O presidente Jair Bolsonaro postou em suas redes sociais neste domingo (21) críticas aos governadores da região Nordeste, em especial à Flávio Dino (PCdoB), que governa o Maranhão. Em seu Twitter, Bolsonaro enfatizou que não fez críticas ao povo nordestino.
“Daqueles GOVERNADORES… o pior é o do Maranhão”. Foi o que falei reservadamente para um ministro. NENHUMA crítica ao povo nordestino, meus irmãos. Mas o melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino, p/ me chamar de antipatriótico.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 21, 2019
A polêmica, que tem despertado críticas ao presidente, começou na sexta-feira (19). Ao receber jornalistas estrangeiros para um café da manhã no Palácio do Planalto, Bolsonaro falou reservadamente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “daqueles governadores de ‘paraíba’ o pior é o do Maranhão; tem que ter nada para esse cara”. As imagens e áudio já estavam sendo captados pelo sistema de transmissão de televisão e assim a conversa passou a circular publicamente.
Os governadores divulgaram carta após a repercussão da fala cobrando explicações e uma postura federativa por parte do presidente.
Nas redes sociais, o presidente ainda postou vídeo com obras em andamento no Maranhão, acompanhado do texto “em 4 anos faremos muito pelo Brasil e o até então esquecido Nordeste, apesar da mídia e alguns governadores”.
– Em 2 anos o porto de Itaqui, no Maranhão, estará ligado, por ferrovia, ao porto de Santos. Em 4 anos faremos muito pelo Brasil e o até então esquecido Nordeste, apesar da mídia e alguns governadores. pic.twitter.com/m9f5CBOcuG
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 21, 2019
A sequência de postagens do presidente também teve como alvo um general. Bolsonaro chamou de “melancia” o general da reserva e membro da Comissão de Anistia Luiz Rocha Paiva. “Melancia” é um termo usado por militares de direita para se referir aos de esquerda: são verdes por fora e vermelhos por dentro. O general classificou a declaração do presidente sobre os governadores como “antipatriótica” e “incoerente”.
*Com informações da Radioagência Nacional.
>Bruna Surfistinha diz que Bolsonaro faz ‘declaração infeliz’
Um presidente não pode se negar a nenhum ente da federação, isso seria caso de impeachment.
Aliás esse homem só cometeu crimes de responsabilidade em 200 dias de governo, chega, interdição já para o bem do país.
Ninguém aguenta mais vê o país parado, o desemprego aumentando, retirada de direitos, aposentadoria, venda do país, desindustrialização, estamos caminhando pra barbárie.
Ele tem que sair na marra e numa camisa de força depois para prisão.
O “boleto” dos 14 anos da Gestão Petralha chegou, e infelizmente é o Presidente atual que vai ter de administrar essa fatura que toda a sociedade está pagando, só não enxerga quem não quer.
Amigo presidente Bolsonaro.
Conselho de amigo e correligionário:
Acabe com essa história de “café da manhã” com jornalistas.
A grande maioria deles se faz presente, com a finalidade de ouvi-lo e deturpar o que será dito.
Como disse, a grande maioria deles é esquerdista e continua frustrada pelo fato de o seu ídolo estar condenado e preso.
Pense bem antes de falar e fale somente através das redes sociais.
Assim, tapa a boca dessa gente.
Eles existem para, sistematicamente, condenar qualquer atitude do seu governo, mesmo sem saber qual será essa atitude.
O seu mofo de governar é muito bom mas, essa gente, não merece a sua atenção.
É O MESMO QUE DAR PÉROLAS AOS PORCOS