendo para o país.
Não votei no bozo justamente por considerá-lo um incapaz, nefasto para o país, e infelizmente isso está se comprovando.
Eu sempre votei nulo, desde que tirei meu título de eleitor, em 1998. A primeira vez que abri mão de anular meu voto foi em 2018. Mas lá em 2013 eu já tinha decidido que se o Bolsonaro fosse candidato à presidência eu votaria nele. Assim o fiz e não me arrependo. E se ele for candidato à reeleição, votarei nele novamente. Pra mim, o governo dele está sendo muito melhor do que todos os outros presidentes anteriores. Seria melhor ainda se a imprensa parasse de encher o saco com assuntos sem relevância alguma.
Porque Lula não fez o teste? Irresponsabilidade social….Lamentável.
Caraca! Vc ainda não respondeu ao comentário do Ricardo Espindola no blog Pragmatismo Político e fica enchendo o saco da dona Elena? Vai te catar, coxinha!!!!!
Tem tantos absurdos que eu gostaria de comentar ou responder no Brasil 247, mas a moderação do site é anti democrática e contra a pluralidade de idéias, desmentindo a falácia de que a esquerda é defensora exclusiva da democracia. A esquerda é a única que censura a liberdade de expressão, é contra a democracia e contra a pluralidade de idéias. E o Brasil 247 é prova que o que digo é verdade.
Tadinha. A esperança é a última que morre…e a primeira que mata.
O que mata no momento é o coronavirus, aquele do histerismo… .
Ainda acho que o histerismo e o fanatismo ideológico “matam” mais que o vírus.
Na Itália, país pequeno, só ontem mais de 425 mortos.
Culpa do Bolsonaro também. Será que fizeram panelaço lá também? É isso que estou falando, Felix. Falo de gente estúpida que usa uma doença para tirar proveito político. Meu comentário inicial fala sobre isso. Não percebeu?
Culpa do bolsonaro é tratar esse problema como se fosse uma histeria, desobedecer recomendações da OMS e até do seu próprio ministro da saúde, etc.
Mas é uma histeria mesmo. Já passamos por outra pandemias e não foi feito todo este alarde que estão fazendo. A imprensa está fazendo um trabalho negativo neste ponto de vista. Orientar é uma coisa, não falar de outro assunto é outra coisa bem diferente. Somente quem tem consciência crítica da realidade é capaz de perceber o interesse da imprensa (alguns veículos) em espalhar o pânico na sociedade. Não estamos vivendo o armagedon, mas a Globo dá a entender que sim.
Fica evidente que você não tem contato com a imprensa lá fora, nem com as notícias e FATOS de outros países pelo mundo. Histérico e paranoico é seu grande e enorme ídolo inapto e inepto que acha que tudo isso é feito para perseguí-lo. Deveria estar fazendo companhia ao adélio no sanatório!
E o que eu estou fazendo neste site de notícias? Você sabe quais as minhas fontes de informação? Não! Então não fica evidente poha nenhuma.// Meu ídolo? Como o senhor pode fazer uma afirmação tão estúpida? Não tenho ídolo de nenhuma sorte, nem humano e nem sobrenatural. Não faça afirmações das quais não tenha conhecimento para tal.// Bom, pelos comentários seus que vi em várias notícias, percebo que o senhor é o indiferente. Uns chamam de “isentão”. Eu prefiro dizer que tal comportamento apenas leva a pessoa a tapar os olhos diante da realidade. Tal indiferença, tira o interesse para estudar a realidade que nos cerca, por isso não é capaz de perceber a intenção por trás das coisas. Se estudar a esquerda, garanto que muda de idéia. Se estudar Consciência Crítica da Realidade, garanto que muda de opinião. E tenho certeza de que o estudo lhe fará crescer e assim não mais escreverá tantas idiotices que já li aqui, incluindo gravuras.Fica a dica.
