O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, divulgou lista oficial de nomes excluídos da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares. Ao todo foram 29 nomes retirados da lista, segundo o jornal O Globo.
>Brasil vai receber 15 milhões de doses de vacina de Oxford até fevereiro, diz Pazuello
Em um tuíte, Camargo explicou que a a fundação vai passar a prestar homenagens póstumas na lista. “Todos os que foram excluídos podem voltar um dia, pelo critério contribuição histórica. Basta merecer”, afirmou.
A lista de Personalidades Negras Notáveis passa a prestar homenagens PÓSTUMAS, a partir de hoje.
Todos os que foram excluídos podem voltar um dia, pelo critério da contribuição histórica. Basta merecer. pic.twitter.com/7HSy4qkszj— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 1, 2020
Entre os nomes retirados da lista estão Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Elza Soares, Gilberto Gil, Leci Brandão, Marina Silva, Martinho da Vila, Milton Nascimento, o senador Paulo Paim (PT-RS) e Sandra de Sá, entre outros.
Também foi apagada a homenagem póstuma a Madame Satã, João Francisco dos Santos, artista, morto em 1976, que se tornou símbolo LGBT na noite carioca.
Em outro post, Camargo publicou os nomes que passarão a ser inclusos na lista. “Vamos valorizar quem merece!”, escreveu.
Vamos valorizar quem merece! São estas as oito personalidades que serão incluídas inicialmente. Outros nomes foram aprovados pela diretoria da Palmares e serão adicionados ainda neste mês.
Reparação e reconhecimento. A história não pode ser adulterada, nem a verdade ocultada.🇧🇷 pic.twitter.com/yrzQWYMGuq— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 1, 2020
Veja a lista completa dos nomes excluídos:
Ádria Santos
Alaíde Costa
Benedita da Silva
Conceição Evaristo
Elza Soares
Emanoel de Araújo
Gilberto Gil
Givânia Maria da Silva
Janete Rocha Pietá
Janeth dos Santos Arcain
Joaquim Carvalho Cruz
Jurema da Silva
Léa Lucas Garcia de Aguiar
Leci Brandão
Luislinda de Valois
Madame Satã
Marina Silva
Martinho da Vila
Melânia Luz
Milton Nascimento
Paulo Paim
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Sandra de Sá
Servílio de Oliveira
Sueli Carneiro
Terezinha Guilhermina
Vanderlei Cordeiro de Lima
Vovô do Ilê
Zezé Motta
>Após atrito com o PDT e o PSB, Túlio Gadêlha defende esquerda unida em 2022
Esse fulano, não significa nada. Quem é ele? De onde veio? O que ele fez anteriormente? Alguém já tinha visto ou ouvido falar dele? Uma pessoa sem expressão, sem simpatia alguma, racista, capitão do mato. Não dêem Ibope a um ser que não merece a cor que tem. Ignorem esse ser. O tempo passa rápido e logo ninguém saberá que ele existiu. NÃO ME REPRESENTA E NEM REPRESENTA AOS MEUS.
Sergio Camargo, desonrando a origem, a raça, a negritude, o cargo, a diversidade, a democracia, o nosso país.
Por falar em “merecer”o que esse racista está fazendo chefiando a fundação Palmares?
Esse é um imbecil contumaz, digno de um governo de idiotas.
Puro viés ideológico e revanchismo por serem personalidades mais alinhadas à esquerda. Daí querem falar mal de petista, chamar de “seita”? Desculpe mas seita é o que o bolsonarismo se tornou e não é de agora, não…
Realmente é isso mesmo.
Sai a turma mais para a lacração de um lado e entra a turma que eles acham que deve merecer a tal homenagem.
Na verdade nem deveria existir esse item “personalidades negras”.
São todos brasileiro e produzem seus trabalhos no Brasil.
Eu já não vejo assim em relação ao item “personalidades negras”. Sim, são todos brasileiros que produzem seus trabalhos no Brasil. Mas ao definir como “personalidade negra”, sugere uma homenagem às suas origens étnicas, é apenas isso. Não existem aí pelo Brasil, eventos e comemorações que enaltecem italianos, alemães, portugueses e várias outras etnias e seus descendentes aqui no país? Então porque raios quando é algo envolvendo negr0s, tanta gente se incomoda?? É bonito falar em “personalidade ítalo-brasileira” mas quando é “afro-brasileira”, é coisa de esquerdista, é “lacração” e etc? Não entendo …
Me diga um exemplo de evento de exaltação a portugueses ou a ítalo-brasileiros BANCADO com verbas públicas?
