O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na sua habitual live de quinta que “índio está evoluindo”. Na visão do presidente, o indígena “cada vez mais é um ser humano igual nós”. O presidente estava acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
> Bolsonaro entrou em conflito com agenda anticorrupção em 2019; veja os casos
A fala de Bolsonaro aconteceu enquanto anunciava o vice-presidente Hamilton Mourão como coordenador do Conselho da Amazônia. “Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Vai tratar da proteção, da defesa, da prevenção, do desenvolvimento sustentável, logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas”, disse o mandatário.
Conversando com Tarcísio, que serviu em Manaus (AM), de 2002 a 2007, o presidente disse que precisa fazer com que o índio se integra à sociedade. “Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui”, disse.
O presidente já afirmou que pretende regulamentar a agricultura e pecuária comerciais em terras indígenas, no projeto que libera a atividade de mineração nessas localidades.
Segundo o relatório da Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o número de invasões a terras indígenas vem crescendo nos últimos anos, em 2018 o número de invasões foi 111 e em 2019 subiu para 160 casos.
> Bolsonaro tira de Sergio Moro o poder de expulsar estrangeiros
Está evoluindo ou não? Qual a opinião do “jornalista”?… So não sei se é bom o índio ficar igual ao “homem branco”…
exatamente… a evolução do índio é publica e notória pois,ja temos no pais,indios
com formação superior,empresários,índios estudantes enfim,os indígenas do Brasil estão
buscando cada vez mais se atualizarem,na busca de melhorias para suas vidas ou seja,estão
evoluindo para serem “ ser humanos iguais nós´´ sim!!!
seres humanos igual a nós,no sentido do uso da inteligência,socialização.
para os que deturparam a noticia “ a língua é o chicote do cu´´
Concordo com ele. Entendi o quê ele quis dizer.
sabia que iria repercutir… o problema é que interpretamos da forma que queremos…
O Estatuto do ìndio está paralisada no Congresso, mas deveria dar andamento para dar amplo direito como um cidadão que possa se integrar aos demais cidadãos. Para que isso efetivamente aconteça pode levar anos, mas melhor tarde do que nunca.
Dizer que vai ser um ser humano igual a bolsonaro chega a ser um insulto.
Índio SEMPRE foi ser humano igual a nós, MAS SOCIALISTAS, principalmente antropólogos, os querem permanentemente no meio do mato para serem estudados por universitários de esquerda!
SONIA GUAJAJARA PRESIDENTE! RAONI VICE! #2020SEMBOLSONARO
O boca de latrina não consegue parar de falar asneiras.
Meu Deus! Prô bozo, índio não é ser humano…. Inominável !!!!
https://uploads.disquscdn.com/images/da62388935cbffd4c606b8d33415d99f4dc64437714cd198b141d403e5bc89e1.jpg
…..Loide