Para quem não ia falar mais nada… . Eles lhe pagam por letra? (Eu ganho por imagem!)
https://uploads.disquscdn.com/images/b0e495c7a441370b817540ea579cff45458005446c1ca1d168ede6e0861a0159.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/f522749cf02ec1c51513874ca149067b507de80fb1348afcf16161df7e493b41.jpg
Eu percebi. Tchau, querido.
O PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL E OS BRASILEIROS JÁ TIVERAM SEM NENHUMA DÚVIDA !!!!!
NINGUÉM AGUENTA MAIS O SEM NEXO ….. ENTÃO…….
FOOORAAAAAA BOLSONAROOOOO !!!!
FORA DIREITALHAAAAAAAAA !!!!!!
O final de seu comentário explica sua opinião expressada no início do mesmo.
Vc ta entendendo, to falando brasileiro. Acabou bolsonaro, desista, vc não é mais presidente.
Uha uhu, Fora miliciano
Falaram isso antes da eleição presidencial de 2018.
onde o coitadismo do ‘mito’ e sua fuga dos debates asseguraram a vitória.
https://uploads.disquscdn.com/images/5332e5793789f5ec38420b099d850da47595e29e295c2622d62ab408e2d6eaa7.jpg
Sabe o que vc faz, peteba???? VEM TENTAR DERRUBAR O PRESIDENTE!!! TENTA!!!
algum problema irmao?
Não.. está tudo sob controle. Até 2016 tínhamos problemas.. mas.. chutamos o rabo da esquerda e agora tá tudo certo. Se preciso.. CHUTAMOS DE NOVO!
Lamento lhe dizer, mas esse seu presidente, que considero o pior que este país já teve, será deposto, quer você goste, quer não! Quem derrubou a ex-presidenta Dilma, não foi um Zé Mané que fica esperneando nas redes sociais. Foi o mercado e a causa para a sua deposição se deu depois que ela priorizou a redução do spread bancário. O mesmo se deu com João Goulart, quando os Estados Unidos financiaram a sua deposição, a partir do que se deu o golpe militar em 1.º de abril de 1964. Portanto, pessoas ingênuas como você e, pelo visto, um completo desconhecedor de História do Brasil, ficam esperneando achando ter algum poder para impedir que esse energúmeno continue no poder. Vá estudar para não escrever asneiras de forma histérica.
Bom.. ISENTÃO DO TECLADO.. ele é SEU PRESIDENTE JAIR BOLSONARO também… você queira.. ou não!!! Ele é SEU REPRESENTANTE MÁXIMO queira vc ou não. Ele é SEU MANDATÁRIO.. queira você ou não. E… Quem é que vai derrubá-lo? Você? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele não é meu presidente porque não me representa, ou será que você é tão analfabeto que nem sabe contextualizar certas expressões?
Acabei de lhe oferecer argumentos explicando como um mandatário pode ser deposto. Aconselho-o a ler o livro O Impeachment do jurista Paulo Brossard, para entender como se dá a deposição dum Presidente da República para não escrever asneiras.
Sobre o Impeachment de Bolsonaro: eu, honestamente, sou contra a deposição dele, pois colocaria Hamilton Mourão, que é um militar, no poder e nossa história demonstra que militares são incompetentes para compreensão da dinâmica social. Por outro lado, não sendo possível a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão e não havendo outra saída exceto a deposição do DESSE SEU PRESIDENTE ENERGÚMENO (o que acontecerá, queira você ou não), neste caso, não só farei coro e irei às ruas para depô-lo, mas adotarei medidas outras, mais eficazes do que ir às ruas pedir pelo seu impedimento, e você terá de assistir à queda DO SEU PRESIDENTE caladinho. Alguma dúvida, irmão?
Como dar créditos para quem escreve “presidentA”? Como você pode ter certeza de que o Bolsonaro será deposto? Você não tem. E se não tem, não fale asneira. O senhor é que foi ingênuo em acreditar na falácia de golpe militar em 64. E vem aqui dizer para os outros estudarem História? Estudamos sim, mas não das fontes esquerdistas, como você.
a muito tempo venho repetino mana que esse esse camarada vai cai.