Um só? A Festa do Imigrante, comemorada TODOS os anos aqui em São Paulo, vinculada ao Memorial do Imigrante que, por sua vez, é vinculado à Secretaria de Cultura de SP. Ali encontramos não só exaltação a portugueses ou ítalo brasileiros mas a várias outras etnias. Eu a frequento há alguns anos, só não fui nesse, por razões óbvias. Adoro um doce polonês chamado “kremokwa”, que leva massa folhada e creme de baunilha, te recomendo experimentar qualquer dia desses.
E outra, voltando ao assunto principal e deixando de lado delícias culinárias, existe uma parcela de verba pública que é destinada à cultura e isso é lei. Não existe país nenhum no mundo, que seja desenvolvido e que, em algum momento não teve ou ainda tem incentivos governamentais na área cultural. O problema é que aqui no Brasil cultura é segundo plano e de uns tempos para cá, foi demonizada sabe-se lá o porquê. Virou “coisa de comunista”, né?
É ridículo o que estão fazendo com o movimento negro e com as suas referências.
Os negros perderam a noção do que é realidade, tem negro tentando registrar a marca comercial “Coisa De Krioulo” e “Negralhada” no INPE.
Como é que se tenta registrar como marca comercial para uso e lucro próprio ofensas que eles mesmos consideram como raciais?
Ué…isso chama- se ” virar o jogo “, transformando algo ruim em útil, de forma que os respectivos termos passem a ter outra conotação. Tudo depende de contexto
Entendi…Então podemos criar as marcas Vi a Dagen, Eu Queimo a Rosca, Homem Capado, Sapa de Muque, Sapateira e etc….?
Se assim vc quiser e for comercialmente viável…vá fundo! Como te falei, tudo depende de contexto. Uma coisa sou eu chamando minha própria esposa de gostosa…outra, completamente diferente, é um Zé Ruela qualquer, na rua, fazer isso com alguma mulher que ele nem conhece, percebe a diferença? Quer criar uma marca ” eu queimo a rosca”? Crie. Mas vc tem legitimidade pra isso, vc ” queima” a sua ou está de gozação? É o mesmo caso dos negr0s fazerem uma marca chamada “negralhada”. Eles têm legitimidade, nós não teríamos…
Vamos ser sócios.
A 25 de maio é o melhor lugar para a grife.
E o que acha de fazer umas camisetas “50% Branco”, “100% Amarelo”, “99% Branco”, “_ ou – Branco”, “Túmulo do Samba”, “100% Gambá”, “Porco de Nascença”, “Meu Serviço é de Afrodescendente”….tenho um monte de ideias para lacrar.
Vc não sabe diferenciar uma coisa da outra mesmo né?
Tenho uma versão “Eu acredito na Democracia” e “100% Iludido”
Olha…eu usaria essa viu…
Editado: Embora eu prefira ser um “iludido” que acredita na democracia do que um capacho de milico, viúva da ditadura…
E detalhe.
Não me incomoda nada.
O que me incomoda é essa guerrinha ideológica e que começou com o governo do PT.
Aquela ”palestra” da Marilena Chuaí dizendo que ”odeia a classe média” é o maior exemplo de patetada petista.
Ela era classe média e o Lula era classe média (alta).
Patético!
E esquerda e movimento negr0 se resumem ao PT? Percebe como vcs limitam as coisas?
Acho que não.
Pelo menos não deveriam se resumir ao PT.
A bolha do PT arrebentou, ontem na UOL, a ”japinha do UOL” estava chamando o PT de partido ultrapassado, que só serve para dar palanque a um Caudilho.
Nunca tinha visto ninguém além de mim chamar Lula de Caudilho.
Então…
Esse ‘governo’ não passa de uma piada de péssimo gosto.
Nem piada eu diria…acho que tragédia se adequa melhor…